Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
[…] O anjo respondeu: […]. Porque para Deus não há nada impossível. […] (trecho de Lucas 1.26-38 NAA)
Maria era uma mulher muito simples, uma menina camponesa. Seu coração era reto. Seu caminho era correto. Estava noiva. Guardava-se para o casamento. Tinha sonhos altos, mas jamais poderia imaginar quão elevados eram os sonhos de Deus para ela.
Nazaré era um pequeno vilarejo. Era pobre, nem tanto por sua economia, mas por seu ambiente de pouca fé, pois seria ali o local onde Jesus seria rejeitado pelos seus (Lucas 4.16-30). Ali nasceria o maior nome de todos os tempos, que, ali mesmo, seria desprezado e desvalorizado.
Foi exatamente para essa menina simples de um bom coração, nesse vilarejo de ambiente de coração duro, que apareceu um anjo mensageiro chamado Gabriel para declarar: para Deus não há nada impossível. Esse cenário revela alguns movimentos do impossível de Deus.
O texto revela que o impossível é provocador. Gabriel apontou uma realidade muito além das possibilidades de Maria: Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria. Então Maria disse ao anjo: — Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum? (Lucas 1.29-30, 34 – NAA) Maria foi provocada em medo e perplexidade. Nossos limites sempre produzem essa sensação de incapacidade, impossibilidade, frustração, medo. Diante de nossos limites, Deus começa a agir!
O episódio deixa claro que o impossível é possível. Gabriel direciona o olhar para o impossível que Deus já tinha feito: E Isabel, sua parenta, igualmente está grávida, apesar de sua idade avançada, sendo este já o sexto mês de gestação para aquela que diziam ser estéril (Lucas 1.36 – NAA). É interessante notar o direcionamento que Gabriel dá à conversa quando começa a apontar que Deus já estava fazendo o impossível na vida de Isabel. Foi assim que o povo de Israel conquistou a terra prometida, sob a liderança de Josué, lembrando do impossível que Deus tinha feito no Egito (Deuteronômio 7.17-19). Foi assim que Davi venceu Golias, lembrando do impossível que Deus tinha feito fazendo-o vencer o leão e o urso (1 Samuel 17.37).
O autor aponta que o impossível é irresistível. Gabriel saiu com sua missão cumprida: Então Maria disse: — Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a sua palavra. Então o anjo foi embora (Lucas 1.38 – NAA). Maria responde em total entrega de confiança e fé às palavras enviadas pelo Senhor por meio de seu mensageiro e, em seguida, foi procurar Isabel para fortalecer sua fé.
O impossível é apenas uma das especialidades de Deus. O impossível revela quem é Deus e quem não o é. Quando nos escondemos totalmente no Senhor, o impossível torna-se possível! Ele continua superando impossíveis em personagens hoje, não importa o lugar. Somos mensageiros do impossível. Somos alvos da mensagem do impossível.
Vida em Célula
Meu nome é Emanuela S. Belintani e tenho 10 anos. Eu já frequentei outra célula de crianças junto com a célula dos meus pais. Desde pequena procuro buscar mais do Senhor e conhecer mais a sua palavra. Agora estou na célula da Pastora Tia Andréia e gosto muito de ir lá, pois cada dia aprendo mais da palavra, faço novos amigos e brinco bastante. Sempre que posso levo um amiguinho para também podermos, juntos, aprender e conhecer mais de Jesus.
INTERCESSÃO MUNDIAL
Brasil
Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade. Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração. Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o Senhor juntamente com os malfeitores. Paz sobre Israel! (Salmos 125)
Vamos orar:
-Para que a nossa confiança realmente esteja firmada em Deus, apesar das circunstâncias.
-Para que a igreja dê testemunho de Cristo em atos e palavras.
-Para que reine a paz em nosso país.
Bazar do Instituto Esperança – O Instituto Esperança vai realizar um bazar de roupas e calçados usados, no dia 8 de dezembro, a partir das 9h, com horário agendado. Agende seu horário pelo telefone 3345-2262 ou por WhatsApp 43 9 9645-0076.
Encontro das Células – No dia 9 de novembro teremos um culto de gratidão pelo ano. Horário: 20h. Local: Espaço Esperança. Participe!
Musical de Natal – Nosso musical de Natal deste ano tem como tema “Mensageiros” e será apresentado no dia 18 de dezembro, às 9h (antecipamos o culto das 10h) e 19h, no Espaço Esperança. Devido ao musical, não teremos culto às 8h, no templo, nem 19h, no Espaço Palhano. Mobilize sua célula, convide seus amigos e familiares. Será um tempo especial!
Princípio
Princípio da Verdade
(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)
Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Mensageiros é o tema de dezembro. O anjo Gabriel anunciou a Maria, virgem, que ela seria mãe do Messias. Impossível? Aos nossos olhos, sim. Para Deus, não. Nada é impossível em se tratando do Criador. A passagem retratada em Lucas 1.26-38 mostra que o impossível se torna possível quando estamos debaixo dos olhos do Pai, ainda hoje, porque ele é o mesmo Deus cujo Espírito concebeu Jesus.
Paulo Povedano
Algumas perguntas para reflexão:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 6 do Material de Tema Único. Título: Oh, glória! Princípio: O povo de Deus suporta a perseguição. Versículo para decorar: Os apóstolos saíram do Conselho muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus (Atos 5.41 – NTLH).