Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: #tamojunto na honra

Série "#tamojunto"

Compartilhe:

Editorial

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10 NVI).

No Antigo Testamento, a palavra “honra” significa literalmente “pesado”, no sentido de valioso, caro. No Novo Testamento, a expressão refere-se a algo precioso, digno. Em outras palavras, na Bíblia “honrar” é: dignificar, distinguir, tratar com respeito, rememorar. Honrar faz parte da cultura bíblica, do estilo de vida inspirado nas Escrituras, e traz muitos benefícios para nós.

A cultura de honra na Bíblia deve começar desde criança com a honra aos pais. Daí a clara instrução de Deus a Moisés, reforçada pelo apóstolo Paulo: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6.1-3; ref. Êxodo 20.12). Honrar envolve obedecer e cuidar. O benefício será vida longa sobre a terra.

Uma família torna-se saudável e funcional quando existe honra no matrimônio. O marido coloca sua esposa em posição de honra e a esposa honra, de coração, seu marido: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.4). Honrar envolve fidelidade e respeito. O benefício é ser favorecido no julgamento do Senhor.

Em seguida, toda pessoa é estimulada pelo Senhor à honra aos mais velhos: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor (Levítico 19.32). Honrar envolve valorização e carinho. O benefício é que quem respeita os mais velhos será por eles estimado (Leia 1 Timóteo 5.1a).

O Novo Testamento amplia o ensino da honra aos líderes da igreja: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino (1 Timóteo 5.17 – NVI; leia também Hebreus 13.7). Jesus havia ensinado que: Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta (Mateus 10.41). Honrar envolve ter consideração e estima. O benefício de quem respeita os dons do Espírito depositados sobre o outro é ser por eles ministrado.

A Bíblia também ensina honra aos superiores no trabalho: Empregados, obedeçam a seus patrões e tenham respeito por eles. […] Trabalhem com um sorriso no rosto, tendo sempre em mente que não importa de quem venham as ordens, pois vocês estão servindo a Deus. O bom trabalho resulta em boa retribuição da parte do Senhor, sejam vocês escravos ou livres (Efésios 6.5-8 – A Mensagem). Honrar envolve gratidão e responsabilidade. O benefício será a retribuição vinda da parte do próprio Senhor.

Na esteira de pessoas a honrar, outro importante destaque é a honra às autoridades públicas: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas (Romanos 13.1 – NVI). Honrar envolve cidadania e civismo. O benefício de quem honra as autoridades é ser por elas honrado (Romanos 13.3).

As Escrituras incentivam a honrar as pessoas de uma maneira geral: tratai todos com honra (1 Pedro 2.17). Dentre muitas categorias, o ensino apostólico faz destaque a pessoas em condição de vulnerabilidade: Honra as viúvas verdadeiramente viúvas (1 Timóteo 5.3). Honrar envolve tratar bem e de maneira sensível. O benefício será uma sociedade socialmente justa e agradável.

Por fim, e mais importante, resta-nos render honra ao Senhor, não apenas com os lábios, mas de coração (Mateus 15.8) e de maneira concreta: Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provérbios 3.9-10). Honrar envolve fé e generosidade. O benefício é ser farto pelo próprio Senhor.

Não há qualidade de vida sem a presença de honra na vida. Quer seja no ambiente da família, vizinhança, igreja, trabalho, quer na vida civil: Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10b – NVI). A honra cria o ambiente virtuoso: honra gera honra, e pessoas honradas influenciam outros com sua honradez (Romanos 13.7). Por isso tudo e muito mais, #tamojunto na honra!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Ame!

O que sabemos sobre nós? O que sabemos sobre o outro? Do que realmente precisamos em nosso dia a dia? O que esperamos que o outro faça por nós? E, o mais importante nessa lista, o que podemos fazer pelo outro?

Foi nesse mar de questionamentos que o Senhor abriu nosso coração para receber, em abril deste ano, três famílias de refugiados da Ucrânia, em nossa igreja. Sabíamos tão pouco sobre a Ucrânia; não tínhamos ideia qual língua eles falavam; mas uma coisa era certa para nós: amávamos aquele povo e queríamos fazer algo por eles aqui no Brasil.

Deus levantou pessoas para servi-los de várias maneiras. Eles foram acolhidos com muito amor e toda nossa equipe fez, e ainda faz, o seu melhor para cada um. Com eles aprendemos a amar o diferente. Entendemos que aquilo que é bom para nós nem sempre é bom para alguém de outra cultura. Somos todos diferentes em muitas coisas, e somos todos iguais quando falamos de amor. O amor nos uniu. E o amor também nos separou.

Neste mês alguns refugiados precisaram retornar à Ucrânia, por amor à sua família, após mais de dois meses de muitas orações. Enquanto ponderavam os prós e contras, coube a nós, brasileiros, esperar sem palpitar. Mas por que não os impedimos de ir? Afinal, a Ucrânia segue em guerra. Porque não somos ucranianos. Porque não sabemos o que é deixar tudo para fugir de uma guerra e, muito menos, não sabemos o quão difícil é a decisão de ter que deixar um lugar “seguro” para voltar ao “inseguro”.

Os refugiados amavam sua família e por isso precisaram sair de sua terra. E por causa desse mesmo amor, foi preciso voltar. Deixaram tudo duas vezes. Abriram mão daquilo que tinham em dobro. E nós novamente aprendemos uma lição: fazer algo pelo outro não o prende a nós. O amor liberta. O amor é generoso. O amor nos torna bem pequenos em meio às grandes coisas que o Senhor coloca em nossa caminhada.

E com este pequeno depoimento quero dizer a você que ame. Ame sua terra e os seus. Ame sua cultura e tudo o que ela proporciona a você. Louve a Deus pela sua casa, mas não se apegue muito a ela. Se apegue ao imensurável e àquilo que vai acompanhar você todos os dias de sua vida, independentemente do lugar onde você estiver. Jesus, o nosso amor maior!

Tatiana Stoicov


INTERCESSÃO MUNDIAL

Índia

Como é a perseguição aos cristãos na Índia?

A perseguição aos cristãos na Índia se intensifica, visto que extremistas hindus visam limpar o país da presença e influência deles. A força motora por trás disso é a hindutva, uma ideologia que não considera os cristãos indianos e outras religiões minoritárias como verdadeiros indianos. Como os cristãos, geralmente, têm alianças fora da Índia, a hindutva alega que o país deve ser purificado da presença deles.

Isso tem levado cristãos e outras minorias religiosas a serem alvo sistêmico, muitas vezes de forma violenta e cuidadosamente orquestrada, incluindo o uso de mídias sociais para disseminar notícias falsas e espalhar ódio.

A pandemia da COVID-19 ofereceu uma nova arma aos perseguidores. Em algumas áreas, cristãos têm sido, deliberadamente, negligenciados nos locais de distribuição de ajuda do governo e são acusados de espalhar o vírus.

O que mudou este ano?

Embora tenha havido uma pequena redução nos níveis de violência contra os cristãos na Índia, no geral, a violência permanece em um nível extremo, e os níveis de pressão em todas as esferas permanecem muito altos ou extremos.

Um fator-chave nisso é o uso da mídia social. Quando um grupo de extremistas hindus ataca cristãos, uma das primeiras coisas que ele faz é pegar os celulares das vítimas para interrompê-las de gravar o incidente. Entretanto, o grupo filmará a violência e colocará na mídia social para promover sua agenda extremista.

Pedidos de oração da Índia

-Louve a Deus porque muitos estão conhecendo Jesus após serem curados de doenças; ore para que isso continue.
-Clame para que as empresas das mídias sociais façam mais para combater a disseminação de notícias falsas e ódio em suas plataformas.
-Ore por contínua proteção, fortalecimento e encorajamento de parceiros da Portas Abertas enquanto servem a igreja na Índia.

Fonte: Missão Portas Abertas

 

 

Tome Nota!

Espaço Água Pura – No dia 16 de novembro, às 17h, teremos um culto especial no Espaço Água Pura. Essa programação marca o novo enfoque que será dado a esse ministério a partir de agora. Contamos com sua presença. Endereço: Rua Guilherme da Mota Corrêa, 3463N – Jardim Shangri-Lá A.

Encontro das Células – No dia 25 de novembro teremos um culto de gratidão pelo ano. Horário: 20h. Local: Espaço Esperança. Participe!

Bazar do Instituto Esperança – O Instituto Esperança vai realizar um bazar de roupas e calçados usados nos dias 8 e 9 de dezembro, a partir das 9h, com horário agendado. O agendamento começará no dia 1 de dezembro, pelo telefone 3345-2262 ou por WhatsApp 43 9 9645-0076.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Romanos‬ 12.10

Interação:

Paulo nos ensina a honrar, considerar, dignificar, tratar respeitosamente. A quem devemos honrar? Pais, cônjuges, pessoas mais velhas, líderes da igreja, superiores no trabalho, autoridades públicas, as pessoas. Por fim, e mais importante, ao Senhor nosso Deus. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como ser bom sal da terra. #tamojuntonahonra.

Paulo Povedano

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como a Bíblia nos orienta a honrar nossos pais? Compartilhe.
  2. Vivemos dias de muita polarização política. Como deve ser o nosso comportamento a respeito da orientação bíblica de honrar as autoridades públicas? Compartilhe.
  3. Vamos conversar um pouco sobre a honra no matrimônio. Qual a orientação bíblica sobre o assunto? Compartilhe.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 3 do Material de Tema Único. Título: Koinonia. Princípio: O povo de Deus vive em comunhão. Versículo para decorar: Todos os que criam estavam juntos unidos e repartiam uns com os outros o que tinham (Atos 4.44 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis