Pesquisar
Close this search box.

Resumo das pregações de março

Compartilhe:

grátis Mulher Em Uma Blusa Floral Branca E Vermelha Segurando Um Chapéu Verde E Branco Foto profissionalgrátis Mulher Em Uma Blusa Floral Branca E Vermelha Segurando Um Chapéu Verde E Branco Foto profissionalEspere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor (Salmos 27.14).

Neste mês de março, fomos ministrados a respeito dos salmos 19, 22, 23, 24 e 27. Em ordem: A revelação de Deus (19), Um grito de angústia (22), O cuidado de Deus (23), A suficiência de Deus (24) e o Coração confiante (27).

O SALMO 19 responde profundas indagações humanas: quem somos, de onde viemos, para onde iremos. Somos resultado do acaso, explosão cósmica? Deus existe? O rei Davi, de forma clara e progressiva, ensina que Deus se revela por meio da criação, das Escrituras e, amorosamente, adentra nosso coração. A criação mostra, a Palavra testifica, o coração confirma. Para que tudo isso se faça real em nossa vida é preciso um mediador, Jesus. Sem ele, nada do que possamos fazer será, de fato, agradável a Deus. 

Segundo Hernandes Dias Lopes, os salmos 22, 23 e 24 formam a trilogia messiânica, porquanto todos apontam o Messias, Jesus de Nazaré: cruz, cajado e coroa. 

O SALMO 22 revela a cruz. Nele, Davi expõe medo, angústia, desalento diante da perseguição. Desprezado pelos seus, clamou ao Senhor diante do perigo iminente. Consciente do amor do Pai, rememorou sua fidelidade, louvou e adorou.  De maneira precisa, profetizou a morte vicária do Cristo e a proclamação do seu evangelho por nós, aqueles que ainda não haviam nascido. Jesus não foi vítima na cruz. Foi protagonista! Se quisermos segui-lo, é preciso tomar a cruz como protagonistas.

O SALMO 23 revela o cajado. Davi, perseguido por seu filho Absalão, expressa confiança no supremo pastor. Se coloca como ovelha carente de todo cuidado: relação pessoal revelada na expressão “O Senhor é meu pastor”. Do mesmo modo que o rei, somos ovelhas de Jesus, nosso pastor. Nele podemos confiar. Basta ouvir a sua voz. 

O SALMO 24 revela a coroa. É comum nos sentirmos autossuficientes em algum momento de nossa vida, senão a vida toda. No entanto, logo que conquistamos algo, queremos mais. Por quê? Porque tudo vem de Deus e volta para ele. Somente nele podemos experimentar plenitude. Portanto, olhos postos em Cristo, contemplemos a suficiência no Pai, no Filho e no Espírito Santo.  

O SALMO 27 nos ensina buscar, confiar e guardar nosso coração em Deus para que não tenhamos medo da escuridão. Nele, Davi nos mostra o que aprendeu com seu estilo de vida voltado ao Senhor, baseado em relacionamento de amor e confiança incondicionais. Nós também podemos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus.  

Por Paulo Povedano

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

A geração de Dorcas

No domingo, 7 de abril, recebemos a Cia Nissi de teatro nos cultos do Espaço Esperança, com a peça “A geração de Dorcas”. A Companhia

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis