Pesquisar
Close this search box.

Resumo das pregações de março

Compartilhe:

grátis Mulher Em Uma Blusa Floral Branca E Vermelha Segurando Um Chapéu Verde E Branco Foto profissionalgrátis Mulher Em Uma Blusa Floral Branca E Vermelha Segurando Um Chapéu Verde E Branco Foto profissionalEspere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor (Salmos 27.14).

Neste mês de março, fomos ministrados a respeito dos salmos 19, 22, 23, 24 e 27. Em ordem: A revelação de Deus (19), Um grito de angústia (22), O cuidado de Deus (23), A suficiência de Deus (24) e o Coração confiante (27).

O SALMO 19 responde profundas indagações humanas: quem somos, de onde viemos, para onde iremos. Somos resultado do acaso, explosão cósmica? Deus existe? O rei Davi, de forma clara e progressiva, ensina que Deus se revela por meio da criação, das Escrituras e, amorosamente, adentra nosso coração. A criação mostra, a Palavra testifica, o coração confirma. Para que tudo isso se faça real em nossa vida é preciso um mediador, Jesus. Sem ele, nada do que possamos fazer será, de fato, agradável a Deus. 

Segundo Hernandes Dias Lopes, os salmos 22, 23 e 24 formam a trilogia messiânica, porquanto todos apontam o Messias, Jesus de Nazaré: cruz, cajado e coroa. 

O SALMO 22 revela a cruz. Nele, Davi expõe medo, angústia, desalento diante da perseguição. Desprezado pelos seus, clamou ao Senhor diante do perigo iminente. Consciente do amor do Pai, rememorou sua fidelidade, louvou e adorou.  De maneira precisa, profetizou a morte vicária do Cristo e a proclamação do seu evangelho por nós, aqueles que ainda não haviam nascido. Jesus não foi vítima na cruz. Foi protagonista! Se quisermos segui-lo, é preciso tomar a cruz como protagonistas.

O SALMO 23 revela o cajado. Davi, perseguido por seu filho Absalão, expressa confiança no supremo pastor. Se coloca como ovelha carente de todo cuidado: relação pessoal revelada na expressão “O Senhor é meu pastor”. Do mesmo modo que o rei, somos ovelhas de Jesus, nosso pastor. Nele podemos confiar. Basta ouvir a sua voz. 

O SALMO 24 revela a coroa. É comum nos sentirmos autossuficientes em algum momento de nossa vida, senão a vida toda. No entanto, logo que conquistamos algo, queremos mais. Por quê? Porque tudo vem de Deus e volta para ele. Somente nele podemos experimentar plenitude. Portanto, olhos postos em Cristo, contemplemos a suficiência no Pai, no Filho e no Espírito Santo.  

O SALMO 27 nos ensina buscar, confiar e guardar nosso coração em Deus para que não tenhamos medo da escuridão. Nele, Davi nos mostra o que aprendeu com seu estilo de vida voltado ao Senhor, baseado em relacionamento de amor e confiança incondicionais. Nós também podemos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus.  

Por Paulo Povedano

Continue lendo

Mais Posts

Amor extraordinário

AMOR EXTRAORDINÁRIO Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. (Marcos 15.37 NVT) Na cruz do Calvário, Jesus Cristo, o nosso Senhor,

Leia Mais »

Amor memorável

Amor memorável  façam isto em memória de mim (1 Coríntios11.24b) Poderia ter sido uma escultura dele andando sobre as águas, ou um monumento com ondas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis