Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Só Jesus é descanso

Série "Só Jesus"

Compartilhe:

Editorial

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30 – NAA).

A vida traz consigo suas cargas e sobrecargas, pesos e sobrepesos. São incontáveis as aflições, adversidades, ameaças e perigos que sobrevêm sobre o ser humano.  Quer seja dentro da família, na escola, no trabalho, na vizinhança ou na rua, temos sofrido com relacionamentos rompidos, agressões e hostilidades das mais variadas formas e intensidades. Somos vítimas e réus. Sofremos e causamos dor. Em algum momento da vida, ou em toda vida, chega o tempo em que nos sentimos cansados e, pior, sobrecarregados. Nesse contexto, Jesus mostra a seus discípulos o caminho que liberta e produz uma nova vida.

Andar até Jesus (Venham a mim) é o primeiro passo. Não adianta buscar em outra pessoa, atividade ou lugar. Só ele tem resposta ao coração aflito. Só ele tem palavras de vida eterna. Só ele tem poder e autoridade para nos libertar. Só ele tem saída para os labirintos que nos metemos. Mas, não é se achegar de qualquer maneira. Há um jeito aceitável: por meio de um coração contrito e arrependido. Por isso, Tiago declarou: Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tiago 4.8). Coração contrito e arrependido jamais será desprezado pelo Senhor (Salmos 51.17). Quando nos achegamos a Deus, imediatamente recebemos alívio (e eu os aliviarei), mas continuamos cansados. Como em um pronto-socorro, ao chegarmos recebemos os primeiros procedimentos, que nos trazem alívio, mas é necessário todo o tratamento mais profundo.

Andar com Jesus é o que vem a seguir (Tomem sobre vocês o meu jugo […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve). Jugo é uma barra ou armação de madeira colocada ao redor do pescoço de dois animais de tiro, especialmente bois, para uni-los na tarefa de carregar a carga. Com isso, os animais caminham juntos, na mesma direção, dividindo a carga. Perceba que Jesus não está falando que ele tomará o nosso jugo, mas que nós é que devemos tomar o jugo dele. Isso implica andar ao lado em submissão às suas palavras, ao caminho que ele irá percorrer, na direção que ele quer dar. Muitos se achegam, mas nem todos o seguem. Por isso, continuam cansados. Já fardo refere-se a carga,  peso, bagagem. Refere-se ao que carregamos em nossos ombros, em nossa consciência, em nossa alma. Quando nos submetemos ao seu jugo, não haverá mais peso sobre nós, pois os ombros de Jesus são mais largos e fortes. Por isso seu jugo é suave e seu fardo é leve para nós, pois é carregado por ele.

Andar como Jesus é o que naturalmente acontecerá na caminhada com Cristo (aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração). Mansidão é a virtude de Jesus que nos livra em tempos de adversidade. É o que o fez dormir mesmo quando o barco estava em meio à tempestade. Tempestade lá fora, mas não aqui dentro (Marcos 4.35-41). Ela é necessária para esperar o agir de Deus, para não se deixar dominar pelo medo, para blindar o coração contra as angústias que nos invadem nos tempos de tempestades. Humildade é a virtude de Jesus que nos livra dos tempos de glória. Ela é o que o fez glorificar o Pai em todo o tempo, mesmo tendo sido o instrumento para operação de tantos milagres e maravilhas (João 17.4) Ela é necessária para evitar o orgulho e o falso conceito que somos bons e poderosos quando a situação está a favor. Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe. (Provérbios 27.21). Diante dos louvores a humildade verdadeira é aquela do coração que sabe que todas as fontes de sua vida vêm do Senhor e não traz para si a glória. O orgulho pesa mais que a angústia.

Não somente alívio, mas há um repouso preparado para o povo de Deus (Hebreus 4.9). Vamos nos achegar a Jesus, seguir seus passos e aprender dele. Em outras palavras, vamos nos tornar seus discípulos. Somente assim encontraremos perfeito descanso para nossa alma (vocês acharão descanso para a sua alma).

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Casa das Formigas

Em primeiro lugar, quero agradecer pela viagem ao Brasil; sete anos depois, veio a nossa primeira viagem missionária pela Casa das Formigas. Foi um tempo precioso de reencontro com os amados irmãos em Cristo, amigos, padrinhos, madrinhas, e igrejas que cooperam com a obra. Gratidão por cada um. Na visita às igrejas tivemos o privilégio de ministrar a Palavra com o tema: “O chamado de um menino”, tendo como base o texto de 1 Samuel 3.1-21.

Na minha família encontrei todos de boa saúde, graças a Deus, e assim como na Casa das Formigas estão todos bem. Já reuni com as crianças para contar-lhes sobre a viagem e testemunhar como a boa mão do Senhor nos conduziu. Aqui as crianças e a equipe oram por vocês

Nossas atividades com as crianças seguem normalmente, no que diz respeito ao cuidado em todas as etapas em curso: são 270 crianças todos os dias, 40 meninos e meninas que moram na Casa das Formigas (cuidado integral). Isso resulta em mais de 400 refeições diárias, além dos atendimentos nas oficinas profissionalizantes, reforço escolar, aulas bíblicas, música e discipulados.

No próximo mês, vai ter acampadentro para adolescentes de 14 a 18 anos. Queremos proporcionar um ambiente cristão, dinâmico, com talentos, muitos jogos, brincadeiras e, o mais importante, a Palavra de Deus. Ela tem poder para transformar vidas.

Desde o fim do ano passado, temos o desejo de avançar com o Projeto de pintura e reabilitação da Casa das Formigas. O custo disso é alto, o objetivo é a pintura geral, interna e externa de toda a Casa das Formigas, a saber: 9 salas de aulas, 2 dormitórios das crianças (masculino e feminino), 2 refeitórios, 1 cozinha e prédio administração (escritórios), muros de vedação e portões.

A boa notícia é que o Senhor já começou a levantar o recurso, mas ainda falta muito. Coloque esse projeto nas mãos de Deus em oração. Queremos ver a Casa das Formigas ficar mais bonita, alegre e confortável para as crianças.

Motivos de Oração

  • Pela Casa das Formigas; gratidão pela viagem ao Brasil; pela mobilização e engajamento;
  • Ore pelo acampadentro; que vidas sejam impactadas; ore por conversões;
  • Pelos adolescentes; pelas professoras e equipe;
  • Pela pintura da Casa das Formigas.

Pastor Simione Mate


INTERCESSÃO MUNDIAL

Nicarágua

As igrejas na Nicarágua que se posicionam contra a injustiça e as violações dos direitos humanos que o governo comete são vistas como agentes desestabilizadores. Isso as torna alvos de hostilidade, o que inclui intimidação, assédio, vigilância, prisões e ataques.

Igrejas católicas romanas são as mais suscetíveis à oposição. O governo é particularmente hostil às igrejas que ofereceram abrigo e cuidados às pessoas durante os protestos contra o governo que irromperam em 2018.

As igrejas continuam sob vigilância constante e recebem difamações com frequência. A proximidade das eleições e as mudanças recentes na lei foram usadas como pretexto para rotular os líderes cristãos como terroristas e golpistas. Isso aumentou as restrições às igrejas e às organizações cristãs.

A hostilidade aos cristãos aumentou na Nicarágua, o que levou o país a estar entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição. Desde que os protestos contra o regime ditatorial começaram em 2018, o presidente Daniel Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, buscaram calar vozes dissonantes, especialmente a da igreja, que tem um papel de influência no país.

Escolas cristãs e canais de televisão foram fechados, assim como instituições religiosas de caridade. Ao mesmo tempo, cristãos são presos e condenados arbitrariamente. O objetivo é calar os cristãos e fazê-los perder credibilidade diante da população.

Pedidos de oração

-Ore pelos que foram afligidos pela hostilidade do governo para que encontrem cura e forças para seguir a Jesus.
-Peça ao Senhor para que a oposição do governo não impeça que os cristãos compartilhem as boas-novas com ousadia.
-Rogue ao Espírito Santo para que transforme o coração dos governantes e passem a ver os cristãos com bons olhos.

Fonte: Missão Portas Abertas 

Tome Nota!

Pastor titular – De 7 a 15 de outubro, tivemos assembleia geral extraordinária para eleição do pastor titular da Igreja, por um período de cinco anos, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB. Atingimos mais do que o quórum mínimo, com 1639 votantes. O Pr. Rodolfo Montosa foi eleito com 1584 votos. Nossa gratidão a Deus!

Vigília de OraçãoVigiem e orem (Mateus 26.41 – NVI). Eis que venho sem demora (Apocalipse 3.11 – ARC). Inspirados nessas palavras de Jesus, em face às guerras e aos rumores de guerras que estamos vendo acontecer, teremos um encontro de oração e intercessão no próximo dia 30, segunda-feira, das 18h às 22h, no Espaço Esperança. Venha vigiar e orar conosco!

Acampamento de crianças – De 10 a 12 de novembro, vamos ter acampamento de crianças, de 6 a 10 anos. Tema: Do Aba. Valor: R$ 300. Inscrições na secretaria da Área Infantil, no Espaço Esperança, nos horários de culto, e de segunda a quinta, das 14h às 17h. No domingo do acampamento, teremos almoço para os pais. Os convites poderão ser adquiridos antecipadamente.

Acampamento de jovens – De 17 a 19 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, acima de 18 anos, com o tema Origem. Vamos abordar a importância de o homem e a mulher exercerem seu papel conforme o propósito de Deus. Inscrições abertas. Valor: R$ 350, podendo ser parcelado em até 4 vezes. Vagas limitadas.

Retiro União – O Ministério Paz com Deus está com inscrições abertas para um retiro que tem como tema “União: chave para a vida abundante”, e vai abordar sobre a nossa união com Cristo e o que isso representa em nossa caminhada na fé. O retiro será de 27 a 29 de outubro, na Estância Montana, em Londrina. Vagas limitadas. Para informações e inscrições, entre em contato por WhatsApp: 43 9 9634-2422.

Congresso de Surdocegos – 12 de novembro é o Dia Nacional do Surdocego. Para marcar essa data, o Ministério Lição de Amor está promovendo um congresso sobre o tema, com a preletora Rosani Suzin, que é referência na comunidade surda do Brasil. O evento, que será de 10 a 12 de novembro, é gratuito e aberto para surdos e ouvintes. Local: Espaço Esperança. Inscrições aqui.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições; entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, e os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Crescimento

(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)

Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Mateus 11.28-30

Interação:

Jugo, parelha ou canga é uma peça de madeira encaixada sobre a cabeça de dois bois, permitindo, assim, melhor aproveitamento da força de ambos. Portanto, está baseada na distribuição eficiente da carga. Em seu evangelho, Mateus retratou uma das mais importantes realidades presentes desde aquele tempo: Só Jesus é descanso (Mateus 11.28-30). Por isso, Cristo nos oferece lugar sob o seu jugo. Em Jesus, o fardo é leve, suave, tranquilo. Nele, o alívio é certo. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como achegar ao perfeito descanso: Jesus Cristo de Nazaré. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como foi a primeira vez que você caminhou até Jesus? Você se lembra? Compartilhe.
  2. Andar com Jesus nos molda. Qual a maior transformação que sente em sua vida após Jesus entrar nela?
  3. Jesus é descanso! Por que, então, ainda andamos tão cansados?
  4. Qual fardo você tem mais dificuldade de entregar para Jesus ajudá-lo a carregar?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 11 do Material de Tema Único. Título: Quem irá? Princípio: A transformação nos leva a anunciar a Boa Notícia. Versículo para decorar: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” (Romanos 10.15b – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis