Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Discípulos aprendem a descansar

Série "Discípulos"

Compartilhe:

Editorial

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30 – NAA).

A vida traz consigo suas cargas e sobrecargas, pesos e sobrepesos. São incontáveis as aflições, adversidades, ameaças e perigos que sobrevêm sobre o ser humano.  Quer seja dentro das famílias, nas escolas, no trabalho, na vizinhança ou nas ruas, temos sofrido com relacionamentos rompidos, agressões e hostilidades das mais variadas formas e intensidades. Somos vítimas e réus. Sofremos e causamos dor. Em algum momento da vida, ou em toda vida, chega o tempo que nos sentimos cansados e, pior, sobrecarregados. Nesse contexto, Jesus mostra a seus discípulos o caminho que liberta e produz uma nova vida.

Andar até Jesus (Venham a mim) é o primeiro passo. Não adianta buscar em outra pessoa, atividade, ou lugar. Só ele tem resposta ao coração aflito. Só ele tem palavras de vida eterna. Só ele tem poder e autoridade para nos libertar. Só ele tem saída para os labirintos em que nos metemos. Mas, não é se achegar de qualquer maneira. Há um jeito aceitável: por meio de um coração contrito e arrependido. Por isso, Tiago declarou: Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tiago 4.8). Coração contrito e arrependido jamais será desprezado pelo Senhor (Salmos 51.17). Quando nos achegamos a Deus, imediatamente recebemos alívio (e eu os aliviarei), mas continuamos cansados. Como em um pronto-socorro, ao chegarmos recebemos os primeiros procedimentos, recebendo alívio, mas é necessário todo o tratamento mais profundo.

Andar com Jesus é o que vem a seguir (Tomem sobre vocês o meu jugo […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve). Jugo é uma barra ou armação de madeira colocada ao redor do pescoço de dois animais de tiro, especialmente bois, para uni-los na tarefa de carregar a carga. Com isso, os animais caminham juntos, na mesma direção, dividindo a carga. Perceba que Jesus não está falando que ele tomará o nosso jugo, mas que nós é que devemos tomar o jugo dele. Isso implica andar ao lado em submissão às suas palavras, ao caminho que ele irá percorrer, na direção que ele quer dar. Muitos se achegam, mas nem todos o seguem. Por isso, continuam cansados. Já fardo refere-se à carga, peso, bagagem. Refere-se ao que carregamos em nossos ombros, em nossa consciência, em nossa alma. Quando nos submetemos ao seu jugo, não haverá mais peso sobre nós, pois os ombros de Jesus são mais largos e fortes. Por isso seu jugo é suave e seu fardo é leve para nós, pois é carregado por ele.

Andar como Jesus é o que naturalmente acontecerá na caminhada com Cristo (aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração). Mansidão é a virtude de Jesus que nos livra em tempos de adversidade. É o que o fez dormir mesmo quando o barco estava em meio à tempestade. Tempestade lá fora, mas não aqui dentro (Marcos 4.35-41). Ela é necessária para esperar o agir de Deus, para não se deixar dominar pelo medo, para blindar o coração contra as angústias que nos invadem nos tempos de tempestades. Humildade é a virtude de Jesus que nos livra dos tempos de glória. Ela é o que o fez glorificar o Pai em todo o tempo, mesmo tendo sido o instrumento para operação de tantos milagres e maravilhas (João 17.4) Ela é necessária para evitar o orgulho e o falso conceito que somos bons e poderosos quando a situação está a favor. Diante das vitórias, a humildade verdadeira é aquela do coração que sabe que todas as fontes de sua vida vêm do Senhor e não traz para si a glória.

Não somente alívio, mas há repouso preparado para o povo de Deus. Vamos nos achegar a Jesus, seguir seus passos e aprender dele. Em outras palavras, vamos nos tornar seus discípulos. Somente assim encontraremos perfeito descanso para nossas almas (vocês acharão descanso para a sua alma).

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Notícias do Lar

Neste ano vamos ter uma igreja do Presbitério de Londrina, por mês, cuidando do Lar, com cultos e comemoração de aniversário dos idosos, trazendo mais perto o cuidado do reino junto ao Lar.

O Lar recebeu este mês os uniformes para os colaboradores (a primeira vez na sua história). Presente de Deus!

A Nota Paraná nos ajudou a pagar a reforma elétrica que estamos fazendo para instalar o ar-condicionado que foi doado.

Somos gratos a Deus pelo cuidado e por usar irmãos para nos apoiar na caminhada!

Administração
Lar Maria Tereza Vieira



INTERCESSÃO MUNDIAL

Eritreia

A Eritreia permanece no Top10 da Lista Mundial da Perseguição há anos, a ponto de ser conhecida como a “Coreia do Norte da África”. Apenas as igrejas Ortodoxa Eritreia, Católica Romana e Luterana são reconhecidas no país, porém são monitoradas pelo governo. Qualquer pessoa que frequente uma outra denominação está em risco de ser presa. Além disso, falar abertamente sobre perseguição ou interferência do governo em assuntos da igreja não é tolerado.

Quando descobertos, cristãos de denominações não reconhecidas pelo governo são enviados para prisões insalubres por tempo indeterminado. As estimativas sugerem que cerca de mil cristãos eritreus estejam presos, sem acusação formal de qualquer crime. Há membros de algumas igrejas domésticas que estão na prisão há mais de dez anos e vivem confinados em pequenas celas ou até solitárias.

O governo vigia todos os cidadãos da Eritreia e promove um estigma contra os cristãos. Isso significa que qualquer pessoa que se converta do islã ou deixe a Igreja Ortodoxa Eritreia para fazer parte de uma igreja evangélica estará sujeita à pressão intensa da família e comunidade, bem como do governo.

Pedidos de oração

– O governo da Eritreia reconhece apenas três denominações cristãs. Peça que Deus intervenha e todos os cristãos tenham liberdade de praticar a fé
– Interceda por graça para os cristãos que estão presos e aqueles que foram forçados a ingressar no exército contra a vontade.
– Ore para que o Senhor conforte, fortaleça e se revele aos cristãos que estão presos por causa de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Módulo 1 da EBE – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da Escola Bíblica Esperança. Cursos Oferecidos: Treinamento para conselheiros em dependência química; Parábolas de Jesus; Capelania Hospitalar; Como ler a Bíblia 1; Conhecendo a sua vocação; Noivos; Como orar; Grupo de Apoio a Pais (GAP). Informações e inscrições aqui.

Curso Vida Nova – O primeiro curso Vida Nova deste ano acontecerá de 26 a 29 de fevereiro. Serão quatro encontros (segunda a quinta), das 20h às 21h30, no Espaço Esperança. Inscrições até 23 de fevereiro às 18h. Acesse aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da confiabilidade

(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9,13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)

Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Mateus 11.28-30

Interação:

Descanso, alívio, tranquilidade. Quem não busca por essas coisas? Desde o pecado original, no Éden, o homem está desalinhado, desajustado, fora da rota. Isso produz cansaço, enfado, desgaste. Jesus veio para corrigir, salvar, resgatar. Por isso, declarou: vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.29-30 – NAA). O verdadeiro descanso independe das circunstâncias e só existe nele, com ele e por ele. É preciso mais do que se achegar. É preciso segui-lo como verdadeiro discípulo, aquele que anda ao lado, no mesmo caminho, em submissão. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como alcançar o repouso de um discípulo de Cristo.  (por Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como a mensagem deste fim de semana o desafiou? Que decisões práticas vamos tomar a partir dessa reflexão?
  2. O que tem deixado você cansado e sobrecarregado na caminhada?
  3. Quais são, na sua opinião, os inimigos do descanso em sua vida?
  4. Qual a importância do descanso (em Jesus) para todos nós?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 3 do Material de Tema Único. Título:  E o rio secou. Princípio: Deus manifesta seu poder por meio dos seus servos. Versículo para decorar: todos os povos da terra vão conhecer o poder do Senhor, o Deus de vocês, e vocês o respeitarão para sempre (Josué 4.24 – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis