Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8.12 – NAA).
A luz é uma das metáforas mais ricas usadas pela Bíblia na busca de revelar quem Jesus é. Compreender que Jesus é a luz do mundo implica dizer que não há sombra, dubiedade, variação em suas intenções, atitudes, ou palavras. Nele não há obscuridades, incertezas, hesitação ou dúvida. Como a luz, ele é íntegro, inteligível, transparente e límpido. Implica também em compreender que o mundo está em trevas. Esse pequeno versículo de João 8.12 dá luz a três verdades maravilhosas.
Para não vivermos em trevas, não termos momentos de blecaute, situações de escuridão, posicionamentos ignorantes, conduzidos pela ambiguidade, sofrendo do mal da hesitação, andando em círculos, confuso nos labirintos que nos metemos, Jesus nos convida a conhecer a luz (Eu sou a luz do mundo). Por isso, a luz veio ao mundo (João 3.19), sim, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade (João 1.9 – NAA). Jesus disse: eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (João 12.46 – NAA). Disse mais: enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo (João 9.5 – NAA). Não precisamos mais viver nas trevas, sem discernimento e entendimento, tropeçando e caindo, em desespero e morte. Aquele que é o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível (1 Timóteo 6.16), nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9). Definitivamente, Cristo nos libertou do império das trevas (Colossenses 1.13)! Em meio à escuridão de nossa vida Deus faz a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo (2 Coríntios 4.6 – NTLH).
Ato contínuo, Jesus nos habilita a andar na luz (Quem me segue não andará nas trevas). Quando nascemos para a luz, tudo muda, pois as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha (1 João 2.8). No aspecto espiritual nos tornamos filhos da luz e filhos do dia; não mais da noite, nem das trevas. (1 Tessalonicenses 5.5). Outrora, éramos trevas, porém, agora, somos luz no Senhor; andemos, pois, como filhos da luz (Efésios 5.8). Passamos a ter um novo estilo de vida, novos padrões de vida. Quando estávamos nas trevas, tropeçávamos em pedras que não enxergávamos, caíamos em buracos que desconhecíamos. Agora nossos olhos podem ver, nossa mente discernir, nossa vontade decidir. No aspecto moral, o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade (Efésios 5.9 – NVI). Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 João 1.7). No aspecto intelectual, temos acesso a uma iluminação completa: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Salmos 119.105). Temos acesso ao pensamento e sabedoria do Senhor, aos seus conselhos e instruções, pois Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz (Daniel 2.22). Andar na luz nos faz enxergar o caminho, desviar dos obstáculos, evitar os acidentes, para alcançarmos nosso destino.
Como consequência natural, Jesus nos desafia a resplandecer a luz (pelo contrário, terá a luz da vida). Ao andarmos na luz, nos tornamos irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandecemos como luzeiros no mundo (Filipenses 2.15). Jesus afirmou: Vocês são a luz do mundo. Assim também brilhe a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês que está nos céus (Mateus 5.14, 16 – NVI). Isso implica em vencermos totalmente as trevas, pois a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela (João 1.5). Imagine-se em um ambiente muito escuro quando, de repente, você recebe uma lanterna potente que pode ser acesa para resplandecer a luz. O mundo em trevas quer olhar para a luz de Cristo transmitida por nossa vida.
As trevas cheiram angústia, pavor, morte. A luz alegra, anima, fortalece. Nosso destino em Cristo é a luz. O mesmo apóstolo João que escreveu que Jesus é a luz teve a revelação do nosso futuro quando registrou: Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos (Apocalipse 22.5).
Acolhendo refugiadas
Fui convidada pela Associação Casa para auxiliar na mobilizaçāo do VII Fórum Refugiados. Foram três meses muito intensos. Fui me envolvendo e sendo inserida no contexto da causa migratória no Brasil, onde governos federal, estadual e municipal, além de diferentes organizações civis e religiosas de vários estados, foram mobilizados para o evento.
O tema do fórum era “Como acolher na comunidade de fé”. Tivemos uma expressiva participação de 178 pessoas, de diferentes estados brasileiros, e representantes de oito países: Equador, Espanha, Bolívia, Inglaterra, Afeganistāo, Paquistāo e Ucrânia. Tivemos também o Programa Jovens Líderes, onde mais de vinte jovens que atuam ou querem atuar na causa migratória puderem receber e compartilhar de suas experiências ou desejos. Fiquei muito feliz que o Yuri, por meio de uma oferta de amor da 1ª IPI de Londrina, pôde participar, se envolvendo tanto no programa como nos ajudando, e muito, como staff.
Um setor da CIM/AMTB – Cuidado Integral do Missionário chamado PHILHOS oferece todos os anos um acampamento para os filhos de missionários. Foi muito impactante para o Yuri que pôde encontrar os “primos” da Antioquia. Como ele diz: “Māe, essa amizade vai durar para o resto da vida, não importa onde estivermos morando ou quanto tempo nāo nos vermos. Me sinto eu mesmo no meio de todos aqueles que têm uma estória como a minha.”
Escuta Compassiva
Uma aluna está no Brasil há quase seis anos. Ela é de Marrocos. Veio para o Brasil sozinha. Começou fazer o curso de português na Compassiva logo que chegou. Por conta da dificuldade para aprender uma segunda língua, percebemos que ela nāo era alfabetizada em sua própria língua. Iniciou-se um trabalho individual de alfabetizaçāo. A vida dela aqui sempre foi muito difícil, foi muito trapaceada por pessoas mal-intencionadas. Veio a pandemia e teve que viver de favores. Ela voltou à Compassiva no ano passado. Ainda não dava para entender o português que falava. Uma mulher começou a ajudá-la dentro da sala de aula, como professora auxiliar, por saber a língua. E nesse relacionamento que foi crescendo e ela avançado no português, ouviu do Evangelho, aceitou a Cristo e, hoje, até o seu semblante mudou completamente. Frequenta um grupo com um pastor que fala sua língua nativa e é visível o crescimento dela no Senhor. No momento, está com problema com seu visto de refugiada, podendo ser deportada para o seu país de origem. Orem por ela, por favor!
Em nossa roda de conversa, aproveitamos para falar sobre o setembro Amarelo – Saúde Mental. Foi muito gratificante e produtivo vê-las olhando para si mesmas reconhecendo o quanto sāo especiais e que as circunstâncias que foram acometidas nāo definem quem sāo.
Temos 3 meses pela frente até terminar o ano.
Muitas coisas podem acontecer ainda. Uma delas é que aguardamos o Ian em dezembro aqui no Brasil.
O que mais desejo é que o Senhor continue mostrando para mim o meu papel nas relações, comigo mesma, com meus filhos, com os refugiados, lembrando-me que faço parte dos “curadores feridos”, mas que ele é meu refúgio, força, abrigo e fonte de todas as coisas.
Sempre eternamente grata por você e pela igreja continuarem conosco nessa jornada de apoio e acolhimento aos estrangeiros.
Com todo meu carinho, respeito e gratidāo,
Márcia Silveira
INTERCESSÃO MUNDIAL
Coreia do Norte
A Coreia do Norte permanece um local extremamente hostil para os cristãos viverem. Se descobertos pelas autoridades, cristãos são enviados para campos de trabalho forçado como prisioneiros políticos, onde as condições são cruéis, ou mortos no local — a família deles compartilhará do mesmo destino. Cristãos não têm absolutamente nenhuma liberdade.
É quase impossível para cristãos se reunirem ou se encontrarem para cultuar. Aqueles que arriscam se encontrar devem fazer isso em sigilo absoluto — e sob enorme risco. Uma nova lei do pensamento antirreacionário torna amplamente claro que ser cristão ou possuir uma Bíblia é um crime sério e será severamente punido.
Um relatório publicado em 2022 pela Associação Internacional de Advogados e Comitê de Direitos Humanos na Coreia do Norte disse que cristãos são alvos e expostos a tortura em prisões norte-coreanas. “Os períodos de detenção são documentados como sendo mais longos para os cristãos do que para outros grupos, testemunhas relataram que ‘cristãos identificados são interrogados por longos períodos, geralmente sob tortura’ e sujeitos a algumas das piores formas de tortura para forçá-los a incriminar outros durante o interrogatório”, afirma o relatório.
O motivo para tal perseguição extrema é que o cristianismo é visto como uma ameaça específica à ideologia ditatorial e ao regime do país. Cristãos são vistos como inimigos da liderança governamental e da sociedade no geral.
Ao longo do ano, contatos da Missão Portas Abertas ouviram de fontes confiáveis que algumas dezenas de cristãos norte-coreanos de várias igrejas secretas foram descobertas e executadas. Também disseram que mais de 100 membros das famílias deles foram reunidos e enviados para campos de trabalho forçado.
Esses relatos mostram que a vida ficou ainda mais difícil para cristãos norte-coreanos com a recém-introduzida lei do pensamento antirreacionário — que deixa claro que ser cristão e/ou possuir uma Bíblia é um crime sério e será severamente punido — coincidindo com o aumento nos incidentes de violência relatados contra cristãos.
Fonte: Missão Portas Abertas
Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB. A eleição, que é on-line, teve início no dia 7 e vai até este domingo, 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa. O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para atualizar o seu cadastro, acesse aqui.
Autoridade sem traumas – No dia 20 de outubro, sexta-feira, às 20h, haverá uma palestra para pais, com Gabriela Arruda, sobre o tema “Autoridade sem traumas” Local: Espaço Esperança.
Workshop para Facilitadores – A Área de Apoio Infantil está promovendo um Workshop para facilitadores das igrejas do Presbitério de Londrina e do Sínodo Rev. Jonas Dias Martins. Será no dia 21 de outubro, sábado, às 14h, no Espaço Esperança. Valor: R$ 15. Inscrições aqui.
Vida Nova – Nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro, vamos ter mais uma edição do curso Vida Nova. Nas sextas-feiras (dias 20 e 27), as aulas serão das 20h às 21h30; nos sábados (dias 21 e 28), as aulas serão das 15h às 16h30. Local: Espaço Esperança. Esse curso é para você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 18 de outubro, às 18h. Acesse aqui.
Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições; entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.
Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, e os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.
Acampamento de crianças – De 10 a 12 de novembro, vamos ter acampamento de crianças, de 6 a 10 anos. Tema: Do Aba. Valor: R$ 300. Inscrições na secretaria da Área Infantil, no Espaço Esperança, nos horários de culto, e de segunda a quinta, das 14h às 17h. No domingo do acampamento, teremos almoço para os pais. Os convites poderão ser adquiridos antecipadamente.
Acampamento de jovens –
De 17 a 19 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, acima de 18 anos, com o tema Origem. Vamos abordar a importância de o homem e a mulher exercerem seu papel conforme o propósito de Deus. Inscrições abertas. Valor: R$ 350, podendo ser parcelado em até 4x. Vagas limitadas.
Princípio
Princípio da Submissão
(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)
Submeto-me à liderança dos irmãos que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Só Jesus é a luz. O apóstolo João registrou essa preciosa lição em seu evangelho (João 8.12). Compreender que Cristo é a luz capaz de tirar o mundo das trevas muda a maneira como enxergamos as coisas. Com os olhos espirituais abertos, estaremos seguros na caminhada. Jesus nos convida a conhecê-lo: a luz salvadora. Ele nos tira das trevas e nos habilita a andar na luz, sob vários aspectos: espiritual, moral, intelectual. Além disso, o Filho de Deus nos desafia a resplandecer em nosso próprio rosto a sua luz. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como ser reflexo da luz divina em meio a este mundo. (Paulo Povedano)
Algumas perguntas para reflexão:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 10 do Material de Tema Único. Título: Quem sabe mais? Princípio: Aqueles que são transformados reconhecem a soberania de Deus. Versículo para decorar: Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém! (Romanos 9.5b – NTLH).