Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Refúgio no Senhor

Série "Salmos"

Compartilhe:

Editorial

Guarda-me, ó Deus, pois em ti me refugio (Salmos 16.1 – NVT).

Muitos são os cânticos de Davi escritos em diversas circunstâncias de sua vida. O grande rei se apresentava forte e confiante, mas, também, como uma criança indefesa; paciente e esperançoso, mas, por vezes, em angústia e dor. Não é possível decifrarmos o contexto exato no qual esse poema foi escrito, mas é certo de que trata-se de um hino de confiança no Senhor, o seu mais alto esconderijo e refúgio.

Deus pessoal e cuidadoso. Guarda-me, ó Deus, pois em ti me refugio. Eu disse ao Senhor: “Tu és meu Senhor! Tudo que tenho de bom vem de ti” (Salmos 16.1-2 – NVT). Com essa introdução Davi deixa claro que o grande Deus, Javé, é também o Adonai, seu Senhor pessoal. O pronome possessivo retrata um Deus íntimo e cuidadoso e isso o leva a se expressar de maneira grata pelas bênçãos recebidas. A fonte é o Senhor.

Deus único e generoso. Nos versos seguintes (Salmos 16.3-6), de maneira curiosa, Davi faz um contraste entre o povo eleito, que permanece fiel ao Senhor, e aqueles que correm atrás de outros deuses. Declara que sua fidelidade ao Senhor está firmada na convicção de que somente o nosso Deus, único e generoso, é a porção de sua herança, capaz de derramar bênçãos sem medida e uma sensação agradável de saciedade.

Deus companheiro e conselheiro. Em seguida, vemos uma certeza de que esse Deus se apresenta como um guia, ajudador, conselheiro. Louvarei o Senhor, que me guia; mesmo à noite meu coração me ensina. Sei que o Senhor está sempre comigo; não serei abalado, pois ele está à minha direita (Salmos 16.7-8 – NVT). Esse louvor sincero surge da convicção de que em todo tempo o poderoso Deus está ao nosso lado, guiando, protegendo e dando conselhos. Sua presença impede a sensação de abandono e abalo. Ele é o nosso defensor! Ele vem nos socorrer!

Deus que traz alegria e vida. Não é de admirar que meu coração esteja alegre e eu exulte…tu não deixarás minha alma entre os mortos (Salmos 16.9-10 – NVT). Ainda que o cenário seja de adversidade Davi encontra em Deus seu mais alto refúgio e essa certeza resulta em alegria. A vida terrena não é suficiente para usufruirmos de todas as bênçãos disponíveis no Pai. Ele ainda concede a eternidade para o conhecermos e nos deleitarmos. Embora Davi e o povo de Israel tenham experimentado essas bênçãos, a concretização final e verdadeira dessas bênçãos se dá por meio de Cristo.

Deus que sempre tem mais. Por isso o salmo termina falando de um futuro glorioso. Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre (Salmos 16.11 – NVT). A conjugação dos verbos no futuro expressa a vinda de Jesus, o que torna o salmo 16 messiânico. De maneira profética, Davi relata a existência de um Deus conosco, presente, que trará definitivamente a alegria de sua presença constante.

Aqueles que se refugiam em Deus encontram vida em Cristo. Somente Jesus nos satisfaz e assim o será por toda eternidade. Ali haverá plenitude de alegria e delícias perpetuamente. Aleluia!

Pr. Daniel Zemuner Barbosa

Missão Integral

Em novo campo

Nossos missionários Gabriel, Crislaine e os filhos Estevão e Melina iniciaram uma nova jornada ministerial neste ano, na base da WEC Brasil | Missão Amem, em Belo Horizonte. Eles estão atuando no treinamento de missionários para o campo. Confira as últimas notícias da família:

O período inicial aqui de acomodação (compra de móveis, utensílios, roupa de cama, pintura do apartamento e etc)  e montagem do nosso apartamento já passou. Graças a Deus quase tudo está pronto, faltam poucas coisas.

As crianças já estão na escola, estão gostando. Melina super animada e Estevão ainda se adaptando à nova turma e colegas diferentes.  A escola é bem perto, dá para ir andando.

Estamos congregando na Oitava Igreja Presbiteriana, que é muito acolhedora, fica perto da nossa moradia e as crianças gostaram muito.

No ministério estamos iniciando, e em processo de interação e aprendizagem. Mas já estamos atuando. Até agora tem uma família confirmada para ingressar como novos missionários e outros em processo inicial de inscrição. Oramos por mais missionários.

Crislaine e Gabriel Poleto


INTERCESSÃO MUNDIAL

Cuba

O regime comunista de Cuba não tolera vozes dissidentes ou quaisquer outras instituições que ganhem influência ou poder. A igreja é vista como ambos, e os cristãos são perseguidos pelas autoridades.

Ativistas cristãos ou líderes religiosos que falam contra a corrupção ou questões políticas podem ser detidos e presos. Outros são difamados ou agredidos pelas autoridades e seus simpatizantes. O governo tem um banco de dados de igrejas e pastores considerados “contrarrevolucionários”, mas os cristãos temem que seja outra forma de monitorá-los e controlá-los.

A Cuba comunista tem o objetivo de reprimir a religião e reduzir a influência da igreja. Hoje, isso é feito recusando-se a registrar novas igrejas ou permitir que comprem ou usem instalações para se reunir legalmente.

Isso força muitos cristãos a se reunirem ilegalmente em igrejas domésticas não registradas. Se eles forem pegos, podem ser multados, ter as propriedades confiscadas ou a igreja fechada. É difícil para os cristãos obterem visto para visitar as igrejas cubanas, e é considerada uma “atividade suspeita” se um cristão cubano tentar visitar irmãos em outros países. Isso torna muito difícil a comunhão internacional e a obtenção de literatura cristã.

O Estado não permite que os cristãos tenham liberdade de consciência em questões sociais. Por exemplo, se o Estado aprovar uma nova legislação sobre o casamento, as igrejas serão forçadas a cumprir. Se não o fizerem, os líderes da igreja serão monitorados e ameaçados pela agência de segurança do Estado.

Cuba subiu dez posições na Lista Mundial da Perseguição 2023, devido ao aumento da violência e da pressão em todas as esferas da vida. O regime ditatorial intensificou suas táticas repressivas contra todos os líderes, e ativistas cristãos são considerados opositores ao comunismo. As medidas do governo incluíram prisões, sequestros, multas arbitrárias, vigilância rigorosa, licenças e vistos religiosos negados e abuso físico e mental.

Pedidos de oração de Cuba

– Interceda para que o regime perca a força, acabe com a vigilância e honre a liberdade religiosa.
– Clame para que os parceiros da Portas Abertas sejam cheios do Espírito Santo no encorajamento das igrejas que se sentem isoladas do mundo.
– Ore para que Deus dê sabedoria e coragem aos cristãos que desejam defender os valores bíblicos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Curso de Noivos – De 4 a 25 de março vamos ter Curso de Noivos. Serão quatro encontros, das 14h às 16h, pelo Zoom. Inscrições aqui.

Curso Vida Nova – De 27 a 30 de março vamos ter mais uma edição do Curso Vida Nova, das 20h às 21h30, no Espaço Esperança. Esse curso é para você que deseja se tornar membro da nossa Igreja. Inscrições aqui.

Bazar Beneficente – O Lar Maria Tereza Vieira vai realizar um bazar beneficente no dia 18 de março, das 14h às 18h, na IPI Filadélfia (Rua Guaranis, 897 – Vila Casoni). O lar está arrecadando doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado. As peças podem ser entregues no Espaço Esperança.

Encontro de Viúvas – No dia 18 de março, das 15h às 17h, vamos ter um encontro de viúvas no Espaço Esperança. Será um tempo de ministração da Palavra, troca de experiências e comunhão.

Para a sua Célula

Princípio

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 16.1

Interação:

O Salmo 16 transmite a confiança de Davi na fortaleza de Deus. O rei revela consciência a respeito da existência de um único deus, o nosso Deus. Por isso nele se refugia. Davi se entrega totalmente nas mãos do Senhor, sua herança, cálice de bênçãos e guardião de tudo o que possui. Termina o salmo de forma brilhante, certo do caminho da salvação e do prazer de estar junto ao Pai. Nas adversidades, estamos buscando refúgio nos braços do Altíssimo? Vamos, em nossa célula, refletir a respeito. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como você se sente ao saber que temos um Deus pessoal, que quer intimidade conosco?
  2. Compartilhe um momento em que você teve convicção da direção de Deus para sua vida.
  3. No último versículo, o salmista aponta para a eternidade. Como temos acesso a essa promessa?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 15 do Material de Tema Único. Título: Bem-vindos! Princípio: O povo de Deus é hospitaleiro. Versículo para decorar: Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe” (Atos 20.35b – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis