Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava (Lucas 22.43 – NAA).
“Toda vida tem seu Getsêmani e todo Getsêmani tem seu anjo” (George Morrison). A vida e o ministério de Jesus, desde o seu nascimento, sempre apontaram para a cruz. Os discípulos foram avisados diversas vezes que o Mestre haveria de padecer sofrendo uma terrível morte. E o seu sofrimento final teve início no Jardim do Getsêmani. No trecho de Lucas 22.39-46 aprendemos preciosas lições e a maneira como Deus enviou seu mensageiro para trazer uma linda mensagem de conforto ao coração do Filho amado.
A primeira lição que aprendemos com Jesus no Getsêmani, é que quando precisamos de conforto, somos convidados a buscarmos ao Senhor de joelhos no chão. Então, acompanhado de seus discípulos, Jesus foi, como de costume, ao monte das Oliveiras. Afastou-se a uma distância como de um arremesso de pedra, ajoelhou-se e orou (Lucas 22.39, 41 – NVT). Muitos são os momentos de dúvida, sofrimento e dor. Buscamos orientação e ajuda em inúmeros lugares, queremos alívio rápido, mas Jesus nos ensina que, nos momentos apreensivos, a oração de joelhos no chão pode trazer o conforto desejado.
Quando precisamos de conforto, somos convidados a nos mantermos em obediência ao Pai. Mesmo tendo poder, sendo Deus, não usurpou dessa premissa para encurtar o caminho para a salvação. Em meio às incertezas e temores, sendo homem, rogou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha” (Lucas 22.42 – NVT). A obediência é caminho certo e seguro para recebermos do Senhor todo nutriente necessário para o conforto, ainda que em momentos difíceis, solitários e sem saída.
Quando precisamos de conforto, somos convidados a ouvirmos o mensageiro do céu. No momento oportuno, em obediência e com os joelhos no chão, o Mestre é visitado por um mensageiro vindo direto do trono do Pai. Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente (Lucas 22.43-44a – NAA). O conforto do céu trazido pelo mensageiro, não erradicou a dor de Jesus, mas o fortaleceu. Foi divinamente consolado para caminhar encorajado ao seu doloroso, derradeiro e triunfante sacrifício vicário.
Confortados, somos convidados a levarmos mensagens de conforto. Jesus se levantou e disse: Levantem-se e orem para que não cedam à tentação (Lucas 22.46 – NVT). Se na vida temos de passar por “Getsêmanis”, por certo, teremos ali mensageiros de Deus, que nos trarão o vigor necessário para vencermos as batalhas e nos tornarmos mensageiros do excelso consolo. Assim, em meio à sonolência, tristeza e incredulidade, que possamos ouvir os mensageiros de Deus e que sejamos seus mensageiros para levarmos conforto e coragem aos corações aflitos, para a glória de Jesus.
Projeto Hafura
“Acreditamos que podemos mudar o mundo de uma mulher, essa mulher pode mudar o mundo de sua família, essa família pode mudar o mundo de sua comunidade, essa comunidade pode mudar o mundo de sua região…”
A missão do Projeto Hafura é de acolher e criar relacionamento com mulheres em situação de vulnerabilidade social, para que elas entendam seu potencial e desenvolvam-se de forma integral, a partir do evangelho de Cristo Jesus.
No Hafura Londrina fazemos uma autoavaliação, semestralmente, para que as alunas percebam seu próprio desenvolvimento: de como chegaram ao projeto, e o que mudou a partir disso.
Uma das perguntas que fazemos é: “Depois desse tempo no Hafura, qual a mudança mais relevante que percebeu em você mesma?”
Uma resposta marcante foi: “Percebi uma mudança interna que se manifesta e transforma tudo ao meu redor”. Nós cremos que esse é o evangelho puro e simples: que cura, liberta e transforma.
Durante o segundo semestre deste ano tivemos o privilégio de atender vinte e sete mulheres em Londrina nos cursos de costura, bordado e crochê, devocionais, atendimentos psicológicos e nas produções. Além disso, ainda este mês, oito meninas concluirão sua participação no Programa Jardim, nossa frente de prevenção e fortalecimento.
Temos experimentado o amor de Deus pela vida de cada uma delas, e é visível a transformação que esse amor gera.
Toda honra e glória a Deus, que tem nos capacitado e sustentado até aqui. Nossa gratidão aos nossos parceiros, apoiadores, madrinhas e padrinhos. Vocês fazem parte desse mover de Deus.
Se você tiver interesse em se envolver com o Hafura em 2023, entre em contato pelo nosso WhatsApp: (43) 98814-5153
Giovana Montosa Morais
INTERCESSÃO MUNDIAL
Sudão
A perseguição aos cristãos no Sudão
Desde o golpe de 2019, que destituiu Omar al-Bashir, a situação dos cristãos sudaneses melhorou, pois o governo mudou a política de considerar os cristãos inimigos e agentes do Ocidente. No entanto, existem questões sistemáticas que afetam os cristãos.
Primeiro, embora a política governamental tenha mudado, as atitudes sociais em relação aos seguidores de Jesus não mudaram, especialmente fora da capital Cartum. A cultura e a sociedade ainda são de maioria muçulmana e desconfiam de qualquer outra religião que não for a islâmica.
Em segundo lugar, o governo não implementou proteções reais para os cristãos e outras minorias religiosas. Por exemplo, mesmo com a mudança no status oficial, as igrejas e as terras confiscadas ainda não foram devolvidas aos proprietários cristãos. Tentar construir novas igrejas ainda é extremamente difícil e ainda existem líderes militares de alto nível que retardam as reformas.
O que mudou este ano
A perseguição continua alta no Sudão. Igrejas foram incendiadas e cristãos foram vítimas de violência física. Os conflitos étnicos em curso na região de Darfur também preocupam muitos observadores que duvidam que o governo de transição pode proteger as minorias.
Embora tenha havido desenvolvimentos positivos após a derrubada de al-Bashir, resta saber quanta mudança realmente acontecerá na realidade. Os cristãos ainda correm um risco significativo, especialmente se eles se converteram do islã. Além disso, os grupos armados que fizeram parte da ex-ditadura continuam ativos, representando uma ameaça constante para os cristãos.
Pedidos de oração do Sudão
-Interceda para que as mudanças do novo governo sejam implementadas e respeitadas nos níveis mais baixos de governo e na sociedade em geral.
-Ore pelos cristãos ex-muçulmanos para que continuem a crescer no conhecimento de Cristo e sejam capazes de anunciar o evangelho a todos ao redor.
-Peça que Deus proteja os parceiros locais da Missão Portas Abertas para que tenham sucesso no trabalho de tornar a igreja no Sudão resiliente.
Culto de Ordenação – O Presbitério de Londrina vai realizar no dia 16 de dezembro, às 19h30, no templo da Rua Mato Grosso, 806, o culto de ordenação de irmãos e irmãs ao ministério pastoral. Serão ordenados Alessandra Nunes de Souza Moreno, Fabiana Araújo Bastoni e Sérgio Ricardo Bastoni. Nossa irmã Audrei Célia Moreno será recebida para licenciatura.
Tarde de Esperança mais cedo – Nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, a Tarde de Esperança vai começar às 14h.
Musical de Natal – Nosso musical de Natal deste ano tem como tema “Mensageiros” e será apresentado no dia 18 de dezembro, às 9h (antecipamos o culto das 10h) e 19h, no Espaço Esperança. Devido ao musical, não teremos culto às 8h, no templo, nem 19h, no Espaço Palhano. Mobilize sua célula, convide seus amigos e familiares. Será um tempo especial!
Cultos de Fim de Ano – Nos dias 24 e 31 de dezembro (sábados) teremos culto de Natal e de Ano Novo, respectivamente, às 19h, no Espaço Esperança. Nos domingos, 25 de dezembro e 1 de janeiro vamos concentrar os cultos às 19h, no Espaço Esperança. Não haverá culto no templo e no Espaço Palhano.
Princípio
Princípio da Oração
(Efésios 3.14-21; 6.18; 1 Tessalonicenses 1.2-3, 5.17; 2 Tessalonicenses 1.11-12; João 11.35; Romanos 12.15-16)
Com a graça de Deus vou orar por você, procurando conhecer o coração do Pai sobre a sua vida, sendo sensível e me importando com suas reais necessidades.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Mensageiros do conforto são presentes do Senhor. Jesus, na angústia do Getsêmani, foi confortado por anjo do céu. Muitas vezes nos encontramos angustiados, temerosos, aflitos. Jesus nos ensina o que fazer: buscar o Senhor de joelhos, manter obediência a ele, ouvir o mensageiro do céu e, por fim, levar mensagens de conforto ao nosso próximo. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como ser confortados pelos céus diante das agruras do mundo.
Paulo Povedano
Algumas perguntas para reflexão:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 7 do Material de Tema Único. Título: Por todos os cantos. Princípio: O povo anuncia o evangelho. Versículo para decorar: Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Deus (Atos 8.35 – NTLH).