Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Santo legado

Série "Santo"

Compartilhe:

Editorial

‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’. Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu […] (Atos 13.22, 36  – NVI)

Apesar de “legado” e “herança” serem termos relacionados, possuem significados distintos. O legado refere-se ao conjunto de realizações, ensinamentos, valores, tradições e contribuições deixado por uma pessoa para as gerações futuras. É o impacto duradouro que alguém deixa para trás, seja por meio de suas realizações profissionais, criações artísticas, avanços científicos, ações filantrópicas, seja por qualquer outra forma de influência positiva. O legado é algo intangível e abrange o impacto e a influência que a pessoa teve na sociedade e na vida de outras pessoas. Já a herança está relacionada aos bens materiais, propriedades, dinheiro e outros ativos que são transmitidos a alguém após a morte de uma pessoa. É o patrimônio material que é passado para os herdeiros, seja por meio de testamento, seja pelas leis de sucessão. A herança envolve aspectos tangíveis, como propriedades, investimentos, contas bancárias, joias e outros bens que são transmitidos às gerações seguintes. Enquanto o legado é mais amplo e abrange o impacto e a influência deixados por uma pessoa, a herança refere-se especificamente aos bens materiais transmitidos. O legado pode ser algo intangível e duradouro, que afeta a sociedade e inspira outras pessoas, enquanto a herança está relacionada aos aspectos materiais e financeiros que são transmitidos aos herdeiros. Podemos resumir que herança é o que se deixa para os filhos ou herdeiros, e legado é o que se deixa nos filhos ou influenciados.

Na Bíblia, por exemplo, identificamos em Davi uma pessoa que deixou tanto uma herança muito especial para sua família e todo o povo de Israel, com as terras conquistadas e os inimigos derrotados, quanto deixou um legado bastante relevante, que até hoje influencia nossa sociedade. Muitos se lembram de Davi como o pequeno pastor que derrotou um gigante chamado Golias. Outros pensam em Davi como o sábio governante judeu que uniu as tribos de Israel em uma única nação. Outros, ainda, destacam Davi como um poderoso guerreiro, diplomata astuto e músico talentoso. De uma ou de outra forma, a Bíblia deixa claro que esse homem cumpriu o propósito de Deus, deixando amplo e santo legado que merece ser destacado.

O legado espiritual. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento (Salmos 32.7). Logo depois da grande vitória sobre o gigante, embora inicialmente impressionado com a habilidade de seu mais novo soldado, movido por ciúmes e inveja, Saul começa a perseguir Davi para o matar. Davi foi forçado a viver em fuga, muitas vezes passando semanas escondido na rede de cavernas ao redor do Mar Morto, mais conhecida como Caverna de Adulão (1 Samuel 22.1). Aqui foi o lugar onde fez as perguntas mais profundas da vida, encontrando as respostas no Senhor, em quem aprendeu a desenvolver confiança e esperança. Em meio a tantas incertezas e adversidades, manteve sempre ativa sua bússola interna que lhe direcionava ao verdadeiro norte, descobrindo a alegria mais profunda no relacionamento íntimo com o Pai Celestial. Parte do legado de sua fé e intimidade com o Senhor foram impressas no livro de Salmos.

O legado comunitário. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos. E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor, Deus dos Exércitos, era com ele (2 Samuel 5.4, 10 – ARC). Uma vez unificado o reino (2 Samuel 5.3), Davi, sem demora, marcha para Jerusalém e dá início a suas conquistas militares. O resultado foi um reino consolidado e reconhecido internacionalmente, com um exército organizado e habilitado à batalha (1 Crônicas 18.14-17; 27.32-34). Davi foi hábil na organização dos detalhes do reino (1 Crônicas 27.25-31). O reino de Israel se tornou forte e respeitado tendo Davi como seu rei. O segredo de todo esse êxito foi a presença de Deus em sua vida (1 Samuel 16.18). Quando o Senhor está no controle, tudo vai bem.

O legado familiar. Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária (1 Crônicas 28.9). Davi pecou e sua família desestruturou-se completamente. As consequências foram terríveis: o filho da relação pecaminosa entre Davi e Bate-Seba morreu (2 Samuel 12.18); seu filho Amnon violentou sua filha Tamar (2 Samuel 13.1-14) e foi morto pelo irmão Absalão (2 Samuel 13.23-32), o qual passou a perseguir Davi, com o intuito de tomar seu reinado (2 Samuel 15), fazendo coisas horríveis publicamente para envergonhar seu pai (2 Samuel 16.22). Davi chorou amargamente quando Absalão foi morto (2 Samuel 18.9-33). Contudo, onde foi seu maior pecado, ali também foi seu maior arrependimento e confissão (2 Samuel 12.13; Salmos 51). Salomão foi o filho do resgate de sua paternidade. Suas últimas palavras para seu filho Salomão não foram para ensinar como conquistar reinos e ter poder. Seu maior legado deixado à família remanescente foi para que conhecesse seu Deus. Isso lhe seria suficiente. O resgate de Deus na vida de Davi foi tão grande que o título “filho de Davi” tornou-se nobre no meio do povo. Isso acompanhou as gerações seguintes até chegar ao descendente chamado Jesus, conhecido pelo povo como “Filho de Davi” (Mateus 12.23; 15.22; 20.30; 21.9; 22.42).

Deus não faz nada por acaso. Ao contrário, todas as suas obras são perfeitas, têm propósito claro, significado relevante, desígnios que não podem ser frustrados. Não é diferente para nossa vida. Assim como usou a Davi, ele nos fez para cumprir um propósito e quer nos usar para deixarmos um legado. Como seremos lembrados pelas gerações futuras?

 

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Hafura

Em junho, comunicamos sobre nossa aprovação no edital do MAGALU. O Projeto Hafura foi um dos vinte aprovados entre 702 projetos inscritos. Somos gratos por isso! Ao longo dos meses de julho e agosto passamos por alguns trâmites relacionados à documentação, apresentação das OCS aprovadas, entre outros. Nosso projeto será específico para ações de geração de renda para nossas alunas, ou seja, vamos investir em novas produções e vendas de produtos.

Retomamos nossa campanha de apadrinhamento. Estamos em busca de novos padrinhos e madrinhas que se comprometam anualmente com ofertas mensais. Atualmente temos quinze madrinhas/padrinhos ativos. Somos muito gratos pela vida de cada um deles e por serem fiéis. Caso você tenha interesse em ser um mobilizador nessa área, fale conosco!

Iniciamos mais uma campanha de coleta de roupas e itens de casa para nosso próximo bazar beneficente, que está previsto para o mês de novembro.

Ore pelas nossas madrinhas, padrinhos e por novos que estão por vir! Ore pelas nossas finanças e para que Deus traga ainda mais estratégias e sabedoria para essa área de captação.

Durante esses dois meses nós continuamos com nossas vendas em nossa loja virtual. Ainda estamos aprendendo e engatinhando nas vendas. Precisamos aumentar nossa divulgação dos produtos e expandir a área comercial. Estamos felizes com as pequenas vitórias e convidamos você para orar por isso.

Em agosto, tivemos a oportunidade de promover uma palestra na escola St James’, juntamente com um projeto de extensão da UTFPR (Bons Fluidos). Durante a apresentação, abordamos a respeito da pobreza menstrual, sobre questões físicas e emocionais e sobre nosso absorvente reutilizável. O público foram alunas de sexto ano e suas mães. Tivemos um retorno muito positivo da liderança da escola e iremos promover mais encontros como esse com outras turmas de lá.

Ainda em agosto, participamos de uma conferência na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina. Foram disponibilizados estandes para nós e outras organizações apoiadas pela Igreja. Foi um tempo de compartilhar sobre o projeto, conhecer pessoas, vender produtos e ter um tempo precioso com nossa equipe. Vendemos quase duzentos produtos e arrecadamos R$ 5.000,00 em vendas. Um retorno muito bom! Além de possíveis novos padrinhos, madrinhas e parcerias.

Deus é fiel!


INTERCESSÃO MUNDIAL

Cazaquistão

Desde 2011, a liberdade religiosa tem sido restrita no Cazaquistão. O controle e a vigilância do governo continuam aumentando. A Igreja Ortodoxa Russa tem certa independência do Estado, pois não é considerada uma ameaça para o contexto muçulmano do país.

No entanto, cristãos de origem muçulmana são perseguidos tanto pelo Estado como pelas próprias comunidades. Quando alguém se torna cristão, fica sob o risco de ser trancado em casa pelos familiares, que fazem isso para evitar o contato com outros cristãos. Além disso, enfrenta abusos físicos e verbais, exclusão da família e da comunidade são outras formas pelas quais os cristãos são perseguidos.

As autoridades invadem cultos e impõem multas, detêm e aprisionam cristãos, principalmente os líderes. É difícil para os cristãos conseguirem sobreviver, especialmente nas áreas rurais. Ali, as autoridades exigem suborno dos estabelecimentos de cristãos. Alguns negociantes escondem a fé para evitar esse risco. Recém-convertidos e líderes perdem o emprego com frequência por causa da fé em Jesus.

A perseguição aos cristãos no Cazaquistão teve uma pequena piora em relação ao ano passado, especialmente na esfera da igreja e da comunidade. Os cristãos são pressionados pelas famílias muçulmanas, amigos e vizinhos da comunidade onde vivem. O governo também impõe diversas restrições às atividades da igreja.

Pedidos de oração

-Ore para que os cristãos tenham a provisão do sustento de que precisam.
-Interceda pela segurança dos cristãos que se reúnem em segredo.
-Clame para que as autoridades sejam impactadas pela integridade dos cristãos e assim concedam maior liberdade de culto no Cazaquistão.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para os cursos do Módulo 3 da Escola Bíblica Esperança. Para informações e inscrições, acesse aqui. 

Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB.  A eleição será on-line, de 7 a 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa.  O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da Igreja: 3376-7419 | 3376-7420.

Bazar Beneficente – Nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 18h, vamos ter um bazar beneficente em prol de duas instituições apoiadas pela igreja. Roupas e acessórios novos de grandes marcas, no valor de R$ 20,00 a R$ 120,00, do Bazar de Fábrica da Manu, com renda revertida para a Casa das Formigas. Equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal, com renda revertida para o Lar Maria Tereza Vieira. Algumas observações sobre os produtos eletrônicos: não há garantia, não será feita a troca do produto, recibo sem valor fiscal, venda somente para pessoa física. Endereço: Rua Isaías Canete, 530.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições, entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

 

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 13.22, 36

Interação:

Por quais realizações, ensinamentos e valores você gostaria de ser lembrado? O rei Davi ficou conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus. Seus feitos e realizações ecoam hoje, milhares de anos após sua morte. Ele deixou um santo legado. No entanto, não é preciso ser o rei Davi para construir um legado santo, agradável ao Senhor e digno de ser passado geração após geração. O santo legado é construído em cada casa, relacionamento e situação. Cumprir com excelência os propósitos de Deus para sua vida é construir o seu santo legado. As Escrituras revelam que o plano de Deus é que sejamos vistos, como verdadeiros discípulos de Cristo, por aqueles que estão por vir, deixando, assim, um legado segundo o coração do Pai. Vamos refletir em nossa célula a esse respeito. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1 – O que significam legado e herança?
2 – Qual o legado que Davi deixou para sua geração? E qual homem ou mulher da Bíblia, você acha que deixou um legado para a sua geração?
3 – Que legado você deseja deixar para as futuras gerações?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 7 do Material de Tema Único. Título: Tudo foi pago. Princípio: Aqueles que são transformados têm a dívida do pecado paga. Versículo para decorar: Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor (Romanos 6.23 –NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis