Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Só Jesus é o antídoto

Série "Só Jesus"

Compartilhe:

Editorial

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna (João 3.14-15).

O versículo mais conhecido da Bíblia (João 3.16) é precedido pela declaração de Jesus a respeito de seu ministério como “a serpente levantada no deserto”. O que isso significa? Em sentido figurativo, a serpente foi o canal por meio do qual o pecado entrou na humanidade, foi seguido pela separação de Deus e morte (Gênesis 3). Essa figura se repetiu após a libertação do cativeiro do Egito, quando o povo ficou contra Deus e muitos morreram com picadas de cobras que os atacaram. É a esse episódio que Jesus se refere. O significado é claro: todos fomos “picados” pela serpente e estamos destinados à morte. Aqui temos uma notícia ruim e uma notícia boa.

A notícia ruim é muito pior do que você pensa: o pecado é veneno que mata, não o subestime. Observe o que aconteceu lá no deserto: Então os israelitas partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, para rodear a terra de Edom. Mas o povo se tornou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: Por que vocês nos tiraram do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? Já estamos enjoados dessa comida ruim. Então o Senhor mandou para o meio do povo cobras venenosas, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel (Números 21.4-6). Muito mais do que afetar o padrão de conduta, o pecado nos coloca em cativeiro espiritual. Não somente um comportamento que temos de “quebrar regras” mas o poder diabólico a quem nos submetemos. O pecado nos faz escravos de Satanás, prisioneiros do império das trevas, cativos dos grilhões da morte eterna. O pecado produz cegueira, insensatez, loucura, insanidade. O pecado é devastador, destruidor, corrosivo, tóxico, venenoso, mortal. Enquanto não entendermos a profundidade do problema do pecado não alcançaremos a grandeza da salvação.

A notícia boa é muito melhor do que você imagina: Jesus é o antídoto que nos salva, não o substitua. Observe o que aconteceu lá no deserto: Então o povo foi a Moisés e disse: Nós pecamos, porque falamos contra o Senhor Deus e contra você. Ore ao Senhor, pedindo que tire de nós as cobras. Então Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: Faça uma serpente e coloque-a sobre uma haste. Quem for mordido e olhar para ela viverá. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado (Números 21.7-9). Jesus veio ao mundo e tomou sobre si nosso veneno para, por meio do seu sangue, criar o antídoto que nos livra da morte. Jesus é o soro que nos salva! Naquilo que somos picados podemos olhar para Jesus que é nosso antídoto. Como é bom saber que todo sobrevivente torna-se, potencialmente, soro para o mesmo veneno. Ou seja, além de sermos curados, podemos nos tornar instrumentos de cura a outros, pelo poder de Jesus que opera em nós.

Enquanto o pecado é o pior diagnóstico, Jesus é o único remédio. Qual o veneno que entrou em seu organismo? Em qual área você está intoxicado hoje? O que está morto em sua alma? Olhe para Jesus para ser curado. Só Jesus é o antídoto.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Vida em célula: uma reflexão

A Comunhão dos Cristãos – Atos 2.42-47 (NVI): Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

A vida em comunidade é uma característica do reino de Deus. Ao lermos o Antigo Testamento, percebemos isso no povo de Israel. No Novo Testamento vemos que Jesus andou com os discípulos, compartilhou as refeições com seus amigos, nos deixou o exemplo de relacionamentos de amizade e serviço uns aos outros. Quando ele subiu aos céus, enviou o Espírito Santo, evento que aconteceu no Dia de Pentecoste, quando os cristãos estavam reunidos.

O Espírito Santo em nós promove a unidade da igreja.  Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito (1 Coríntios 12.13 – NVI). Pois, onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18.20 – NVT). Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre (Salmos 133).

Por que participar de uma célula? Um grupo pequeno pode proporcionar o ambiente para aprofundar os relacionamentos. Quando estamos abertos e dispostos a viver em comunhão experimentamos alegria, cura e crescimento.

Talvez, você não tenha tido uma boa experiência em célula, ou, quem sabe, nunca participou de um grupo pequeno; nosso convite é para que não caminhe sozinho, pois o propósito de Deus é que estejamos desfrutando da vida em comunidade.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças (Mateus 19.14 – NTLH).

Neste mês em que comemoramos o dia da criança, vamos orar pelas crianças e pessoas indefesas. Que elas sejam protegidas e guardadas em seus direitos. Que a igreja faça diferença na vida dos pequeninos do nosso país.

Tome Nota!

Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB.  A eleição será on-line, de 7 a 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa.  O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da Igreja: 3376-7419 (Jocelia) | 3376-7420 (Liliani).

Bazar Beneficente – Nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 18h, vamos ter um bazar beneficente em prol de duas instituições apoiadas pela igreja. Roupas e acessórios novos de grandes marcas, no valor de R$ 20,00 a R$ 120,00, do Bazar de Fábrica da Manu, com renda revertida para a Casa das Formigas. Equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal, com renda revertida para o Lar Maria Tereza Vieira. Algumas observações sobre os produtos eletrônicos: não há garantia, não será feita a troca do produto, recibo sem valor fiscal, venda somente para pessoa física. Endereço: Rua Isaías Canete, 530.

Vida Nova Nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro vamos ter mais uma edição do curso Vida Nova. Na sexta (dias 20 e 27), as aulas serão das 20h às 21h30; no sábado (dias 21 e 28), as aulas serão das 15h às 16h30. Local: Espaço Esperança. Inscrições até o dia 18 de outubro, às 18h. Acesse aqui.

 Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições, entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira, por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Confiabilidade

(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9, 13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)

Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 3.14-15

Interação:

Antídoto é a substância que impede a ação de um veneno ou toxina. O pecado entrou no mundo como veneno letal. Mesmo liberto, o povo de Israel murmurou no deserto. Deus castigou os israelitas com cobras venenosas. Reconhecido o pecado, a misericórdia do Senhor os alcançou. Moisés ergueu a serpente de bronze para que os envenenados a olhassem e fossem salvos. Essa passagem prefigura Cristo. Fomos picados pelo pecado e iremos morrer se nada for feito. Cristo foi levantado no madeiro para que possamos nos colocar diante dele. Somente assim seremos sarados, porque só Jesus é o antídoto. Vamos refletir a respeito desse tema em nossa célula. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1 – Qual a ligação entre a serpente levantada no deserto (Números 21.7-9) e a obra de Cristo na cruz (João 3.14-15)?
2 – O pecado é o veneno que mata. Comente essa afirmação.
3 – Em qual área você está intoxicado pelo pecado hoje? O que está morto em sua alma?
4 – Vamos orar uns pelos outros para que o Senhor nos ajude nas áreas de dificuldade em nossa vida.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 8 do Material de Tema Único. Título: Quem está no controle? Princípio: Ser transformado é viver de acordo com o Espírito de Deus. Versículo para decorar: Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Romanos 8.14 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis