Pesquisar
Close this search box.

Só Jesus é a paz

Compartilhe:

Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo (João 14.27 – NAA).

O discurso é de despedida. Jesus está no capítulo 14 de João apontando para sua subida aos céus, para a morada eterna e sua iminente partida para o Pai. Era bem previsível que o coração dos discípulos se agitasse com tantas informações e, especialmente, pela ausência do seu Mestre. É nessa hora que precisamos encontrar a paz, e só em Jesus encontramos:

Uma paz específica: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou. Não é qualquer paz; nas palavras de Cristo: é a minha paz. Não se trata de buscá-la em qualquer fonte. Não a encontraremos no fundo de um copo, em prazeres passageiros, em sucesso momentâneo, em riquezas perecíveis ou em qualquer outro lugar. Só Jesus pode oferecer essa paz, pois é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Está disponível nele (Deixo com vocês) e nos foi concedida graciosamente (lhes dou), basta nos apropriarmos dela hoje e para todo sempre.

Uma paz diferenciada: não lhes dou a paz como o mundo a dá.  Vivemos dias de guerras e rumores de guerras. Ainda que tratados de paz sejam assinados, eles não garantirão a perfeita paz que precisamos. O conceito bíblico de paz (hebraico Shalom; grego eirene) tem, em sua raiz, o significado de totalidade, inteireza ou perfeição. Ter essa paz implica em ter realização, maturidade, saúde, integridade, harmonia, segurança, bem-estar, prosperidade. É a profunda tranquilidade interior, mesmo em meio à tribulação ou guerra. Acima de tudo, é ter “a ausência de perturbação espiritual e a certeza da salvação e da presença amorosa de Deus sob todas as circunstâncias, que resulta da fé, em Deus e em seu Filho” (Willian Hendriksen).

Uma paz eficaz: Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo. A paz de Jesus produz efeitos reais e duradouros. Quando essa paz invade nosso coração, expulsa toda angústia e medo. Nos livra dos temores diários e corriqueiros e também das dúvidas sobre o futuro e eternidade. Essa paz, segundo Paulo, é muito maior do que podemos compreender e invade nossa mente e coração em Cristo (Filipenses 4.6-7). Só a paz de Jesus é eficaz para nos livrar de ansiedades, preocupações excessivas e medos.

Muitas vezes nos sentimos assim, agitados por muitos e diversos motivos que nos afetam. Gatilhos disparam nossas preocupações e medos. Lembremos hoje e sempre as doces palavras de Jesus: Deixo com vocês a minha paz. Elas já foram cumpridas, a paz que ele nos dá, já está disponível. Receba a paz que Cristo dá!

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Em agosto

No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Jesus é

De 17 a 19 de julho, tivemos a nossa Colônia Bíblica de Férias, com o tema Jesus é. Durante a CBF, recebemos mais de trezentas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis