Pesquisar
Close this search box.

Promessas de livramento

Compartilhe:

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso…Pois ele o livrará das armadilhas da vida e o protegerá de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas penas e o abrigará sob as suas asas; a sua fidelidade é armadura e proteção (Salmos 91.1-4 – NVT).

Este salmo de sabedoria evidencia confiança no Deus Todo-Poderoso, que proporciona abrigo para os que se refugiam nele, concedendo-lhes descanso e vitória. Em geral, os salmos de sabedoria falam da importância da sabedoria, pois nos orientam a lidarmos com as mais diversas situações do cotidiano. A sabedoria está associada com a organização da vida e da sociedade. O sábio preocupa-se em agradar a Deus e manifesta uma vida sobremodo elevada e relevante. O núcleo da sabedoria é o temor do Senhor (Provérbios 9.10), logo, temer ao Senhor e confiar em suas promessas de livramento, faz com que tenhamos uma vida mais leve, porém, cheia de significado e propósito. Aqui encontramos quatro grandes verdades:

Temos um esconderijo seguro. O salmo começa com essa constatação. Contudo, a promessa contempla quem habita e não apenas visita o abrigo do Altíssimo. Não se trata de um bunker, uma barraca, um airbnb provisório, mas de um endereço fixo, uma constante moradia. Se você se refugiar no Senhor, se fizer do Altíssimo seu abrigo, nenhum mal o atingirá, nenhuma praga se aproximará de sua casa (Salmos 91.9-10 – NVT).

Temos livramento das armadilhas da vida. E quais são essas armadilhas? São inúmeras e podem ser cruéis. São os terrores da noite, flechas inflamadas durante o dia, praga que se aproxima na escuridão, calamidade que devasta ao meio-dia (Salmos 91.5-6), memórias do passado ou dores do presente. Em todas essas circunstâncias temos um Deus que zela e cuida de nós, mesmo quando não percebemos.

Temos livramento de doenças mortais. Em 2020 o mundo vivenciou a pandemia da Covid-19. Milhões de vidas foram infectadas e ceifadas. Mais recentemente, estamos vivendo uma epidemia de Dengue. O que dizer das vidas perdidas? Não foram alvos da promessa? A resposta não é simples, mas cremos que a vida e a morte estão nas mãos do Senhor. Ninguém nasce e ninguém morre sem que seja decretado pelo alto. O Senhor nos livra das doenças e o Senhor nos livra nas doenças: Quando clamar por mim, eu responderei e estarei com ele em meio às dificuldades (Salmos 91.15).

Temos uma proteção amorosa e fiel. A figura das penas e asas nos leva a pensar numa galinha protegendo seus pintinhos. Ninguém melhor que uma mãe forte e protetora para colocar a salvo seus filhos. As penas do Senhor nos cobrem para nos aquecer. Suas asas nos envolvem para nos proteger. Sua fidelidade é armadura e proteção (Salmos 91.4). Livrarei aquele que me ama, protegerei o que confia em meu nome (Salmos 91.14). Sob essa proteção estamos guardados, ele nos livra por amor e com fidelidade.

As promessas do Senhor nos animam, nos alertam, nos encorajam. Seu livramento é real e eficaz. Ainda que mil caiam ao seu lado e dez mil morram ao seu redor, você não será atingido (Salmos 91.7). Esse é um salmo para dias intensos, quando somos expostos ao perigo, quando somos frontalmente atacados pelo mal. Mas, ele está conosco, e é bem-aventurado quem faz do Senhor seu esconderijo de dia e de noite. Conhecer esse salmo ou deixar a Bíblia aberta nele não faz diferença. Mas o acesso a esse lugar de segurança e livramento chama-se Jesus Cristo, pois vocês morreram para esta vida e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3.3). Cristo é o caminho, o acesso, a porta, a direção, é ele quem nos livra do mal e da morte e nos coloca a salvo nos braços do Pai, descansando à sombra do Onipotente. Aleluia!

Daniel Zemuner

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Promessas de alegria

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente (Salmos 16.11 – NAA).

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis