Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Só Jesus é a paz

Série "Só Jesus"

Compartilhe:

Editorial

Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo (João 14.27 – NAA).

O discurso é de despedida. Jesus está no capítulo 14 de João apontando para sua subida aos céus, para a morada eterna e sua iminente partida para o Pai. Era bem previsível que o coração dos discípulos se agitasse com tantas informações e, especialmente, pela ausência do seu Mestre. É nessa hora que precisamos encontrar a paz, e só em Jesus encontramos:

Uma paz específica: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou. Não é qualquer paz; nas palavras de Cristo: é a minha paz. Não se trata de buscá-la em qualquer fonte. Não a encontraremos no fundo de um copo, em prazeres passageiros, em sucesso momentâneo, em riquezas perecíveis ou em qualquer outro lugar. Só Jesus pode oferecer essa paz, pois é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Está disponível nele (Deixo com vocês) e nos foi concedida graciosamente (lhes dou), basta nos apropriarmos dela hoje e para todo sempre.

Uma paz diferenciada: não lhes dou a paz como o mundo a dá.  Vivemos dias de guerras e rumores de guerras. Ainda que tratados de paz sejam assinados, eles não garantirão a perfeita paz que precisamos. O conceito bíblico de paz (hebraico Shalom; grego eirene) tem, em sua raiz, o significado de totalidade, inteireza ou perfeição. Ter essa paz implica em ter realização, maturidade, saúde, integridade, harmonia, segurança, bem-estar, prosperidade. É a profunda tranquilidade interior, mesmo em meio à tribulação ou guerra. Acima de tudo, é ter “a ausência de perturbação espiritual e a certeza da salvação e da presença amorosa de Deus sob todas as circunstâncias, que resulta da fé, em Deus e em seu Filho” (Willian Hendriksen).

Uma paz eficaz: Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo. A paz de Jesus produz efeitos reais e duradouros. Quando essa paz invade nosso coração, expulsa toda angústia e medo. Nos livra dos temores diários e corriqueiros e também das dúvidas sobre o futuro e eternidade. Essa paz, segundo Paulo, é muito maior do que podemos compreender e invade nossa mente e coração em Cristo (Filipenses 4.6-7). Só a paz de Jesus é eficaz para nos livrar de ansiedades, preocupações excessivas e medos.

Muitas vezes nos sentimos assim, agitados por muitos e diversos motivos que nos afetam. Gatilhos disparam nossas preocupações e medos. Lembremos hoje e sempre as doces palavras de Jesus: Deixo com vocês a minha paz. Elas já foram cumpridas, a paz que ele nos dá, já está disponível. Receba a paz que Cristo dá!

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Projeto Alegria

Não é sobre ensinar algo, é sobre proporcionar um ambiente para que Jesus esteja presente. Não é sobre dizer o que é certo ou errado, é sobre ouvir o que elas têm a dizer mesmo quando parecem não dizer nada. E não, não é sobre controlar o que fazem, mas é sobre desfrutar da simplicidade da vida em cada momento com elas.

Estar com as crianças é celebrar a vida, e neste mês a gente caiu na brincadeira com elas, no Projeto Alegria, e festejamos seu dia tão especial.

Voluntários do Projeto e algumas células da nossa igreja se engajaram e proporcionaram às crianças uma tarde pra lá de divertida, no Mapil. Tivemos brinquedo inflável, teatro, escorrega de papelão na grama, comida boa, bolo “chocolatudo”, bebida geladinha e muitos presentes. Ufa! Quanta coisa boa não é mesmo?! Cada um deu com alegria conforme Deus propôs em seu coração, e o resultado foram  doze crianças mais do que felizes, que se divertiram tanto, e voltaram para casa tão sujas que um banho só não deu conta no fim do dia. Elas merecem!

Sou muito grata a Deus por fazer parte de sua obra. Sou grata porque você tem orado e se alegrado com o que o Senhor Jesus tem feito naquele lugar.

Venha visitar o Projeto Alegria! Venha fazer parte desse momento tão especial na vida das crianças. Venha sorrir, se sujar e celebrar a vida de Jesus ali!

Miss. Tatiana Stoicov


INTERCESSÃO MUNDIAL

Iêmen

É extremamente perigoso ser cristão no Iêmen, devido às rígidas leis islâmicas do país e à presença de grupos militantes islâmicos.

A população é esmagadoramente muçulmana e é ilegal se converter do islamismo para o cristianismo. O Iêmen é fortemente tribal e leis tribais proíbem membros da tribo de partir.  Iemenitas que se convertem ao cristianismo correm grandes riscos de serem não apenas isolados ou expulsos pela família, clã e tribo, mas também mortos.

Grupos extremistas islâmicos, como a Al-Qaeda e o autoproclamado Estado Islâmico, ameaçam de morte, os considerados “apóstatas”, se não voltarem ao islamismo. Em algumas áreas, incluindo as controladas pelos houthis, convertidos correm risco de prisão. Segundo relatos, em centros de detenção, cristãos detidos sofrem tortura física e mental.

A maioria dos cristãos de origem muçulmana escolheu praticar a fé secretamente. Eles não podem se reunir, por causa do aumento do medo de que vizinhos os denunciarão às autoridades locais. Mostrar símbolos cristãos pode levar diretamente à prisão, abuso físico ou mesmo execução.

Todos os iemenitas são afetados pela crise humanitária causada pela atual guerra civil, mas cristãos iemenitas são ainda mais vulneráveis, já que a ajuda emergencial é, em sua maioria, distribuída por meio de muçulmanos locais e mesquitas, que supostamente discriminam todos os que não são considerados muçulmanos devotos. A influência de militantes islâmicos também é somada à vulnerabilidade já existente dos cristãos nativos.

O Iêmen subiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição devido a um leve aumento no número de incidentes violentos relatados contra cristãos, tais como oposição e limitações experimentadas por reuniões informais. A pressão aos convertidos está em nível extremo em todas as esferas da vida. Cristãos no Iêmen enfrentam abuso físico e mental, assédio e violência sexual, bem como casamentos forçados.

Pedidos de oração

-Interceda pelos cristãos secretos que ainda escolhem seguir a Cristo, apesar dos perigos iminentes.
-Ore para que a ajuda humanitária chegue a todas as pessoas em necessidade, incluindo os que estão à margem da sociedade.
-Clame para que Deus mude a atmosfera de controle e desconfiança para que todos os iemenitas vivam em segurança e com abertura e liberdade.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Vigília de OraçãoVigiem e orem (Mateus 26.41 – NVI). Eis que venho sem demora (Apocalipse 3.11 – ARC). Inspirados nessas palavras de Jesus, em face às guerras e aos rumores de guerras que estamos vendo acontecer, teremos um encontro de oração e intercessão no próximo dia 30 de outubro, segunda-feira, das 18h às 22h, no Espaço Esperança. Venha vigiar e orar conosco!

Acampamento de jovens – De 17 a 19 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, acima de 18 anos, com o tema “Origem”. Vamos abordar a importância de o homem e a mulher exercerem seus papéis conforme o propósito de Deus. Inscrições abertas. Valor: R$ 350, podendo ser parcelado em até 4 vezes. Vagas limitadas. Inscrições aqui.

Congresso de Surdocegos – 12 de novembro é o Dia Nacional do Surdocego. Para marcar essa data, o Ministério Lição de Amor está promovendo um congresso sobre o tema, com a preletora Rosani Suzin, que é referência na comunidade surda do Brasil. O evento, que será de 10 a 12 de novembro, é gratuito e aberto para surdos e ouvintes. Local: Espaço Esperança. Confira a programação e faça a sua inscrição aqui.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições; entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Nota Paraná – Você sabia que pode colaborar com o Lar Maria Tereza Vieira por meio do Programa Nota Paraná? Os cupons fiscais das suas compras sem o seu CPF podem ser doados para o Lar, e os recursos referentes ao imposto serão revertidos para os nossos idosos. Para participar, basta depositar os cupons na urna com a identificação do Lar, que está no Espaço Esperança.

Visita à prefeitura – Na última quinta-feira, 26 de outubro, um grupo de irmãos da igreja esteve reunido com o prefeito Marcelo Belinati. Na oportunidade, apresentaram as diversas ações sociais mantidas pela nossa igreja e o projeto de construção do novo Espaço Esperança. Leia mais…

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo-me a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 14.27

Interação:

Paz, tranquilidade, calmaria, bem-estar, sossego, shalom expressam a meta constante da humanidade; nunca alcançada. Guerra, conflito, embate, violência, selvageria, barbárie é o que encontramos neste mundo caído. Há esperança? A Bíblia revela que sim. Jesus nos deixou sua paz: verdadeira, genuína, singular (João 14.27). Somente ela é capaz de acalmar nosso coração em meio à balbúrdia em que vivemos nos últimos tempos; os sinais são claros. Ainda, assim, em Jesus, podemos permanecer em paz, a mais perfeita paz. Vamos refletir a respeito de como alcançar a paz de Cristo em meio ao caos. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão: 

1. Pare e pense: em quais coisas deste mundo você já buscou a paz? Compartilhe.
2. Quais são as características da paz que vem de Jesus Cristo?
3. Por que o mundo não aceita a paz que vem de Deus?
4. Como podemos compartilhar a nossa paz com as outras pessoas?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 12 do Material de Tema Único. Título: Um só corpo. Princípio: Ser transformado é servir a Deus. Versículo para decorar: (…) peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo (…) (Romanos 12.1b – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis