Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Entristecido, mas sempre alegre

Série "Alegria"

Compartilhe:

Editorial

Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. Somos pobres, mas enriquecemos a muitos outros. Não possuímos nada e, no entanto, temos tudo (2 Coríntios 6.10 – NVT).

Estar sempre alegre não nos parece um tanto romântico, utópico? Não encarar a realidade dos fatos soa como fuga. Creio que os nossos questionamentos cairão por terra ao lermos a expressão toda: Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. O sempre temos alegria não significa ausência de tristeza.

Lemos na Bíblia que Jó, depois de perder tantas coisas, ainda assim manteve sua fé em Deus: Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: — Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome! (Jó 1.20-21 – NTLH).

Diante de um quadro desolador para o povo de Israel, o profeta Habacuque cantou: Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro (Habacuque 3.17-19 – NTLH).

O apóstolo Paulo estava preso, provavelmente em Roma, ano 62 e, da prisão, escreveu uma das epístolas mais alegres, aos filipenses. A nota tônica dessa emocionante carta é alegria: Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se! (Filipenses 4.4). Também John Bunyan, nas escuras prisões de Bedford, escreveu O Peregrino, o livro mais conhecido e amado depois da Bíblia.

Nós cristãos, filhos de Deus, ainda estamos no mundo e por isso estamos sujeitos às tribulações do mundo. Jesus mesmo afirmou: Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo (João 16.33). O apóstolo Paulo também nos lembra: Para que as dificuldades não os abalem. Mas vocês sabem que estamos destinados a passar por elas (1 Tessalonicenses 3.3 – NVT). Ainda somos humanos, sujeitos às paixões, somos influenciados pelo mundo. 

Há beleza da fé cristã nesta verdade: Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. Eu tenho a tristeza, mas a tristeza não me tem.

Pr. Messias Anacleto Rosa

Missão Integral

Galera da Vila Social

O projeto Galera da Vila, desenvolvido pela equipe da Área de Apoio Infantil da nossa igreja, nasceu de um sonho de pregar o evangelho para crianças da nossa vizinhança, por meio de atividades de contraturno com reforço escolar, oficinas de teatro e discipulado.

Atuamos desde 2022, e nesses dois anos temos percebido grande aprendizado e alegria das crianças por estarem no projeto. São inúmeros relatos de pais e professores sobre a mudança de comportamento e aprendizagens das crianças.

Atendemos crianças de 8 a 12 anos, vindas da escola pública, que não fazem parte da igreja. O mais lindo de todo o trabalho é ver as crianças que nunca tinham ouvido sobre Jesus, rendidas ao seu senhorio, orando e declarando amor ao Senhor!


INTERCESSÃO MUNDIAL

Líbia

A Líbia é, efetivamente, uma terra sem lei, onde tanto cristãos nativos quanto aqueles que estão de passagem, vindos de outros países, enfrentam violência extrema. Sem nenhum governo central para manter a lei e a ordem, grupos militantes extremistas islâmicos e grupos do crime organizado exercem o poder. Eles fazem cristãos de alvo e os sequestram, alguns chegam a ser mortos.

Se um líbio de origem muçulmana se tornar cristão, provavelmente, enfrentará pressão e abuso da família e da comunidade, para fazê-lo renunciar à fé, ou será morto. Cristãos que publicamente expressam a fé e tentam compartilhar o evangelho com outros, provavelmente enfrentarão prisão ou retaliação de grupos extremistas.

Um grande número de refugiados da África Subsaariana passa pela Líbia em uma tentativa de chegar à Europa. Muitos deles são cristãos, e seu tempo lá é altamente perigoso. Eles enfrentam assédio e ameaças de grupos extremistas islâmicos, podem ser sequestrados e usados para trabalho escravo por grupos do crime organizado. Alguns são colocados diretamente nas mãos de gangues do tráfico humano.

Houve uma pequena diminuição na pontuação de perseguição da Líbia, de acordo com a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição, causada principalmente por uma queda na violência relatada, embora a pontuação de violência continue muito alta. A pressão em todas as esferas da vida permanece no nível extremo. Embora o país esteja estabilizado até certo ponto e tenha menos conflito que no ano anterior, a vulnerabilidade geral dos cristãos no país permanece extremamente alta.

Pedidos de oração

-Ore pela estabilidade da nação, para que a lei e a ordem cheguem rapidamente à Líbia.
-Peça a Deus que quebre o poder dos grupos de crime organizado que exploram pessoas vulneráveis.
-Apresente os cristãos em oração, para que possam se comunicar em segurança uns com os outros e sejam encorajados.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Encontro das Células – No dia 27 de novembro, segunda-feira, às 20h, vamos ter um encontro de gratidão a Deus, no Espaço Esperança. Participe conosco!

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, e os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

 

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

2 Coríntios 6.10

Interação:

Entristecido, mas sempre alegre. Em Deus, a tristeza é passageira, breve estado de ânimo, condição temporária. A alegria é sólida, perene, duradoura. O apóstolo Paulo sabia disso. Por isso, compartilhou com os irmãos em Corinto: Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria (2 Coríntios 6.10). Vamos refletir em nossa célula a respeito de como nos manter alegres em meio às tristezas do mundo. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1.Qual tem sido a fonte da sua alegria?
2.Comente sobre esta frase: “Eu tenho tristeza, mas a tristeza não me tem”.
3.As pessoas têm visto em você uma atitude diferente diante das situações difíceis da vida?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 15 do Material de Tema Único. Título: Brilhando, brilhando. Princípio: Ser transformado é ser exemplo. Versículo para decorar: Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem (…) (Romanos 13.14 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis