Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Discípulos aprendem a orar

Série "Discípulos"

Compartilhe:

Editorial

De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos (Lucas 11.1).

Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Essas são palavras registradas no evangelho de Lucas 6.12. Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. Esse trecho foi registrado por Marcos (1.35). E assim, encontramos muitos relatos sobre a prática da oração na vida de Jesus.

Não é de se admirar que seus discípulos fossem impactados por sua vida dedicada na oração e que pedissem, espontaneamente, que ele os ensinasse a orar como ele orava. Diante de tal solicitação, Jesus passou a ensinar: 

A filiação na oração. Jesus ensina que, como filhos, podemos nos achegar ao nosso Pai de amor. Logo de início, a palavra utilizada do aramaico é Abba, que significa paizinho. Mostra intimidade de um filho para com seu Pai.

A exaltação na oração. Jesus ensina a reconhecer que Deus é santo e que devemos desejar que sua santidade seja espalhada em toda terra. Isso faz com que o nome de Deus seja exaltado bem alto, e em todo tempo.

A submissão na oração. Jesus ensina a pedir que o governo (reino) de Deus aumente e se estabeleça entre nós, e submissos a ela, que sua vontade seja plena na terra, como é no céu (Mateus 6.10).

A dependência na oração. Jesus ensina que a porção diária para todas as nossas necessidades é suprida pelo Pai. Ao usar a expressão nosso, demonstra que essa provisão acontece em meio à comunhão. 

O perdão na oração. Jesus nos ensina que, porque fomos perdoados, devemos perdoar a todo o que nos deve. Perdoados pela graça, sendo discípulos graciosos para com o próximo.

O livramento na oração. Jesus nos ensina que, como fracos que somos, dependemos totalmente de Deus Pai, para nos sustentar e nos livrar de cairmos nas tentações, e ainda, a pedir que Deus seja nossa proteção contra as ciladas do Maligno, porque na sua mão estão todo reino, poder e glória (Mateus 6.13).

Jesus não nos ensina palavras a serem repetidas, mas um modelo a ser seguido. Ao utilizar a expressão quando orardes logo no início, Jesus assume o pressuposto de que a oração não é uma possibilidade, mas a oração é uma necessidade.

Para Jesus, não se tratava se os discípulos iam orar ou não, mas quando iam orar. Discípulos aprendem a orar sempre com Jesus.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Família Poleto

Motivos de oração:

– Louvem a Deus pelos desafios de adaptação vencidos em 2023 e pelos três novos missionários que passaram pelo Programa de Orientação ao Candidato (POC). Um casal atuará com o povo cigano e uma jovem se prepara para servir no Timor-Leste.

– Orem pelos candidatos que planejam participar do POC em 2024. O programa começa em março. Temos nove inscritos, glória a Deus! Orem por sustento e portas abertas para eles, nesta fase importante na jornada missionária que é o ingresso na agência WEC, primeiro passo para ir ao campo.

– Orem por mais missionários, à luz de Lucas 10.2. Somente na WEC temos mais de 350 oportunidades de serviço missionário entre povos não alcançados, em mais de 90 países. Oremos por mais obreiros!

– Orem pela equipe aqui na base da WEC. Alguns colegas missionários têm necessidade de complemento de sustento, outros passam por desafios de saúde. Orem por provisão, unidade, fortalecimento espiritual e intrepidez vindos do Alto.

– Orem conosco pelo desafio de fazermos uma ação evangelística junto ao povo Yanomami e apoiarmos a equipe de missionários neste ano de 2024. Atuamos entre esse povo até final de 2022, foram dezesseis anos. Objetivamos encorajar e apoiar a equipe de missionários, bem como participar de evangelismos intensivos junto aos Yanomami. Orem por provisão para as passagens, e discernimento. Que a vontade do Senhor seja feita.

– Orem por nossa família; pelo Estevão nosso filho, catorze anos, mudou de escola e tem novo desafio de adaptação. Orem por amigos e por amadurecimento na fé para Estevão e Melina.

Em Cristo,
Gabriel e Crislaine


INTERCESSÃO MUNDIAL

Líbia

A Líbia continua sendo um lugar de pouquíssima estabilidade política. Grande parte do país vive um tipo de anarquia permanente. O oeste do país é governado por milícias ligadas ao governo oficial e o leste é governado pelo Exército Nacional Líbio, com forte influência islâmica em ambos os casos. Devido à falta de lei, cristãos podem ser alvos de violência e morte.

Convertidos de origem islâmica enfrentam a pressão mais intensa da família e da comunidade. Eles correm risco de prisão domiciliar, ataques, sequestros, violência sexual e morte. É extremamente perigoso para convertidos se reunirem para cultuar, e a vida da igreja é quase inexistente.

Até mesmo cristãos que não são líbios estão em risco. Por exemplo, cristãos de outras partes da África também são alvo de grupos extremistas. Cristãos são sequestrados e, em alguns incidentes, mortos de maneira violenta. Muitos cristãos que estão no país são deslocados da África Subsaariana e vão para a Líbia tentando chegar à Europa. Eles enfrentam um risco adicional. Por causa da situação deles, podem ser sequestrados e traficados, além de se tornar alvo de grupos extremistas.

O que a Missão Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Líbia?

Trabalha com parceiros e igrejas no Norte da África para prover treinamento de liderança, discipulado, recursos para meios de subsistência, Bíblias e cuidado pastoral.

Pedidos de oração

– A Líbia permanece instável e somente algumas partes do país respeitam normas e direitos fundamentais. Isso coloca o povo de Deus em risco. Ore por estabilidade e que a ordem chegue à Líbia.
– Peça a Deus para proteger os migrantes cristãos. Clame para que eles sejam protegidos de militantes extremistas.
– Interceda para que Deus ajude seu povo a encontrar comunhão uns com os outros. Peça ao Senhor que dê à igreja líbia a possibilidade de se reunir.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Projeto Galera da Vila – O Projeto Galera da Vila, que teve início em 2022, é voltado para crianças de 8 a 12 anos, preferencialmente, alunos de escolas públicas e que não são membros da Igreja. As atividades acontecem no contraturno escolar, às terças e quintas, das 14h às 17h30, no Espaço Esperança. Estamos com inscrições abertas para a turma de 2024. Você pode nos ajudar divulgando o projeto ou sendo um voluntário. Mais informações pelo telefone 3376-7441.

Módulo 1 da EBE – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da Escola Bíblica Esperança. Cursos Oferecidos: Vida Nova; Treinamento para conselheiros em dependência química; Parábolas de Jesus; Capelania Hospitalar; Como ler a Bíblia 1; Conhecendo a sua vocação; Noivos; Como orar; Grupo de Apoio a Pais (GAP). Informações e inscrições aqui.

Material de Tema Único – A Área de Apoio Infantil iniciou a nova revista para ministração das crianças nas celebrações e nas células. Tema: “Batalhas e vitórias”. Os líderes das células podem retirar a nova revista na secretaria da Área de Apoio Infantil, no Espaço Esperança, mediante a devolução da revista anterior. Pais, fiquem atentos aos versículos para decorar. Mais versículos decorados, mais pontos para a feira de trocas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 11.1

Interação:

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 2 do Material de Tema Único. Título:  A missão secreta. Princípio: O servo de Deus crê no Senhor. Versículo para decorar: O Deus de vocês, o Senhor, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra (Josué 2.11c – NTLH).

 

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis