Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Mães avivadas

Série "Avivados"

Compartilhe:

Editorial

Quando Pedro se deu conta disso, foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos estavam reunidos para orar (Atos 12.12 – NVT).

Diante de tantos atos do Espírito Santo entre os apóstolos, a Igreja estava crescendo e se espalhando por diversas regiões. A perseguição foi inevitável. Herodes Agripa, rei da Judeia, após mandar matar Tiago, irmão de João, perseguiu e prendeu o apóstolo Pedro, que havia se tornado um grande líder entre os primeiros cristãos. Foi lançado na cadeia sob a guarda de quatro escoltas, cada uma com quatro soldados. No entanto, enquanto Pedro estava no cárcere, a igreja orava fervorosamente a Deus por ele (Atos 12.5 – NVT). E quando a Igreja ora, o avivamento chega, milagres acontecem e o poder de Deus é manifesto. Pedro foi liberto do cárcere por meio de uma ação milagrosa de Deus. Nesse contexto, surge Maria, mãe de João Marcos, e com esta notável mãe podemos aprender algumas importantes e lindas lições.

Mães avivadas fazem de sua casa uma extensão da igreja. A casa de Maria havia se tornado um local de reunião dos cristãos naqueles dias. Onde estamos somos igreja, mas, nem sempre, nossa casa tem sido um local de reunião. Temos uma agenda apertada, são tantos os compromissos. A casa de Maria, contudo, mesmo diante da perseguição, foi o local para onde Pedro se dirigiu às pressas. Ele sabia que o povo estava em comunhão na casa de Maria, mãe de João Marcos.

Mães avivadas investem tempo na oração. O tempo para ler a Bíblia e orar tem sido negligenciado e nem sempre admitimos, e quando admitimos, nem sempre agimos para corrigir esse grave erro. Disse Lutero: “Muitas vezes fui levado à oração pela irresistível convicção de que este era o único lugar para onde podia ir”. Pedro não tinha para onde ir, senão, para um lugar de oração. Ele sabia que a igreja estava orando na casa de Maria, mãe de João Marcos.

Mães avivadas testemunham com urgência. No coração do ser humano existe um vazio que somente Jesus é capaz de preencher. Mas, “como crerão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14). Ao entrar na casa de Maria e contar sobre a obra realizada pelo Senhor no cárcere, pediu aos que ali estavam, que testemunhassem a Tiago e aos demais discípulos sobre o ocorrido. Pedro sabia que a igreja em oração teria coragem e ousadia para testemunhar, com urgência, sobre Jesus e o poder de Deus. E essa igreja estava ali, na casa de Maria, mãe de João Marcos.

Mães avivadas geram filhos como João Marcos. Vale mencionar que esse João Marcos, veio a se tornar o autor do Evangelho e foi assistente de três dos primeiros missionários: Barnabé, Paulo e Pedro. Marcos, como ficou conhecido, fez parte da primeira viagem missionária de Paulo, o serviu até o fim e deixou um importante legado para a igreja cristã. Sejam filhos biológicos, do coração, ou espirituais, mães e crentes avivados como Maria, geram filhos que queimam de amor por Jesus e pela igreja, e com um desejo ardente de servir, como vemos em Marcos.

Que o Senhor derrame sobre nós esse avivamento que faz da nossa casa um lugar de comunhão, oração e testemunho. Que nossos filhos amem a Jesus e proclamem com poder e ousadia a respeito da boa obra que ele começou e é fiel para completá-la. Aviva-nos, Senhor!

Pr. Daniel Zemuner

Missão Integral

Projeto Hafura

Em 2022, o Projeto Hafura manteve suas atividades nos dois ateliês: em Londrina (Brasil) e em Hurri Hills (Quênia).

O ano de 2022 foi desafiador para as atividades em Hurri Hills devido à seca. A falta de chuva trouxe muitos desgastes físicos, emocionais e espirituais. Mesmo assim, pudemos realizar aproximadamente trinta encontros compostos por devocionais, aulas técnicas e produções. Além disso, pudemos instalar painéis solares e baterias para uso de energia elétrica no ateliê, e agora temos máquinas de costura elétricas.

Queremos honrar a vida da Solange Ote Silva, missionária da MIAF, que é a gestora local do Hafura Hurri Hills. Ela está na linha de frente juntamente com uma equipe local: Talaso, sua auxiliar, e Galgalo, tradutor que também está sempre presente. Algo muito especial que aconteceu foi a primeira conferência de mulheres na igreja de Hurri Hills, com a participação de 56 mulheres. Muitas delas decidiram começar uma nova caminhada pessoal com Cristo. O tema da conferência foi Redenção, baseado na história de Rute.

Em Londrina, no ano de 2022, oferecemos 96 vagas para que mulheres pudessem receber a oportunidade de se desenvolverem, de forma gratuita, e se profissionalizarem nas técnicas de costura, bordado e crochê em malha, além do atendimento psicológico em grupo, e dos encontros devocionais. Foram 61 formandas.

O Hafura desenvolve seu próprio material e metodologia, tanto na parte técnica, como nos grupos de psicologia e também nas devocionais. Algo marcante foi a contação das histórias das próprias voluntárias, juntamente com um texto bíblico. Muitas alunas puderam se enxergar por meio de uma nova perspectiva e perceber que, em Cristo, é possível ser curada, liberta e transformada.

Toda honra, glória e louvor a Deus! Nossa missão é transformar o mundo das nossas alunas por meio do evangelho de Cristo.

Giovana Montosa Morais


INTERCESSÃO MUNDIAL

Egito

Cristãos relatam que a maioria das violações da liberdade de religião no Egito acontecem na esfera da comunidade. Os incidentes variam entre cristãs sendo assediadas enquanto andam nas ruas e multidões iradas de muçulmanos que unem toda a vizinhança para expulsar os cristãos, cujas casas e pertences são confiscados por esses grupos.

Esses incidentes acontecem com maior frequência no Alto Egito, nas comunidades rurais, onde movimentos salafistas estão ativos. O partido político salafista islâmico al-Nour continua a existir e opera legalmente no país, apesar de, constitucionalmente, partidos religiosos serem proibidos no Egito. Ele tem grande influência nas sociedades rurais, onde os índices de analfabetismo e pobreza são altos.

O presidente do Egito, al-Sisi, discursa, com frequência, de maneira positiva em relação à comunidade cristã. No entanto, a falta de aplicação das leis e a indisposição de autoridades locais para proteger os cristãos os tornam vulneráveis a todo tipo de ataque, sobretudo no Alto Egito.

É nítido o contraste entre o tratamento oferecido às mesquitas e a visão sobre novas igrejas cristãs, cuja construção é restringida, apesar das promessas do presidente de que as igrejas teriam um registro oficial e seriam legalizadas em todos os bairros. Cristãos de origem muçulmana enfrentam grande dificuldade para praticar a fé, pois a família exerce grande pressão para eles voltarem ao islã. O Estado também não reconhece a conversão ao cristianismo nesses casos.

O Egito desceu 15 posições na Lista Mundial da Perseguição. O principal motivo para isso foi a queda no número de denúncias de violência contra cristãos e a diminuição de assassinatos e depredação de popriedades por motivos religiosos. Incêndios foram reportados em nove igrejas, em agosto de 2022, mas a causa deles permanece incerta.

Apesar da diminuição, o nível de violência contra cristãos ainda é muito alto. Ao menos cinco cristãos são mortos e 20 cristãos são atacados por ano, entre outros incidentes. Além disso, um número significativo de cristãos de origem muçulmana foi preso ou atacado fisicamente pelas autoridades de segurança egípcias no último ano.

Pedidos de oração

– Ore para que as autoridades se mobilizem em defesa dos direitos dos cristãos.
– Peça ao Senhor que proteja e fortaleça os cristãos de origem muçulmana.
–    Clame para que o amor e a coragem dos cristãos egípcios influenciem os vizinhos e muitas pessoas cheguem aos pés de Cristo por meio deles.

Fonte: Missão Portas Abertas 

Tome Nota!

Curso Vida Nova – Estão abertas as inscrições para o curso Vida Nova que será realizado de 28 de maio a 18 de junho (4 aulas, aos domingos), das 10h às 11h30, no Espaço Esperança. Esse curso é destinado a você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 25 de maio. Acesse aqui.

Pizza Solidária – O Lar Maria Tereza Vieira está realizando uma promoção para angariar recursos para melhorias na instituição. Estamos vendendo pizza de presunto e queijo pré-assada para retirar no dia 27 de maio, das 9h às 14h, na sede do Lar (Rua Santa Clara, 165). Valor: R$ 40,00. O pagamento pode ser feito por pix (CNPJ: 80760879000109). O comprovante deve ser enviado no e-mail eventos@larmariatereza.com.br

Coração Valente – O Ministério Paz com Deus estará realizando de 2 a 4 de junho, um retiro para homens com o tema Coração Valente. Por que participar? Todo homem nasceu em um mundo em guerra e enfrenta um inimigo que está empenhado em roubar, matar e destruir tudo o que é bom e de valor (João 10.10). O ataque desse inimigo visa confundir e destruir a verdadeira masculinidade, tanto criando falsas versões do que é ser homem, como o machismo, quanto emasculando e enfraquecendo os homens, atingindo sua importância na família e na sociedade. Qual é o papel e o lugar do homem nessa batalha; a identificação e cura das feridas; como usar as armas espirituais, são alguns temas que serão abordados. O retiro será na Estância Montana, Fazenda Nata, em Londrina. Vagas limitadas. Para mais informações e inscrições entre em contato por WhatsApp 43 9 9634-2422.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Confiabilidade

(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9,13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)

Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 12.12

Interação:

Mãe é projeto de Deus. Jesus veio ao mundo por meio dela, Maria, dedicada, intercessora, instrumento essencial no ministério da salvação. Outra mãe essencial, também chamada Maria, foi a mãe de João Marcos, autor do Evangelho. Atos 12 retrata perseguição violenta de Herodes Agripa aos cristãos. Tiago, irmão de João, havia sido morto à espada. Pedro, encarcerado. Deus atendeu as orações fervorosas da igreja reunida na casa da mãe de Marcos. Um anjo libertou Pedro, que, prontamente, foi àquela casa para que todos pudessem testemunhar a ação poderosa e o amor incondicional de Jesus. Mãe, figura especial em nossa vida, refúgio seguro, presente do Pai. Vamos refletir em nossa célula a respeito da importância de mães avivadas na obra de Cristo. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. De acordo com a ministração da Palavra, quais são as atitudes de Maria, mãe de João Marcos, que nos inspiram a seguir o seu exemplo?
  2. Compartilhe uma experiência que aconteceu quando você abriu sua casa para o encontro da célula ou de oração.
  3. Conte um testemunho de discipulado com seus filhos naturais ou de coração (espiritual).

 

Crianças:

As crianças, nesta semana, participarão do momento de edificação juntamente com os adultos.

 

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis