Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Amar é viver em unidade

Série "Amar é..."

Compartilhe:

Editorial

Amar é viver em unidade

 

Salmos 133

 

Esse belo, pequeno e precioso salmo de Davi era cantado pelos peregrinos quando se dirigiam a Jerusalém, em caravanas, para adorarem a Deus. Suas frases revelam verdades espirituais a respeito do poder da unidade, que devem ser perseguidas nos dias de hoje.

 

1Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

 

O reino de Davi foi marcado pela unidade de todas as tribos, de norte a sul. Como um grande guerreiro e comandante de exércitos, Davi sabia muito bem quão vulnerável o povo estava quando ficava dividido diante de um inimigo. Em seu reinado, Israel foi duramente atacado por todos os lados, mas colecionou vitórias no poder da unidade. Aliás, a maturidade de Davi como guerreiro o fazia discernir claramente quem era seu inimigo. Por essa razão que, mesmo sendo duramente perseguido pelo rei Saul por cerca de uma década, jamais o atacou, pois não o considerava inimigo.  Quando o verdadeiro inimigo é identificado, nasce uma nova dimensão da unidade. O povo para de brigar entre si e começa a se proteger, a se prestigiar, a se apoiar, a conjugar os verbos na primeira pessoa do plural e não do singular. De fato, a unidade derrota o inimigo. Povo unido e inimigo vencido revelam como viver em unidade é bom e agradável.

 

2É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.

 

Arão era o sumo-sacerdote, ungido, separado e consagrado ao Senhor. Sua principal função era oferecer os sacrifícios perante Deus para expiação dos pecados do povo. Nas palavras do profeta Isaías, a unção despedaça o jugo do pecado (Isaías 10.27). Esse óleo precioso foi descendo de geração a geração até chegar sobre a cabeça de Jesus, o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus para quebrar o jugo do pecado de maneira definitiva. Ao invés do mau cheiro do pecado, esse óleo precioso é um bom perfume (2 Coríntios 2.15). Se por um lado, a discórdia, intriga, briga, desunião cheiram mal, por outro lado a harmonia, entendimento, amizade e unidade perfumam qualquer ambiente. Óleo derramado e jugo do pecado vencido revelam como viver em unidade cheira bem.

 

3É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

 

Nas regiões pouco chuvosas o orvalho exerce o papel importante para a umidificação do terreno. Na Palestina ele é essencial e imprescindível. A umidade vem do Mediterrâneo durante os dias de verão e depois cai sobre a terra sob forma de orvalho, com o resfriamento noturno. Algumas zonas costeiras chegam a ter cerca de 200 noites com orvalho por ano, o que lhes fornece a quarta parte da sua umidade. Por isso não é difícil entender porque o orvalho tem tamanha importância na vida dos povos bíblicos. O Hermom é o monte mais alto de Israel, onde o orvalho era mais denso. Do orvalho vem a água. Da água regando a terra vem o alimento e a vida. Daí sua importância para que houvesse provisão para todo o povo. Orvalho derramado e terra regada revelam como viver em unidade libera a bênção.

 

A repetição da expressão desce (vv 2 e 3) indica a direção de cima para baixo que traz integração: de Deus para seu povo, do velho para o novo, do pai para o filho, do rico para o pobre, do culto para o  inculto, do sábio  para o tolo, do habilidoso ao inábil, do mestre ao aprendiz, do líder ao liderado, do discipulador para o discípulo.

 

A falta de unidade nos fragiliza perante o inimigo, nos torna vulneráveis perante o pecado e retém a bênção já conquistada pelo Senhor para seu povo. Por outro lado, a unidade nos faz fortes, santos e prósperos. Viver em amor é viver em unidade.

Rodolfo Montosa

Missão Integral

Missionária Mara Lúcia Tesone

 Nossa igreja é muito grata a Deus pela vida e ministério da missionária Mara Tesone que serviu ao Senhor por muitos anos no Marrocos, Inglaterra, Jordânia e México a partir da década de 90.

 Em recente visita ao casal de missionários Silas e Ioná Barbero, companheiros de ministério no Marrocos e Jordânia, ela recebeu um convite para trabalhar no projeto Rede Refúgio, um serviço de acolhimento a refugiados, baseado na Primeira IPI de São José de Rio Preto, SP.

 Nessa mesma visita, em conversa com o Secretário de Evangelização da IPI do Brasil, o Pr. Caio Batista, foi desafiada a se envolver nesse ministério, com o apoio de nossa igreja nacional. Após um longo processo de conversas com o Conselho Missionário de nossa igreja foi consolidada a parceria tríplice: 1ª IPI de Londrina, 1ª IPI de São José do Rio Preto e Secretaria de Evangelização da IPI do Brasil.

 Assim, a partir do mês de junho, a missionária Mara Tesone estará servindo na Rede Refúgio, no acolhimento a estrangeiros imigrantes que têm se concentrado na cidade de São José do Rio Preto.

 

A Rede Refúgio

A Rede Refúgio é um ministério missional, diaconal, transcultural e prático. Teve seu início em 2020 e tem como missão abraçar refugiados e imigrantes em São José do Rio Preto e região, com ações que promovem o reino de Deus.

A Rede Refúgio existe porque a população migrante está em crescimento em todo o Brasil e, especialmente, em Rio Preto e região, sendo esse o único projeto cristão evangélico atendendo essa população vulnerável na região. 

Apoia migrantes e refugiados em suas necessidades materiais, psicológicas e espirituais. É um trabalho em Rede, formado por várias igrejas e equipamentos municipais e estaduais, criando assim oportunidades múltiplas de atuação cristã na sociedade que visa o reino de Deus e sua justiça, na integração da população migrante na vida em geral e na comunidade de fé.

 Conheça mais sobre o projeto no site www.rederefugio.com.br e pelo insta @rederefugiobr.

Temos a alegria de comunicar seu envio, que se dará nos cultos deste final de semana (2/6), contando com as orações de todos.

 

Conselho Missionário da 1ª IPI de Londrina

Pr. Pedro Leal Jr

Tome Nota!

Jantar do Dia dos Namorados – No dia 12 de junho, vamos ter o jantar dos namorados, com o tema “Nós”. Será às 20h, no Espaço Esperança. O valor do convite para o casal é R$ 300. O recurso será revertido para a construção do nosso novo espaço. O convite pode ser adquirido na secretaria da igreja, em horário comercial.

 

Campanha para o Rio Grande do Sul – O Rio Grande do Sul ainda passa por muitas dificuldades. Nossa campanha em favor das vítimas dessa tragédia continua, porém, por ora, estamos apenas arrecadando recursos financeiros. Para doar, utilize o PIX da igreja ou as contas bancárias. Acrescente cinco centavos ao valor da sua doação para que a gente possa identificar a sua oferta para a campanha. Para mais informações acesse aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Amor Incondicional

(João 13.34-35; Romanos 5.8; 1 Coríntios 13.4-8; Colossenses 3.12-14; 1 João 3.16,18)

 Por causa do amor de Deus por nós, eu decido amar você em Cristo, independentemente do que diga ou faça, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar você como uma pessoa amada por Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 133

Interação:

Título: Amar é viver em unidade
Texto: Salmos 133

Carinho, afeição, bem-querer são palavras que denotam amor. Deus nos criou como expressão do seu amor. Por amar mais a si mesmo, o diabo se fez inimigo. Voraz, à espreita, sua matéria-prima é desamor, ódio, mal querer. O Salmo 133 revela a chave para a batalha contra o verdadeiro inimigo: viver em unidade. Isso é bom, agradável, cheira bem e libera a bênção de Deus, assim como o orvalho deixa o Hermom e desce pelos montes de Sião. Viver em desunião fragiliza, enfraquece, derruba. Vamos refletir em nossa célula a respeito do amor de Deus revelado na unidade entre seus filhos.

Perguntas para interação:

  1. Amar é viver em unidade. Qual o significado dessa afirmação para você?
  2. Compartilhe um momento “bom e agradável” que experimentou, ao viver em unidade com os irmãos.
  3. O que pode impedir a nossa unidade?



Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 16 do Material de Tema Único. Título: Catando espigas. Princípio: O servo de Deus é bondoso. Versículo para decorar: Que o Senhor seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim (…) (Rute 1.8c – NTLH)

 



Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis