Pesquisar
Close this search box.

Só Jesus é descanso

Compartilhe:

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30 – NAA).

A vida traz consigo suas cargas e sobrecargas, pesos e sobrepesos. São incontáveis as aflições, adversidades, ameaças e perigos que sobrevêm sobre o ser humano.  Quer seja dentro da família, na escola, no trabalho, na vizinhança ou na rua, temos sofrido com relacionamentos rompidos, agressões e hostilidades das mais variadas formas e intensidades. Somos vítimas e réus. Sofremos e causamos dor. Em algum momento da vida, ou em toda vida, chega o tempo em que nos sentimos cansados e, pior, sobrecarregados. Nesse contexto, Jesus mostra a seus discípulos o caminho que liberta e produz uma nova vida.

Andar até Jesus (Venham a mim) é o primeiro passo. Não adianta buscar em outra pessoa, atividade ou lugar. Só ele tem resposta ao coração aflito. Só ele tem palavras de vida eterna. Só ele tem poder e autoridade para nos libertar. Só ele tem saída para os labirintos que nos metemos. Mas, não é se achegar de qualquer maneira. Há um jeito aceitável: por meio de um coração contrito e arrependido. Por isso, Tiago declarou: Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tiago 4.8). Coração contrito e arrependido jamais será desprezado pelo Senhor (Salmos 51.17). Quando nos achegamos a Deus, imediatamente recebemos alívio (e eu os aliviarei), mas continuamos cansados. Como em um pronto-socorro, ao chegarmos recebemos os primeiros procedimentos, que nos trazem alívio, mas é necessário todo o tratamento mais profundo.

Andar com Jesus é o que vem a seguir (Tomem sobre vocês o meu jugo […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve). Jugo é uma barra ou armação de madeira colocada ao redor do pescoço de dois animais de tiro, especialmente bois, para uni-los na tarefa de carregar a carga. Com isso, os animais caminham juntos, na mesma direção, dividindo a carga. Perceba que Jesus não está falando que ele tomará o nosso jugo, mas que nós é que devemos tomar o jugo dele. Isso implica andar ao lado em submissão às suas palavras, ao caminho que ele irá percorrer, na direção que ele quer dar. Muitos se achegam, mas nem todos o seguem. Por isso, continuam cansados. Já fardo refere-se a carga,  peso, bagagem. Refere-se ao que carregamos em nossos ombros, em nossa consciência, em nossa alma. Quando nos submetemos ao seu jugo, não haverá mais peso sobre nós, pois os ombros de Jesus são mais largos e fortes. Por isso seu jugo é suave e seu fardo é leve para nós, pois é carregado por ele. 

Andar como Jesus é o que naturalmente acontecerá na caminhada com Cristo (aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração). Mansidão é a virtude de Jesus que nos livra em tempos de adversidade. É o que o fez dormir mesmo quando o barco estava em meio à tempestade. Tempestade lá fora, mas não aqui dentro (Marcos 4.35-41). Ela é necessária para esperar o agir de Deus, para não se deixar dominar pelo medo, para blindar o coração contra as angústias que nos invadem nos tempos de tempestades. Humildade é a virtude de Jesus que nos livra dos tempos de glória. Ela é o que o fez glorificar o Pai em todo o tempo, mesmo tendo sido o instrumento para operação de tantos milagres e maravilhas (João 17.4) Ela é necessária para evitar o orgulho e o falso conceito que somos bons e poderosos quando a situação está a favor. Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe. (Provérbios 27.21). Diante dos louvores a humildade verdadeira é aquela do coração que sabe que todas as fontes de sua vida vêm do Senhor e não traz para si a glória. O orgulho pesa mais que a angústia.

Não somente alívio, mas há um repouso preparado para o povo de Deus (Hebreus 4.9). Vamos nos achegar a Jesus, seguir seus passos e aprender dele. Em outras palavras, vamos nos tornar seus discípulos. Somente assim encontraremos perfeito descanso para nossa alma (vocês acharão descanso para a sua alma).

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Vamos juntos ao lar?

Dona Júlia, pastor Oliveira, Sônia, o corintiano do radinho… são todos novos amigos que conheci no Lar Maria Tereza Vieira, na nossa cidade de Londrina,

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

A gratidão gera vida

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Vamos orar!

Moçambique tem passado por um momento muito desafiador. Em 9 de outubro foram realizadas eleições gerais: presidencial, legislativas, assembleia provincial e governador. O país tem

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis