Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: tema livre

Série "tema livre"

Compartilhe:

Editorial

Amor calibrado

Um dos mestres da lei estava ali ouvindo a discussão. Ao perceber que Jesus tinha respondido bem, perguntou: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”. Jesus respondeu: “O mandamento mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’  (Marcos 12.28-30 – NVT).

O planeta Terra é um ímã gigante que produz campo magnético. Isso possibilita a existência das bússolas, utilizadas para localização no espaço. Acontece que a bússola pode descalibrar e sua agulha perder o norte. É necessário recalibrá-la constantemente. Nosso coração é como uma bússola em busca constante do norte magnético do amor que nos move na direção de Deus. O pecado representa outras atrações magnéticas que descalibram nossa bússola. Jesus é o perfeito amor calibrado e a referência segura para calibrarmos nossa bússola interna. Daí a importância de deixarmos suas palavras influenciarem por completo nossa vida.

Jesus aponta elementos que influem nosso amor a Deus: coração, alma, mente, forças. Tudo em conexão simultânea e interdependente, afetando um ao outro nas diferentes direções. Podemos recorrer a quatro personagens bíblicos para entender como calibrar o amor a partir de cada elemento.

Nossas forças representam nossos hábitos, aquilo que fazemos. O profeta Daniel e seus amigos crentes aprenderam controlar seus “apetites” (Daniel 1.12) e receberam de Deus conhecimento e inteligência, além de discernimento para interpretar sonhos e visões. Daniel tinha o hábito de orar três vezes ao dia colocando-se de joelhos em seu quarto (Daniel 6.10) e jejuar diante de grandes lutas (Daniel 10.3). O anseio em obedecer a Deus era maior que o próprio desejo de ser liberto da fornalha (Daniel 3.17-18) ou da cova dos leões (Daniel 6.22). Daniel e seus amigos mostram que equilíbrio nos “apetites” que inclua jejum e oração calibra nossas forças.

Nossa mente representa nossos pensamentos, aquilo que entendemos. O apóstolo Paulo enfatizou a importância de não vivermos conforme os padrões deste mundo, mas deixarmos que Deus nos transforme pela renovação da mente, para que possamos experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2). Ele ensinou assim: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês (Filipenses 4.8 – NAA). Paulo mostra que a Palavra calibra a mente.

Nosso coração representa nossos anseios, aquilo que desejamos no mais profundo. O rei Davi foi considerado o homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Quando Deus o escolheu, disse ao profeta Samuel: Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração (1 Samuel 16.7 – NAA). Os salmos de Davi refletem seu maior anseio, como quando declarou uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (Salmos 27.4 – NAA). Quando seu coração se descalibrou pelo pecado, arrependeu-se e pediu: cria em mim, ó Deus, um coração puro (Salmos 51.10). Davi mostra que a adoração calibra o coração.

Nossa alma representa nossos sentimentos, aquilo que percebemos com as emoções. A Igreja em Atos, cheia do Espírito Santo, entendeu o poder da convivência da família da fé, perseverando diariamente unânimes no templo e partindo o pão de casa em casa, com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo (Atos 2.42-47). Era uma multidão que tinha um só coração e uma só alma e aprenderam o poderoso caminho da generosidade (Atos 4.32-35). A Igreja em Atos mostra que a comunhão calibra a alma.

Quais são seus hábitos, pensamentos, anseios e sentimentos que aumentam ou diminuem seu amor por Deus? Jejum e oração, a Palavra, adoração e comunhão com o povo de Deus são ferramentas para calibrar nosso ser para que nossa bússola do amor aponte para o norte que é Jesus.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Jornada do crescimento

O Ministério Paz com Deus estará iniciando no dia 22 de fevereiro, o curso Jornada do Crescimento, no formato presencial, no Espaço Esperança.


Proposta
A proposta principal é estimular o crescimento espiritual e emocional, que se inicia no entendimento do novo nascimento, quando recebemos a verdadeira identidade de filhos e filhas de Deus, passando pela fase de guerreiros fortes e vitoriosos, crescendo até chegar ao nível de pais e mães que, na sua intimidade com Deus, ajudam outros em sua jornada.

Formato e conteúdo
O curso é dividido em três módulos: Filhinhos, Jovens e Pais. O principal objetivo do módulo 1 é identificar o verdadeiro problema de todos os seres humanos, especialmente das pessoas que enfrentam luta e conflitos em sua sexualidade. Geralmente, damos muita atenção aos sintomas do problema: comportamentos pecaminosos, assim como comportamento sexual inadequado. No entanto, é necessário identificar e resolver a causa, e não somente os sintomas. Nessa seção, identificamos o que foi a queda do ser humano, suas consequências, e tratamos da solução de Deus para o verdadeiro problema, e como essa solução também resolve os sintomas.

O módulo 2 continua o estudo sobre a solução de Deus para o verdadeiro problema, e não somente os sintomas. Aborda a guerra espiritual na qual estamos inseridos, sendo já vencedores. Trata-se da batalha pela reconquista da nossa verdadeira identidade de filhos amados de Deus, assim como a restauração da verdadeira masculinidade e feminilidade, que nos permite crescer como homens e mulheres, experimentando vida vitoriosa em todas as áreas, e uma sexualidade sadia dentro dos propósitos de Deus. Essa seção também inclui estudo sobre as armas à nossa disposição e estratégias para enfrentarmos nosso inimigo com vitória.

O último módulo apresenta estratégias para crescimento e maturidade, e identifica quais são os frutos do crescimento que podemos esperar. Também trata da importância da comunhão e da intimidade com outros irmãos e irmãs em Cristo, e do importante papel da pessoa madura, que é discipular e mentorear outros. Finalmente, o conteúdo é concluído tratando das características da vida abundante e nosso papel e estratégias para experimentá-la.

Calendário 2024
Os encontros acontecerão quinzenalmente, às quintas-feiras à noite. Cada módulo será finalizado com um encontro no sábado (tarde e noite).

Fevereiro
Dia 22 – introdução e estudo 1

Março
Dia 7 – estudo 2
Dia 21 – estudo 3

Abril
Dia 4 – estudo 4
Dia 18 – estudo 5

Maio
Dia 2 – estudo 6
Dia 16 – estudo 7

Junho
Dia 1 – estudos 8 e 9 (encerramento do módulo 1)
Dia 13 – estudo 10
Dia 27 – estudo 11

Julho
Dia 11 – estudo 12
Dia 25 – estudo 13

Agosto
Dia 8 – estudo 14
Dia 22 – estudo 15

Setembro
Dia 7 – estudos 16 e 17 (encerramento do módulo 2)
Dia 19 – estudo 18

Outubro
Dia 3 – estudo 19
Dia 17 – estudo 20
Dia 31 – estudo 21

Novembro
Dia 14 – estudo 22
Dia 30 – estudos 23 e 24 – (encerramento do módulo 3)

Informações e Inscrições
O custo do curso é R$ 25 por mês, mais o valor da apostila que será vendida no primeiro encontro.

As vagas são limitadas.  Outras informações com a Rosália pelo WhatsApp 43 9 9634-2422.

Equipe do PCD



INTERCESSÃO MUNDIAL

Somália

Os perigos de ser cristão na Somália são extremos. A maioria dos cristãos é de origem muçulmana, o que os torna um alvo do grupo Al-Shabaab, um grupo extremista que deseja acabar com a presença cristã no país. Se descobertos, os seguidores de Jesus são mortos instantaneamente.

Para a conservadora sociedade somali, abandonar o islã é considerado uma traição à cultura e ao clã. Os convertidos enfrentam intensa pressão da família e da comunidade local, o que pode levar a assédio, intimidação e até morte. Até mesmo a suspeita de conversão pode resultar em morte.

Igrejas na Somália praticamente não existem, pois os grupos de extremistas islâmicos intensificaram a caça aos líderes cristãos. As tentativas de estabelecer ou reabrir igrejas encontraram forte resistência.

Pedidos de oração
– Ore para que os cristãos que arriscam tudo para seguir a Jesus tenham força para perseverar na fé, apesar dos perigos.
– Interceda por proteção aos cristãos que são alvos de ataques de militantes islâmicos, da família e da comunidade.
– Clame para que os cristãos isolados tenham oportunidades de comunhão e que eles recebam coragem para viver como discípulos de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

(amp)teen – Neste ano teremos uma mudança na data e no horário do culto de pré-adolescentes. Vamos reiniciar no dia 28 de janeiro e será sempre aos domingos, simultaneamente ao culto das 10h, no Espaço Esperança.

Retorno dos cultos – No próximo domingo, 4 de fevereiro, retornaremos com os cultos no Templo (8h) e no Espaço Palhano (19h).

Retorno da Galera da Vila – No dia 4 de fevereiro, a Galera da Vila estará de volta no culto das 10h, no Espaço Esperança. Nossa programação é para crianças de 3 a 11 anos.

Projeto Galera da Vila – O Projeto Galera da Vila, que teve início em 2022, é voltado para crianças de 8 a 12 anos, preferencialmente alunos de escolas públicas e que não são membros da Igreja. As atividades acontecem no contraturno escolar, às terças e quintas, das 14h às 17h30, no Espaço Esperança. Estamos com inscrições abertas para a turma de 2024. Você pode nos ajudar divulgando o projeto ou sendo um voluntário. Mais informações pelo telefone 3376-7441.

Faixas etárias – Berçário – crianças de 1 e 2 anos;  Galera da Vila – crianças de 3 a 10 anos, e 11 anos (do 6º ano do ensino fundamental); (amp)teen – pré-adolescentes de 11 a 13 anos (7º e 8º anos do ensino fundamental), e 14 anos (do 9º ano do ensino fundamental);  (amp)adls –  adolescentes de 14 (do ensino médio) a 17 anos; (amp)jvns – jovens a partir de 18 anos;  (amp)mais – jovens adultos a partir de 23 anos.

Grupos de mútua ajuda – O Instituto Esperança reiniciará os grupos de mútua ajuda para homens e mulheres, na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, às 9h. Local: ao lado do templo da rua Mato Grosso, 806. Informações por WhatsApp: 43 9645-0076.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

de acordo com o tema

Interação:

Em janeiro o tema das mensagens é livre.

Crianças:

Sugerimos que as crianças participem do momento de edificação juntamente com os adultos.

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis