Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Salmo do confiante

Série "Salmos"

Compartilhe:

Editorial

Salmos 27 – NAA

Davi era dotado de uma grande capacidade de expressar-se em fé diante dos incontáveis embates que enfrentou. Sua alma aprendeu a olhar para o Senhor e não para as circunstâncias, a esperar e não desesperar, a confiar e não desconfiar, a ficar inabalável quando tudo se abala, a ver o invisível, crer no incrível, entender o inexplicável, esperar o inesperado, aguardar o surpreendente, dar crédito ao Senhor e não a si mesmo. Nesse salmo, mostra coração confiante. Isso é desejável a qualquer um de nós. Vejamos alguns de seus lances:

O coração confiante não teme:

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?
O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

O coração confiante mantém-se firme diante dos inimigos:

Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

O coração confiante busca a presença de Deus:

– busca em todo lugar:
Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.

– busca em todo o tempo:
Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu tabernáculo, me acolherá; ele me porá no alto de uma rocha.

– busca com louvores e adoração:
Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor.

– busca com orações:
Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; tem compaixão de mim e responde-me. Ao meu coração me ocorre: “Busquem a minha presença.” Buscarei, pois, Senhor, a tua presença.

– busca com súplicas:
Não me escondas, Senhor, a tua face; não rejeites com ira o teu servo. Tu és o meu auxílio; não me deixes, nem me abandones, ó Deus da minha salvação.

O coração confiante sabe que é filho amado do Pai:

Porque, se o meu pai e a minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.

O coração confiante é ensinável:

Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos meus inimigos.
Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.

O coração confiante ministra confiança:
Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.

Assim como Davi, quer seja diante de um urso, leão, inimigo gigante, ameaças de morte, ou mesmo deitado em verdes pastos ou nas águas tranquilas, vamos nos deixar invadir de fé e confiança no caráter do Senhor em todo o tempo, lugar, circunstância. Que as nossas expressões diante da vida sejam como um salmo do confiante!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Graça e paz,

No ano passado o Senhor nos direcionou a coordenar o Programa de Orientação ao Candidato (POC) da WEC Brasil. Com muita paz e alegria no coração temos vivenciado esse novo desafio de vida e ministério. Nosso alvo é o recrutamento, a orientação e o acompanhamento no envio de novos missionários que estão ingressando na missão.

Iniciamos o ano com boas expectativas, após um período entre caixas e malas, finalmente, em janeiro, chegamos a nossa nova casa, agora em Belo Horizonte, junto à Base da Missão WEC. Fomos muito bem acolhidos!

Nos primeiros dias nos envolvemos com as questões práticas, comprar a mobília, fazer alguns reparos e pinturas no apartamento e matricular as crianças na escola. Pela bondade de Deus tudo tem caminhado bem. Estevão e Melina estão estudando próximos de casa, tão perto que vão caminhando. Eles têm se adaptado, mas sentem saudades do Amazonas, dos amigos, da natureza, e tudo mais… Como temos dito, o nosso corpo físico chegou, porém nosso coração está chegando devagar, vindo a remo.

Estevão participou de um acampamento de adolescentes durante o feriado de carnaval. Foi uma experiência enriquecedora, havia aproximadamente 400 adolescentes buscando ao Senhor. Nesse período, nós, também estivemos em outro acampamento compartilhando sobre o chamado missionário para um grupo de jovens. Temos tido boas oportunidades de falar sobre chamado missionário e mobilizar igrejas para missões. Orem conosco por unção do Senhor em cada fala e novo contato.

Em fevereiro tivemos em um tempo de orientação com a liderança da Missão sobre o POC, tempo muito precioso de aprendizado e novos desafios. Agora estamos trabalhando a todo vapor. Este ano já temos cinco candidatos interessados a ingressarem como novos missionários. Junte-se a nós em oração! Oremos por sabedoria na caminhada junto a esses preciosos irmãos.

Louvamos ao Senhor por tudo o que ele tem feito, por toda graça e bondade em nossa vida. Louvamos ao Senhor por vocês que caminham conosco em oração e todo suporte necessário para que o reino do Senhor se estenda sobre aqueles que não conhecem a Cristo.

Pontos de oração:

  1. Ore por mais missionários (Lucas 10.2);
  2. Ore pelo povo Yanomami. Pela vida de Jaime que estará viajando durante 30 dias, visitando as aldeias. Por Esther, Joel e Hadassa (cura de uma forte inflamação no ouvido);
  3. Ore pelos candidatos. Por suporte espiritual e financeiro na vida deles;
  4. Por sabedoria e capacitação para as novas tarefas e contatos que temos pela frente.

No amor de Cristo,
Gabriel e Crislaine Poleto


INTERCESSÃO MUNDIAL

Bangladesh

A perseguição mais severa é reservada para os cristãos de origem muçulmana, hindu, budista ou tribal. Esses cristãos podem enfrentar restrições, discriminação e até ataques. As reuniões com outros cristãos geralmente são feitas em segredo.

As igrejas protestantes que estão engajadas no evangelismo em comunidades muçulmanas também podem enfrentar perseguição. A prisão de líderes de igrejas pode desestabilizar as comunidades cristãs e fazê-las sentir medo de se reunirem para o culto. Mesmo outras denominações que, historicamente, enfrentaram menos perseguição em Bangladesh, como as afiliadas à Igreja Católica Romana, enfrentam cada vez mais ataques e ameaças de morte.

O que mudou este ano

Apesar de uma ligeira queda nos relatos de incidentes de violência contra os cristãos, a pressão na vida privada aumentou e os convertidos foram submetidos a mais pressão do que nos anos anteriores. No geral, a perseguição aos nossos irmãos e irmãs de Bangladesh continua em um nível severo.

Pedidos de oração de Bangladesh

– Ore para que o Espírito Santo fortaleça os cristãos que enfrentam intensa pressão e que a palavra de Deus os encoraje.
– Clame para que as pessoas que perseguem os cristãos encontrem Jesus e entreguem a vida a ele.
– Interceda para que Deus cure o corpo, a mente e a alma dos cristãos vítimas de ataques.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Assembleia Geral Ordinária – O presidente do Conselho da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Pr. Rodolfo Garcia Montosa, convoca os membros civilmente capazes para a assembleia geral ordinária da igreja, com abertura no dia 16 de abril de 2023, às 8h, no templo da Rua Mato Grosso, 806, Londrina-PR; e a plenária reunir-se-á, às 20h15, em primeira convocação, e, não havendo quórum no início da reunião, às 20h45, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, no Espaço Esperança, à Rua Norman Prochet, 55, Londrina-PR. Pauta: 1) Apresentação do relatório do movimento financeiro da tesouraria, e movimento geral eclesiástico da igreja do exercício de 2022; 2) Aprovação das contas do Conselho; e 3) Nomeação da comissão de exame de contas.

Conferência “Até que ele venha” – De 20 a 22 de abril teremos a conferência “Até que ele venha”: Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm (Apocalipse 2.25 – NTLH). Convidados: Pr. Léo Matos (pregação); Cia Nissi (teatro), Israel Salazar (louvor); Drops (louvor). O evento será no Espaço Esperança. Abrimos o segundo lote de ingressos. O valor do ingresso individual é R$ 75,00. Temos os combos: para irmãos (R$ 70,00 cada um); para família a partir de três pessoas (R$ 65,00 por pessoa); crianças até 11 anos não pagam. Para adquirir, acesse aqui.

Campanha de Jejum e Oração – No dia 3 de abril, segunda-feira, vamos iniciar uma campanha de 21 dias de jejum e oração, com o tema “Até que ele venha”. O lançamento será em um culto, às 20h, no Espaço Esperança. Temos as salas de oração pelo Zoom todos os dias, inclusive fins de semana, em quatro horários: 7h às 8h; 8h às 9h / 19h às 20h; 20h às 21h. Para participar, entre em contato pelo nosso WhatsApp 43 9 9182-1319.

Culto de Páscoa – No dia 9 de abril, vamos celebrar a Páscoa. Teremos o musical “Reflexos” que será apresentado em duas sessões: às 6h e às 19h, no Espaço Esperança. Vamos concentrar os demais cultos nesses dois horários, portanto não teremos os cultos das 8h, no Templo; das 10h, no Espaço Esperança; das 19h, no Espaço Palhano. Convide seus amigos, sua família, vai ser um tempo de celebração!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 2 da EBE. Serão oferecidos os cursos: GAP – Grupo de Apoio para Pais; Como orar; Parábolas de Jesus; Atos e cartas; Livros históricos e poéticos; A igreja de Cristo; Mulheres da Bíblia e eu; Vida Nova (três turmas). Para mais informações sobre datas, horários e formato dos cursos, acesse aqui.

Material de Tema Único – A Área de Apoio Infantil iniciou a nova revista para ministração das crianças nas celebrações e nas células. Tema: “Andanças e mudanças”. Os líderes das células podem retirar a nova revista na secretaria da Área de Apoio Infantil, no Espaço Esperança, mediante a devolução da revista anterior. Pais, fiquem atentos aos versículos para decorar. Mais versículos decorados, mais pontos para a feira de trocas.

Campanha do Leite – O Lar Maria Tereza Vieira está realizando uma campanha para arrecadar leite longa vida para os idosos. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Crescimento

(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)

Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos27

Interação:

Confiar é acreditar, colocar alguém ou a si próprio sob guarda, cuidado, proteção. Davi confiou integralmente no Senhor diante das mais variadas situações de perigo e sofrimento. O salmo 27 expressa de forma tão magistral tal confiança, que pode ser chamado o Salmo do confiante.  Munido de confiança em Deus, o rei não temeu, manteve-se firme diante dos inimigos e buscou a presença do Senhor dos Exércitos a todo tempo, em todo lugar.  Que possamos louvar, adorar, orar, clamar, aprender e ministrar cientes de que somos filhos amados do Pai e nele podemos confiar. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Por que o salmo 27 pode ser chamado de “Salmo do confiante”?
  2. O coração confiante não teme, mantém-se firme diante dos inimigos. Como você sente que está o seu coração hoje?
  3. Como podemos manter o nosso coração confiante em Deus?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 2 do Material de Tema Único. Título: A cada momento. Princípio: O propósito de Deus é que andemos com ele para mostrar sua presença em nossa vida. Versículo para decorar: O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia (Gênesis 39.3 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis