Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Salmo do lamento à confiança

Série "Salmos"

Compartilhe:

Editorial

Quanto a mim, confio na tua graça; que o meu coração se alegre na tua salvação (Salmos 13.5 – NAA).

Uma das características marcantes do livro dos Salmos é que nele encontramos as mais lindas e livres expressões dos sentimentos do ser humano. Em seus 150 poemas, encontramos manifestações de alegria, tristeza, desespero, decepção, dor, júbilo, fé, incredulidade, força e fraqueza, dentre outras. Às vezes, tudo junto e misturado.

Essa era a realidade de Davi, quando expressa seu mais profundo lamento diante das adversidades na caminhada da vida e, de maneira surpreendente, progride para uma declaração de confiança em Deus. Vamos percorrer essa jornada com o salmista:

Um sincero lamento – Até quando? (Salmos 13.1, 2). Quem nunca? Quem, dentre nós, nunca perguntou ao Senhor: Até quando? Lamentamos o fato de não sermos, aos nossos olhos, atendidos em nossas petições e não compreendemos o que está se passando em nossa vida. O salmista chega a ponto de afirmar que Deus se escondeu dele. Isso trouxe profunda tristeza à sua alma. É nesse ponto que, muitas vezes, sentimos que o inimigo venceu a batalha. Estamos sujeitos a sermos invadidos por esse sentimento. Isso é ser humano. Apenas precisamos discernir em como não sermos presos nele e passarmos para a próxima fase.

Um profundo clamor – Olha para mim (Salmos 13.3). Quando somos invadidos por tristeza, desespero e lamento, somos lembrados pelo salmista que temos um Deus a quem recorrer. Do coração de Davi nasce um profundo clamor ao único que poderia socorrer: “Olha, responde-me, ilumina meus olhos e fecha a boca dos meus inimigos”. A quem ele dirigiu essa petição? Ao Senhor, o seu Deus. Somos desafiados agora, a levantar o mesmo clamor ao Senhor nosso Deus, por intermédio de Cristo, dizendo: “Olha para nós, Senhor!”

Uma genuína confiança – Quanto a mim (Salmos 13.5). Quando os olhos do salmista são iluminados mediante um clamor desesperado, surge, ou ressurge, uma fé confiante. Quanto a mim ele diz, ou quanto a nós podemos dizer, confiaremos na graça do Senhor, nos alegraremos e cantaremos que o Senhor é bom e nos tem feito muito bem. Sim, o Senhor é bom, em todo tempo, ele é bom. Quanto a nós, confiaremos no Senhor, o nosso Deus!

E é assim comigo e com você: Quantas vezes, num mesmo dia, vamos da incredulidade e sensação de derrota e abandono para uma declaração fervorosa de fé e confiança, crendo que nada nos abalará porque somos de Deus? Temos aqui um caminho a percorrer: do lamento à confiança. Vamos, juntos, salmodiar ao Senhor?

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Missão para o Interior da África – MIAF

Estamos muito animados com as perspectivas de 2023. Em janeiro aprovamos a saída de uma família para o campo e temos outras famílias e solteiros que, ainda neste semestre, devem sair para servir em ministérios e países diferentes. Além disso, já estamos preparando duas equipes de curto prazo que deverão servir em duas localidades diferentes em Moçambique. Seguindo nosso plano estratégico, neste ano esperamos enviar, pelo menos, dez novos missionários para ministério de plantação de igreja, discipulado e treinamento de líderes, mas temos crido que esse número poderá ser maior, já que o número de interessados tem crescido significativamente. Ore para que Deus continue vocacionando pessoas para o ministério da MIAF.

Novos projetos

Nós temos grandes desafios no início deste ano. Estamos mudando nossa plataforma de doações, e nosso sistema de candidatos deverá também passar por uma atualização. Além disso, com a graça de Deus, em breve teremos um novo site e uma repaginação de toda a nossa comunicação. Nossa equipe no escritório tem agora novos membros e todos nós estamos engajados em servir nossos missionários, as igrejas parceiras e nossos projetos no campo. Para isso, Patrícia e eu temos o desafio de coordenar esse time de homens e mulheres que dedicam sua vida para servir o reino, os obreiros e os povos da África, para que a mensagem do evangelho de Jesus os alcance. Por isso, contamos com suas orações!

Paulo Feniman – Dir. da MIAF


INTERCESSÃO MUNDIAL

Síria e Turquia

No dia 6 de fevereiro de 2023, Síria e Turquia foram atingidas por um forte terremoto. O tremor alcançou magnitude 7.8 com epicentro no estado de Gaziantep, Sul da Turquia. O terremoto foi seguido por um segundo tremor de magnitude 6.7 que atingiu outras cidades nos dois países. Autoridades afirmam que esse é um dos terremotos mais fortes na história da região.

As igrejas locais e os Centros de Esperança na Síria tornaram-se refúgios para os sobreviventes, que recebem comida e têm um local seguro para ficar.

Conheça uma testemunha local

Uma testemunha na Síria relatou: “O terremoto afetou muitas cidades na Síria, como Alepo, Latakia, Tartus, Homs e Hama. Foi assustador. Eu moro em um apartamento e agradeço a Deus, pois o edifício não foi destruído”.

Ela confirmou que 43 edifícios foram completamente destruídos. Há relatos de que na cidade de Latakia os prédios foram danificados também. “Não sabemos ainda quantos parceiros da nossa organização foram impactados na Síria. Estamos observando a situação para compartilhar as atualizações”, disse a parceira.

As primeiras imagens da cidade de Latakia mostram uma grande construção desmoronando e as equipes de busca procurando sobreviventes nos escombros. Pastores da região confirmaram que nas cidades de Adana e Elazigi não houve mortes de cristãos, mas a situação geral é devastadora. A Portas Abertas continua monitorando a situação e atua na região por meio de parcerias com organizações locais.

Fonte: Missão Portas Abertas

Vamos orar por esses países!

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Ainda estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do módulo 1 da EBE: Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Mais informações, acesse aqui.

(amp)mais – No dia 24 de fevereiro, estaremos retornando às atividades do (amp)mais. Você, que tem acima de 22 anos, é nosso convidado. Vamos nos reunir às 20h, no Espaço Palhano – Rua Ernani Lacerda de Athayde, 350. Convide seus amigos e participe!

Ordenação – No dia 22 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 19h30, o Presbitério de Londrina realizará o culto de ordenação de nosso irmão Luciano Porfirio Aparecido. Será no templo da Rua Mato Grosso, 806. Você é nosso convidado.

Bazar Beneficente – O Lar Maria Tereza Vieira vai realizar um bazar beneficente no dia 18 de março, das 14h às 18h, na IPI Filadélfia (Rua Guaranis, 897 – Vila Casoni). O lar está arrecadando doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado. As peças podem ser entregues no Espaço Esperança.

Encontro de Viúvas – No dia 18 de março, das 15h às 17h, vamos ter um encontro de viúvas no Espaço Esperança. Será um tempo de ministração da Palavra, troca de experiências e comunhão.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Intercessão

(Efésios 3.14-21; 6.18; 1 Tessalonicenses 1.2-3, 5.17; 2 Tessalonicenses 1.11-12; João 11.35; Romanos 12.15-16)

Com a graça de Deus vou orar por você, procurando conhecer o coração do Pai sobre a sua vida, sendo sensível e me importando com suas reais necessidades.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 13.5

Interação:

Quanto a mim, confio na tua graça; que o meu coração se alegre na tua salvação (Salmos 13.5 – NAA). O livro de Salmos é permeado por sentimentos humanos. O salmo 13 expressa o lamento do rei Davi, seu mais profundo pesar diante das perseguições. No entanto, ao mesmo tempo que lamenta ao Senhor, dirige a ele adoração, gratidão e louvor. Reafirma sua confiança na graça e salvação divinas. Vamos refletir na célula a respeito da nossa confiança no Senhor em momentos de angústia, perigo, tribulação. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Davi era um homem segundo o coração de Deus, porém, mesmo assim, a Palavra relata alguém que expressa suas fraquezas confiando no Senhor. Você já viveu uma experiência de perguntar: Até quando, Deus? Compartilhe.
  2. Diante do silêncio de Deus em suas petições, que sentimento tem despertado em seu coração?
  3. Em meio às adversidades, você louva a Deus crendo na sua soberania? Compartilhe uma experiência.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: Um bom investimento. Princípio: O povo de Deus faz discípulos. Versículo para decorar: E Paulo ficou ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus àquela gente (Atos 18.11 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis