Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Dá-me novamente a alegria

Série "Alegria"

Compartilhe:

Editorial

Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente (Salmos 51.12 – NTLH).

Era desolador ver os jogadores logo que a partida foi encerrada. Alguns assentados, outros deitados no gramado. Alguns chorando, outros com a cabeça entre os joelhos, mãos cobrindo o rosto. Era a dor que sentiam, a tristeza, o amargo da derrota.

Perder a alegria. Que adianta eu morar no palácio? Tenho o poder, riquezas, prestígio, fama. Posso comer as comidas que mais aprecio, à minha mesa posso ter os vinhos mais caros. Minha saúde física está bem. Meus exércitos somam grandes vitórias, estou alargando as fronteiras territoriais do meu reino. Tudo isso para mim perdeu o sentido desde que perdi minha alegria.

Muitas vezes podemos nos sentir como os salmistas: As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite (Salmos 42.3). Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por causa do desassossego do meu coração. O meu coração bate acelerado, faltam-me as forças, e a luz dos meus olhos, até essa me deixou! (Salmos 38.3-4, 8, 10 – NAA).

 Não perdi a esperança, sei que o Senhor é rico em perdoar, sei que quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós as nossas transgressões (Salmos 103.12 – NAA). Confesso a ti, ó Deus, o meu pecado: Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve (Salmos 51.7 – NTLH). Senhor, pela fé recebo o teu perdão e te suplico: Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.

Deus é misericordioso. Ele pode novamente dar a alegria que você perdeu por causa do pecado. Volte com um coração contrito para o Senhor, a alegria voltará e você cantará como Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador (Lucas 1.46-47).

Pr. Messias Anacleto Rosa

Missão Integral

O que é Hamas?

Hamas é uma sigla usada para se referir ao Harakah al-Muqawamah al-Islamiyyah, que significa Movimento de Resistência Islâmica. Esse grupo é a maior organização militante islâmica da Palestina, que controla a Faixa de Gaza, e tem como objetivo a destruição de Israel para a construção de um território palestino e islâmico.

O grupo Hamas possui uma aliança regional que inclui Irã, Síria e o grupo extremista islâmico Hezbollah, do Líbano. Todos se opõem à interferência política dos Estados Unidos no Oriente Médio e em Israel.

Com a retirada de tropas e colonos de Israel de Gaza, em 2005, o Hamas integrou-se ao processo político palestino e venceu as eleições legislativas de 2006. No entanto, o grupo rival Fatah não aceitou os resultados, e o Hamas tomou o controle de Gaza com violência. A partir desse acontecimento, houve confrontos com Israel, de quem sofre um bloqueio territorial, bem como do Egito.

Como uma organização fundamentalista islâmica, o Hamas segue princípios da sharia (conjunto de leis islâmicas) e, assim que tomou o controle de Gaza, tornou o poder judicial e outras instituições governamentais autoritárias. Além disso, o grupo extremista censura os meios de comunicação de Gaza, a oposição de outras organizações e até manifestação de civis em redes sociais.

Atualmente, o Hamas controla os territórios onde habitam os palestinos, na Faixa de Gaza e parte da Cisjordânia. Seus representantes ocupam 74 das 132 cadeiras disponíveis no Conselho Legislativo da Palestina desde 2006, quando 45% da população votou nos representantes do grupo.

Como o Hamas persegue os cristãos?

Assim como outros grupos extremistas islâmicos, o Hamas tem o objetivo de criar um Estado islâmico baseado na sharia. Nesse cenário, cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe, costumam ficar com os empregos insalubres, não recebem apoio social do Estado, são proibidos de cultuar em público e compartilhar a fé.

Os cristãos que deixam o islã para seguir a Jesus podem ser punidos com agressão, prisão e até morte por governos de grupos radicais islâmicos. Além disso, a família e a comunidade muçulmana costumam assediá-los, agredi-los, prendê-los em casa, forçar um casamento com muçulmanos radicais e até assassiná-los para restabelecer a honra da família.

Em seu estatuto, o Hamas explica sua posição teórica em relação a outras religiões diferentes do islã: “Mostra-se hostil apenas para com aqueles seguidores de outras religiões que fazem hostilidades para com o Movimento, ou que se colocam em seu caminho, impedindo suas atividades e prejudicando seus esforços. Sob as asas do islã, os seguidores das três religiões – islamismo, cristianismo e judaísmo – podem coexistir em segurança e a salvo”.

Porém, a realidade dos cristãos que vivem em países onde o fundamentalismo islâmico predomina é diferente e a perseguição aos seguidores de Jesus costuma ser extrema.

Fonte: Missão Portas Abertas


INTERCESSÃO MUNDIAL

Eritreia

Cristãos na Eritreia continuam enfrentando perseguição extrema, o que torna o país um dos lugares mais difíceis do mundo para seguir a Jesus.

Há 20 anos, a Eritreia reconhece apenas três denominações cristãs oficiais: ortodoxa, católica e luterana, e monitora de perto essas igrejas. Ao longo dos anos, forças de segurança do governo realizaram centenas de invasões de casa em casa para pegar outros cristãos. Acredita-se que cerca de mil cristãos estão detidos em prisões eritreias, não acusados oficialmente. Alguns líderes de igrejas “não oficiais” estiveram presos em condições terríveis, por mais de uma década, incluindo confinamento solitário em celas minúsculas.

As autoridades mantêm um estigma contra cristãos e encorajam vizinhos a espiar e denunciar uns aos outros. Aqueles que se tornaram cristãos, de origem muçulmana, ou que saíram da Igreja Ortodoxa Eritreia para uma igreja não tradicional, enfrentam pressão extrema e perseguição da própria família e comunidade.

O nível muito alto de violência e perseguição sancionada pelo Estado contra cristãos força alguns a fugirem do país. Mas apesar de tudo isso, a igreja está crescendo, visto que os cristãos mostram coragem e alegria extremas e aceitam o risco de serem presos por Jesus.

A violência contra cristãos aumentou levemente no último ano. Não há nenhuma esfera da vida em que a pressão aos cristãos não esteja em um nível extremo, e ela atingiu o nível máximo na igreja e vida pública, onde a política do governo é a principal responsável por exercer pressão. A reintegração da Eritreia à comunidade internacional após a suspensão das sanções da ONU não fez nenhum bem para os cristãos ou mesmo para o público geral em termos de liberdade. A situação na Eritreia permanece insustentável para muitos.

Como em anos anteriores, forças de segurança do governo conduziram muitas invasões e centenas de cristãos foram levados para centros de detenção. Aqueles que foram soltos são, muitas vezes, soltos por um período temporário, ou são libertos para uma boa cobertura da imprensa internacional. Após a soltura dos centros de detenção, o indivíduo é obrigado a renunciar à religião cristã e se reportar à polícia local semanal ou mensalmente. A falha nos relatórios o levará a uma futura detenção. Muitos ficaram presos em condições severas por mais de dez anos e ainda estão definhando na prisão.

Em março de 2022, a polícia eritreia prendeu 29 cristãos evangélicos pentecostais e invadiu suas casas em Asmara enquanto estavam orando. Em setembro de 2022, forças de segurança eritreias entraram em Akrur Medhanealem, uma igreja católica e prenderam diversos jovens que estavam orando na igreja. As forças de segurança também prenderam diáconos, ministros da igreja e membros do coral durante a invasão à igreja, embora a Igreja Católica seja considerada uma das denominações cristãs “aceitas” na Eritreia.

Pedidos de oração

-Ore para que as autoridades tenham uma grande mudança no coração por meio dos cristãos.
-Clame por força, esperança e alegria sobrenaturais para cristãos presos e seus familiares.
-Interceda pelo trabalho da Missão Portas Abertas, para que fortaleça os novos cristãos que chegam à fé em um contexto tão desafiador.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Acampamento de jovens – De 17 a 19 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, acima de 18 anos, com o tema “Origem”. Vamos abordar a importância de o homem e a mulher exercerem seus papéis conforme o propósito de Deus. Inscrições abertas. Valor: R$ 350, podendo ser parcelado em até 4 vezes. Vagas limitadas. Inscrições aqui.

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, e os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Assertividade

(Mateus 5.37; Romanos 15.2,14; Gálatas 6.1; Efésios 4.15)

Vou conversar com você no tempo certo, de maneira franca, respeitosa, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito de situações pessoais e da maneira de viver a vida cristã. Desse modo, a cada dia, cresceremos na comunhão, na fé e no amor, e nos revestiremos continuamente de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 51.12

Interação:

Escrito por Davi, o salmo 51 expressa profundo arrependimento pelo adultério cometido com Bate-Seba. Confrontado pelo profeta Natã, o coração do rei caiu em intensa tristeza diante de Deus. Então, rogou ao Pai: Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente (Salmos 51.12 – NTLH).  Seja qual for o seu arrependimento, amargura, tristeza, Jesus, e somente ele, pode restituir a verdadeira, genuína, autêntica alegria ao seu coração. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como buscar alegria em Cristo Jesus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como viver a alegria da salvação em nossos dias?
  2. Explique com suas palavras: como um cristão pode perceber que está perdendo a alegria da salvação?
  3. Em algum momento da sua vida, você passou pela mesma situação que Davi viveu? Qual foi o seu proceder?
  4. Davi foi confrontado pelo pecado, arrependeu-se, confessou e orou clamando pela restauração da alegria. Façam um momento de oração de confissão de pecados e alguém ore para que a alegria seja restaurada na vida de cada um da célula!

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: Obedecer é respeitar. Princípio: Ser transformado é respeitar as autoridades. Versículo para decorar: Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele (Romanos 13.1 – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis