Pesquisar
Close this search box.

Santo legado

Compartilhe:

‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’. Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu […] (Atos 13.22, 36  – NVI)

Apesar de “legado” e “herança” serem termos relacionados, possuem significados distintos. O legado refere-se ao conjunto de realizações, ensinamentos, valores, tradições e contribuições deixado por uma pessoa para as gerações futuras. É o impacto duradouro que alguém deixa para trás, seja por meio de suas realizações profissionais, criações artísticas, avanços científicos, ações filantrópicas, seja por qualquer outra forma de influência positiva. O legado é algo intangível e abrange o impacto e a influência que a pessoa teve na sociedade e na vida de outras pessoas. Já a herança está relacionada aos bens materiais, propriedades, dinheiro e outros ativos que são transmitidos a alguém após a morte de uma pessoa. É o patrimônio material que é passado para os herdeiros, seja por meio de testamento, seja pelas leis de sucessão. A herança envolve aspectos tangíveis, como propriedades, investimentos, contas bancárias, joias e outros bens que são transmitidos às gerações seguintes. Enquanto o legado é mais amplo e abrange o impacto e a influência deixados por uma pessoa, a herança refere-se especificamente aos bens materiais transmitidos. O legado pode ser algo intangível e duradouro, que afeta a sociedade e inspira outras pessoas, enquanto a herança está relacionada aos aspectos materiais e financeiros que são transmitidos aos herdeiros. Podemos resumir que herança é o que se deixa para os filhos ou herdeiros, e legado é o que se deixa nos filhos ou influenciados.

Na Bíblia, por exemplo, identificamos em Davi uma pessoa que deixou tanto uma herança muito especial para sua família e todo o povo de Israel, com as terras conquistadas e os inimigos derrotados, quanto deixou um legado bastante relevante, que até hoje influencia nossa sociedade. Muitos se lembram de Davi como o pequeno pastor que derrotou um gigante chamado Golias. Outros pensam em Davi como o sábio governante judeu que uniu as tribos de Israel em uma única nação. Outros, ainda, destacam Davi como um poderoso guerreiro, diplomata astuto e músico talentoso. De uma ou de outra forma, a Bíblia deixa claro que esse homem cumpriu o propósito de Deus, deixando amplo e santo legado que merece ser destacado.

O legado espiritual. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento (Salmos 32.7). Logo depois da grande vitória sobre o gigante, embora inicialmente impressionado com a habilidade de seu mais novo soldado, movido por ciúmes e inveja, Saul começa a perseguir Davi para o matar. Davi foi forçado a viver em fuga, muitas vezes passando semanas escondido na rede de cavernas ao redor do Mar Morto, mais conhecida como Caverna de Adulão (1 Samuel 22.1). Aqui foi o lugar onde fez as perguntas mais profundas da vida, encontrando as respostas no Senhor, em quem aprendeu a desenvolver confiança e esperança. Em meio a tantas incertezas e adversidades, manteve sempre ativa sua bússola interna que lhe direcionava ao verdadeiro norte, descobrindo a alegria mais profunda no relacionamento íntimo com o Pai Celestial. Parte do legado de sua fé e intimidade com o Senhor foram impressas no livro de Salmos.

O legado comunitário. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos. E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor, Deus dos Exércitos, era com ele (2 Samuel 5.4, 10 – ARC). Uma vez unificado o reino (2 Samuel 5.3), Davi, sem demora, marcha para Jerusalém e dá início a suas conquistas militares. O resultado foi um reino consolidado e reconhecido internacionalmente, com um exército organizado e habilitado à batalha (1 Crônicas 18.14-17; 27.32-34). Davi foi hábil na organização dos detalhes do reino (1 Crônicas 27.25-31). O reino de Israel se tornou forte e respeitado tendo Davi como seu rei. O segredo de todo esse êxito foi a presença de Deus em sua vida (1 Samuel 16.18). Quando o Senhor está no controle, tudo vai bem.

O legado familiar. Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária (1 Crônicas 28.9). Davi pecou e sua família desestruturou-se completamente. As consequências foram terríveis: o filho da relação pecaminosa entre Davi e Bate-Seba morreu (2 Samuel 12.18); seu filho Amnon violentou sua filha Tamar (2 Samuel 13.1-14) e foi morto pelo irmão Absalão (2 Samuel 13.23-32), o qual passou a perseguir Davi, com o intuito de tomar seu reinado (2 Samuel 15), fazendo coisas horríveis publicamente para envergonhar seu pai (2 Samuel 16.22). Davi chorou amargamente quando Absalão foi morto (2 Samuel 18.9-33). Contudo, onde foi seu maior pecado, ali também foi seu maior arrependimento e confissão (2 Samuel 12.13; Salmos 51). Salomão foi o filho do resgate de sua paternidade. Suas últimas palavras para seu filho Salomão não foram para ensinar como conquistar reinos e ter poder. Seu maior legado deixado à família remanescente foi para que conhecesse seu Deus. Isso lhe seria suficiente. O resgate de Deus na vida de Davi foi tão grande que o título “filho de Davi” tornou-se nobre no meio do povo. Isso acompanhou as gerações seguintes até chegar ao descendente chamado Jesus, conhecido pelo povo como “Filho de Davi” (Mateus 12.23; 15.22; 20.30; 21.9; 22.42).

Deus não faz nada por acaso. Ao contrário, todas as suas obras são perfeitas, têm propósito claro, significado relevante, desígnios que não podem ser frustrados. Não é diferente para nossa vida. Assim como usou a Davi, ele nos fez para cumprir um propósito e quer nos usar para deixarmos um legado. Como seremos lembrados pelas gerações futuras?

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Promessas de alegria

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente (Salmos 16.11 – NAA).

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis