Pesquisar
Close this search box.

Salmo do bem-aventurado

Compartilhe:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (Salmos 1).

Do hebraico bíblico do Antigo Testamento tem-se a expressão ‘esher traduzida para o português como bem-aventurança, felicidade, alegria. Refere-se a uma pessoa profundamente abençoada, graciosamente beneficiada, misericordiosamente favorecida, na integralidade da vida, tanto no aspecto material, quanto espiritual; tanto na dimensão pessoal, quanto familiar e comunitária. No Novo Testamento, a expressão no grego é makarios, e traz o mesmo sentido de alguém sobejamente ditoso, bem-fadado, bendito, bem-sucedido, próspero. Em latim, a palavra felix  queria dizer, originalmente, fértil, frutuoso, fecundo. Mais tarde, por extensão metafórica de sentido, passou a referir-se ao que é propício, favorável. Felix tornou-se sinônimo de afortunado, alegre, satisfeito, realizado, de onde nasce a expressão felicitas, em português felicidade.

Seja qual for a língua, em todo o tempo na história, em qualquer lugar no globo, a humanidade sempre expressou seu anseio para ser bem-aventurada, de maneira verdadeira e permanente. Este primeiro salmo do saltério traz importantes lições a respeito de uma pessoa que alcançou a posição abençoada, feliz e cheia de alegria dada por Deus, chamada de bem-aventurada.

O salmista inicia alertando para o que nos afasta de sermos bem-aventurados. Tudo começa quando deixamos nossos pensamentos serem influenciados pelos conselhos das pessoas que não conhecem a Deus, chamadas de ímpias. Sem perceber, vamos mudando nosso comportamento, passando a nos deter no mesmo caminho daqueles que desobedecem as orientações de Deus, chamados pecadores. Esses comportamentos vão nos levando cada vez mais longe, até que, surpreendentemente, passamos a nos assentar entre aqueles que questionam o próprio Deus, chamados escarnecedores, reputação de quem murmura, reclama e azeda a vida. Aqui está a progressão de comprometimento: começa a andar, acostuma-se a deter até a decisão de assentar-se. Diz também da progressão do perfil das pessoas que o influenciam: começa pelo ímpio, que é alguém sem Deus; simpatizando-se com o pecador, que é alguém que deliberadamente peca; até identificar-se com o escarnecedor, que é alguém que zomba de Deus. Diz, por último, da progressão do campo de ação da área da vida, começando com o conselho,no campo do pensamento; seguindo para o caminho, no campo do comportamento; até chegar à roda, que identifica o campo do pertencimento.

A contrapartida é logo apresentada pelo salmista com o que nos aproxima de sermos bem-aventurados. Ao invés do conselho dos ímpios, o prazer dos pensamentos do bem-aventurado está na lei do Senhor. Ao invés do caminho dos pecadores, o bem-aventurado foi plantado como uma árvore que está junto aos ribeiros de águas. Ele foi plantado, não se plantou. Essa é a obra de Deus feita por ele. Os méritos estão no Senhor que o plantou. Significa que o comportamento bem-sucedido será consequência natural do novo coração plantado nele. Comportamento é consequência e não origem da bem-aventurança. Por isso, tudo o que fizer será bem-sucedido. O resultado natural será dar frutos no devido tempo (caráter), ter suas folhas sempre viçosas (reputação). Abrindo um parêntese para compreender a diferença entre reputação e caráter: reputação é o que pensam que você é quando lhe veem. Caráter é o que você é quando ninguém vê. Reputação é sua imagem quando chega a um novo grupo de amigos. Caráter é o que dizem os velhos amigos a seu respeito. Reputação maior que o caráter é hipocrisia. Reputação menor que o caráter é difamação. Por fim, o texto revela que o pertencimento desse homem não é, definitivamente, a roda dos escarnecedores. Ao contrário, ele foi considerado justo pela obra que Deus fez por ele e, por isso, inserido na congregação dos justos.

Quer ser bem-aventurado? Entregue sua vida para ser enxertada junto à videira verdadeira, colocada à beira do rio da vida, ter seu fruto no tempo certo e ser bem-sucedido em tudo na vida.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

A geração de Dorcas

No domingo, 7 de abril, recebemos a Cia Nissi de teatro nos cultos do Espaço Esperança, com a peça “A geração de Dorcas”. A Companhia

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis