Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Só Jesus pode

Série "Só Jesus"

Compartilhe:

Editorial

Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma (João 15.5 – NVT).

A figura da videira em toda Bíblia é muito significativa. Representava tradicionalmente o povo de Deus, plantado e cuidado por ele em Israel. A figura de um lavrador cuidando do campo fazia com que os discípulos entendessem melhor a respeito do ensino de Jesus, tornando-o ainda mais didático e prático. No Antigo Testamento Deus é mencionado como Javé (YHWH). Essa expressão indizível revelou um Deus soberano e grande, capaz de dizer “Eu sou o que sou”, e não precisar dizer mais nada a seu respeito. Jesus, no Novo Testamento, por inúmeras vezes disse: “Eu sou” e, por meio dele, testificamos que a obra impossível de ser feita, é realizada, simplesmente porque só Jesus pode.

Só Jesus pode dar novos significados. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (João 15.1 – NVT). Se, no Antigo Testamento, Israel foi considerada a videira, agora Jesus afirma ser ele a verdadeira, para reconfigurar o passado e trazer novos significados. Em Isaías 5.1-17 lemos um lindo cântico sobre o vinhedo do Senhor, que, no entanto, produziu uvas amargas que desagradaram o agricultor. Foi assim com Israel e é assim conosco. Sem Jesus somos amargos e sem esperança. Entretanto, Jesus afirma com amor e acolhimento: Eu sou a videira verdadeira. Com isso, revela o que realmente somos, seus ramos, cuja vida e sabor vêm apenas dele. Que grande alegria! Jesus pode nos dar novos significados.

Só Jesus pode gerar frutos. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais (João 15.2 – NVT). Mesmo ligados a Jesus existem galhos que não dão frutos ou dão poucos frutos. O lavrador tem a liberdade, porque é dono do vinhedo, de cortar fora os que não frutificam e podar aqueles que têm potencial para mais frutos. Não se trata de negar a salvação, mas de submeter a mudanças radicais. Quem não produz extrai energia da videira para nada e precisa dar espaço. O lavrador é dono, Pai e todo amor. Assim, com a poda, o ramo se torna ainda mais forte, absorve as lições necessárias e gera frutos, pois aprende que só Jesus pode gerar frutos.

Só Jesus pode oferecer o que precisamos. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim (João 15.3-4 – NVT). O ensino se afunila e fica cada vez mais claro que todo nutriente necessário para frutificação está no simples e poderoso fato do ramo estar ligado à videira, ou seja, a videira é a nossa única e suficiente fonte, nela somos satisfeitos, porque só Jesus pode oferecer o que realmente precisamos.

Só Jesus pode dar muitos frutos. Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma (João 15.5 – NVT). Não fruto, corta. Pouco fruto, poda. Mas para produzir muito fruto, apenas a consciência de que ele deve permanecer em nós e nós nele, para que haja vida abundante em tudo. Um ramo ligado à videira dá fruto e mais frutos e um ramo consciente da urgência, entende que precisa buscar nutrientes de forma intencional, para gerar folhas verdes, galhos fortes e frutos em abundância. Muito fruto somente produz aquele galho que sabe que sem Jesus nada pode ser feito, porque só Jesus pode dar muitos frutos.

Não fruto, fruto, mais fruto ou muito fruto. Em qual estação estamos? O agricultor se interessa por nós, mas apenas Jesus pode dar novos significados e gerar frutos. A poda é o meio pelo qual frutificamos ainda mais e entendemos a necessidade de estarmos ainda mais conectados em Jesus. Permanecer nele e ele em nós é a única forma de frutificar, prosseguir e olhar para o futuro com muita esperança e vivermos além do que imaginamos. A ele a glória! Sempre e em qualquer estação.

 

Pr. Daniel Zemuner

Missão Integral

Paulo Feniman – Missão para o Interior da África

Na semana passada, terminamos as reuniões da diretoria internacional, um tempo precioso para refletir sobre nossos projetos de plantação de igrejas, discipulado e treinamento de líderes. Ore para que Deus continue nos dando sabedoria para ir aos novos países e povos onde almejamos compartilhar o evangelho.

Ore também pelo processo de mentoria com novos missionários, que estão em processo de saída para o campo, e pela mobilização de novos missionários de longo e curto prazo.

Louve a Deus pelos avanços da AMTB e COMIBAM, que planejam seus encontros para os próximos anos. Louve pelos mais de 30 mil missionários latinos servindo transculturalmente.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Somália

A Somália é uma nação de maioria muçulmana, e a sociedade espera que todos os somalis sejam muçulmanos. Os imãs (líderes muçulmanos) nas mesquitas e madraças declaram publicamente que não há espaço para o cristianismo, os cristãos ou as igrejas. O violento grupo insurgente Al-Shabaab tem expressado repetidamente seu desejo de erradicar os cristãos do país. Cristãos de origem muçulmana são considerados alvos valiosos e podem ser mortos se descobertos.

Cristãos também enfrentam perseguição da família e da comunidade. Deixar o islamismo é considerado traição pela família e pelo clã, e membros da família e líderes do clã perseguirão, intimidarão e até mesmo matarão convertidos somalis. Qualquer um que seja suspeito de ter se convertido ao cristianismo é monitorado de perto pelos anciãos da comunidade, e até mesmo pelos membros de sua própria família. A “vida da igreja” simplesmente não é possível, então os poucos cristãos devem se encontrar em segredo. Militantes islâmicos intensificaram sua busca por cristãos que possuem uma posição de liderança.

Cristãos na Somália continuam enfrentando um nível extremo de violência, o que tem piorado nos últimos anos. Militantes islâmicos intensificaram a busca por cristãos. A meta deles, como já declararam em muitas ocasiões, é livrar a Somália de todos os cristãos. Durante o ano passado, o Al-Shabaab conduziu diversos ataques violentos na capital, Mogadíscio, matando muitos soldados e centenas de civis. Outras centenas ficaram feridas.

O cenário político se deteriorou, e líderes tribais, o governo e líderes da oposição discordam em questões cruciais, como a realização de eleições. Tomando vantagem dessa fragmentação, grupos jihadistas têm aumentado seu número de seguidores e aumentaram sua oferta por controle dos territórios do país. Embora as eleições finalmente tenham sido realizadas e a transferência de poder tenha ocorrido, o atrito mostrou a fragilidade da situação atual.

Pedidos de oração

– Continue a apresentar diante de Deus o extremismo islâmico violento que está crescendo. Ore por paz e pela proteção de Deus sobre sua igreja.
– Interceda pelos cristãos somalis que enfrentam grande isolamento. Peça que eles experimentem o conforto de Deus e descubram formas de crescer na fé.
– Clame por sabedoria e proteção de Deus sobre o trabalho da Missão Portas Abertas no Chifre da África e que ele dê muitos frutos.

Fonte: Missão Portas Abertas 

Tome Nota!

Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB.  A eleição é on-line e teve início ontem, dia 7, e vai até 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa.  O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para atualizar o seu cadastro, acesse aqui.

Dia das Crianças – No dia 12 de outubro teremos um culto especial do Dia das Crianças. Será às 15h, no Espaço Esperança, com a participação da Galera da Vila. Vamos ter um parque com brinquedos para as crianças. O evento está sendo promovido pelo Presbitério de Londrina.

Autoridade sem traumas – No dia 20 de outubro, sexta-feira, às 20h, haverá uma palestra para pais, com Gabriela Arruda, sobre o tema “Autoridade sem traumas”. Local: Espaço Esperança.

Workshop para Facilitadores – A Área de Apoio Infantil está promovendo um Workshop para facilitadores das igrejas do Presbitério de Londrina e do Sínodo Rev. Jonas Dias Martins. Será no dia 21 de outubro, sábado, às 14h, no Espaço Esperança. Valor: R$ 15,00. Inscrições aqui.

Vida Nova Nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro vamos ter mais uma edição do curso Vida Nova. Nas sextas-feiras (dias 20 e 27), as aulas serão das 20h às 21h30; nos sábados (dias 21 e 28), as aulas serão das 15h às 16h30. Local: Espaço Esperança. Esse curso é para você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 18 de outubro, às 18h. Acesse aqui.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições, entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira, por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

Acampamento de crianças – De 10 a 12 de novembro vamos ter acampamento de crianças, de 6 a 10 anos. Tema: Do Aba. Valor: R$ 300,00. Inscrições na secretaria da Área Infantil, no Espaço Esperança, nos horários de culto, e de segunda a quinta, das 14h às 17h. No domingo do acampamento teremos almoço para os pais. Os convites poderão ser adquiridos antecipadamente.

 

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 15.5

Interação:

A videira verdadeira é Jesus. Nele, e somente nele, devemos permanecer. Assim, geraremos bons frutos e em boa quantidade. Como ramos, alimentados diretamente por Cristo, frutificamos de acordo com a vontade de Deus. Ainda quando crescemos adequadamente, vez ou outra, necessitamos ser podados. A poda ajusta, desbasta, fortalece. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como permanecer firme junto a Jesus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1 – O que primeiro vem à sua mente ao ler ou ouvir o texto de João 15? Resuma em uma frase.
2 – Jesus é a videira verdadeira, nós somos os ramos. Como você se sente sabendo que sua vida está ligada a dele? Compartilhe.
3 – Fruto é algo natural na vida do cristão que permanece em comunhão com Cristo. Você tem percebido essa verdade na sua caminhada rumo à eternidade? Conte um testemunho rápido de algo bom que frutificou em sua vida.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 9 do Material de Tema Único. Título: A vitória é nossa. Princípio: Aqueles que são transformados são vitoriosos em Cristo Jesus. Versículo para decorar: Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou (Romanos 8.37 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis