Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: tema livre

Série "tema livre"

Compartilhe:

Editorial

Amor calibrado

Um dos mestres da lei estava ali ouvindo a discussão. Ao perceber que Jesus tinha respondido bem, perguntou: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”. Jesus respondeu: “O mandamento mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’  (Marcos 12.28-30 – NVT).

O planeta Terra é um ímã gigante que produz campo magnético. Isso possibilita a existência das bússolas, utilizadas para localização no espaço. Acontece que a bússola pode descalibrar e sua agulha perder o norte. É necessário recalibrá-la constantemente. Nosso coração é como uma bússola em busca constante do norte magnético do amor que nos move na direção de Deus. O pecado representa outras atrações magnéticas que descalibram nossa bússola. Jesus é o perfeito amor calibrado e a referência segura para calibrarmos nossa bússola interna. Daí a importância de deixarmos suas palavras influenciarem por completo nossa vida.

Jesus aponta elementos que influem nosso amor a Deus: coração, alma, mente, forças. Tudo em conexão simultânea e interdependente, afetando um ao outro nas diferentes direções. Podemos recorrer a quatro personagens bíblicos para entender como calibrar o amor a partir de cada elemento.

Nossas forças representam nossos hábitos, aquilo que fazemos. O profeta Daniel e seus amigos crentes aprenderam controlar seus “apetites” (Daniel 1.12) e receberam de Deus conhecimento e inteligência, além de discernimento para interpretar sonhos e visões. Daniel tinha o hábito de orar três vezes ao dia colocando-se de joelhos em seu quarto (Daniel 6.10) e jejuar diante de grandes lutas (Daniel 10.3). O anseio em obedecer a Deus era maior que o próprio desejo de ser liberto da fornalha (Daniel 3.17-18) ou da cova dos leões (Daniel 6.22). Daniel e seus amigos mostram que equilíbrio nos “apetites” que inclua jejum e oração calibra nossas forças.

Nossa mente representa nossos pensamentos, aquilo que entendemos. O apóstolo Paulo enfatizou a importância de não vivermos conforme os padrões deste mundo, mas deixarmos que Deus nos transforme pela renovação da mente, para que possamos experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2). Ele ensinou assim: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês (Filipenses 4.8 – NAA). Paulo mostra que a Palavra calibra a mente.

Nosso coração representa nossos anseios, aquilo que desejamos no mais profundo. O rei Davi foi considerado o homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Quando Deus o escolheu, disse ao profeta Samuel: Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração (1 Samuel 16.7 – NAA). Os salmos de Davi refletem seu maior anseio, como quando declarou uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (Salmos 27.4 – NAA). Quando seu coração se descalibrou pelo pecado, arrependeu-se e pediu: cria em mim, ó Deus, um coração puro (Salmos 51.10). Davi mostra que a adoração calibra o coração.

Nossa alma representa nossos sentimentos, aquilo que percebemos com as emoções. A Igreja em Atos, cheia do Espírito Santo, entendeu o poder da convivência da família da fé, perseverando diariamente unânimes no templo e partindo o pão de casa em casa, com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo (Atos 2.42-47). Era uma multidão que tinha um só coração e uma só alma e aprenderam o poderoso caminho da generosidade (Atos 4.32-35). A Igreja em Atos mostra que a comunhão calibra a alma.

Quais são seus hábitos, pensamentos, anseios e sentimentos que aumentam ou diminuem seu amor por Deus? Jejum e oração, a Palavra, adoração e comunhão com o povo de Deus são ferramentas para calibrar nosso ser para que nossa bússola do amor aponte para o norte que é Jesus.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Jornada do crescimento

O Ministério Paz com Deus estará iniciando no dia 22 de fevereiro, o curso Jornada do Crescimento, no formato presencial, no Espaço Esperança.


Proposta
A proposta principal é estimular o crescimento espiritual e emocional, que se inicia no entendimento do novo nascimento, quando recebemos a verdadeira identidade de filhos e filhas de Deus, passando pela fase de guerreiros fortes e vitoriosos, crescendo até chegar ao nível de pais e mães que, na sua intimidade com Deus, ajudam outros em sua jornada.

Formato e conteúdo
O curso é dividido em três módulos: Filhinhos, Jovens e Pais. O principal objetivo do módulo 1 é identificar o verdadeiro problema de todos os seres humanos, especialmente das pessoas que enfrentam luta e conflitos em sua sexualidade. Geralmente, damos muita atenção aos sintomas do problema: comportamentos pecaminosos, assim como comportamento sexual inadequado. No entanto, é necessário identificar e resolver a causa, e não somente os sintomas. Nessa seção, identificamos o que foi a queda do ser humano, suas consequências, e tratamos da solução de Deus para o verdadeiro problema, e como essa solução também resolve os sintomas.

O módulo 2 continua o estudo sobre a solução de Deus para o verdadeiro problema, e não somente os sintomas. Aborda a guerra espiritual na qual estamos inseridos, sendo já vencedores. Trata-se da batalha pela reconquista da nossa verdadeira identidade de filhos amados de Deus, assim como a restauração da verdadeira masculinidade e feminilidade, que nos permite crescer como homens e mulheres, experimentando vida vitoriosa em todas as áreas, e uma sexualidade sadia dentro dos propósitos de Deus. Essa seção também inclui estudo sobre as armas à nossa disposição e estratégias para enfrentarmos nosso inimigo com vitória.

O último módulo apresenta estratégias para crescimento e maturidade, e identifica quais são os frutos do crescimento que podemos esperar. Também trata da importância da comunhão e da intimidade com outros irmãos e irmãs em Cristo, e do importante papel da pessoa madura, que é discipular e mentorear outros. Finalmente, o conteúdo é concluído tratando das características da vida abundante e nosso papel e estratégias para experimentá-la.

Calendário 2024
Os encontros acontecerão quinzenalmente, às quintas-feiras à noite. Cada módulo será finalizado com um encontro no sábado (tarde e noite).

Fevereiro
Dia 22 – introdução e estudo 1

Março
Dia 7 – estudo 2
Dia 21 – estudo 3

Abril
Dia 4 – estudo 4
Dia 18 – estudo 5

Maio
Dia 2 – estudo 6
Dia 16 – estudo 7

Junho
Dia 1 – estudos 8 e 9 (encerramento do módulo 1)
Dia 13 – estudo 10
Dia 27 – estudo 11

Julho
Dia 11 – estudo 12
Dia 25 – estudo 13

Agosto
Dia 8 – estudo 14
Dia 22 – estudo 15

Setembro
Dia 7 – estudos 16 e 17 (encerramento do módulo 2)
Dia 19 – estudo 18

Outubro
Dia 3 – estudo 19
Dia 17 – estudo 20
Dia 31 – estudo 21

Novembro
Dia 14 – estudo 22
Dia 30 – estudos 23 e 24 – (encerramento do módulo 3)

Informações e Inscrições
O custo do curso é R$ 25 por mês, mais o valor da apostila que será vendida no primeiro encontro.

As vagas são limitadas.  Outras informações com a Rosália pelo WhatsApp 43 9 9634-2422.

Equipe do PCD



INTERCESSÃO MUNDIAL

Somália

Os perigos de ser cristão na Somália são extremos. A maioria dos cristãos é de origem muçulmana, o que os torna um alvo do grupo Al-Shabaab, um grupo extremista que deseja acabar com a presença cristã no país. Se descobertos, os seguidores de Jesus são mortos instantaneamente.

Para a conservadora sociedade somali, abandonar o islã é considerado uma traição à cultura e ao clã. Os convertidos enfrentam intensa pressão da família e da comunidade local, o que pode levar a assédio, intimidação e até morte. Até mesmo a suspeita de conversão pode resultar em morte.

Igrejas na Somália praticamente não existem, pois os grupos de extremistas islâmicos intensificaram a caça aos líderes cristãos. As tentativas de estabelecer ou reabrir igrejas encontraram forte resistência.

Pedidos de oração
– Ore para que os cristãos que arriscam tudo para seguir a Jesus tenham força para perseverar na fé, apesar dos perigos.
– Interceda por proteção aos cristãos que são alvos de ataques de militantes islâmicos, da família e da comunidade.
– Clame para que os cristãos isolados tenham oportunidades de comunhão e que eles recebam coragem para viver como discípulos de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

(amp)teen – Neste ano teremos uma mudança na data e no horário do culto de pré-adolescentes. Vamos reiniciar no dia 28 de janeiro e será sempre aos domingos, simultaneamente ao culto das 10h, no Espaço Esperança.

Retorno dos cultos – No próximo domingo, 4 de fevereiro, retornaremos com os cultos no Templo (8h) e no Espaço Palhano (19h).

Retorno da Galera da Vila – No dia 4 de fevereiro, a Galera da Vila estará de volta no culto das 10h, no Espaço Esperança. Nossa programação é para crianças de 3 a 11 anos.

Projeto Galera da Vila – O Projeto Galera da Vila, que teve início em 2022, é voltado para crianças de 8 a 12 anos, preferencialmente alunos de escolas públicas e que não são membros da Igreja. As atividades acontecem no contraturno escolar, às terças e quintas, das 14h às 17h30, no Espaço Esperança. Estamos com inscrições abertas para a turma de 2024. Você pode nos ajudar divulgando o projeto ou sendo um voluntário. Mais informações pelo telefone 3376-7441.

Faixas etárias – Berçário – crianças de 1 e 2 anos;  Galera da Vila – crianças de 3 a 10 anos, e 11 anos (do 6º ano do ensino fundamental); (amp)teen – pré-adolescentes de 11 a 13 anos (7º e 8º anos do ensino fundamental), e 14 anos (do 9º ano do ensino fundamental);  (amp)adls –  adolescentes de 14 (do ensino médio) a 17 anos; (amp)jvns – jovens a partir de 18 anos;  (amp)mais – jovens adultos a partir de 23 anos.

Grupos de mútua ajuda – O Instituto Esperança reiniciará os grupos de mútua ajuda para homens e mulheres, na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, às 9h. Local: ao lado do templo da rua Mato Grosso, 806. Informações por WhatsApp: 43 9645-0076.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

de acordo com o tema

Interação:

Em janeiro o tema das mensagens é livre.

Crianças:

Sugerimos que as crianças participem do momento de edificação juntamente com os adultos.

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis