Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Luz no trabalho

Série "Veio a Luz"

Compartilhe:

Editorial

Em resposta, Simão disse: — Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes (Lucas 5.5 – NAA).

Esse é um daqueles episódios inesquecíveis vivenciados por simples pescadores. Poderia ter acontecido com carpinteiros, estudantes, donas de casa, empresários, profissionais liberais, aposentados ou qualquer outra categoria. Quando Jesus se aproxima de nossa vida em meio às atividades e responsabilidades que temos, tudo é transformado, melhorado, revolucionado. O movimento da narrativa deve ser cuidadosamente percebido e compreendido. Ele traduz o movimento que poderá acontecer em nossa vida nos dias de hoje. Podemos destacar pelo menos três grandes divisões nessa linda história.

Trabalho sem Jesus (Lucas 5.1-2): sem Jesus, tudo vira rotina sem sentido, há enfado e cansaço. Atividades podem até ter alma, mas ficam empobrecidas sem a perspectiva espiritual. Sem Jesus a glória é dada somente a pessoas. A vida dos pescadores à parte da realidade do reino de Deus é traduzida na expressão: estavam lavando as redes. O pecado trouxe suas consequências sobre o trabalho: cansaço e suor (Gênesis 3.17-19), obsessão que conduz ao excesso (Salmos 127.2), busca pelos atalhos e enganos (Jó 36.18; Provérbios 11.1), ou ociosidade para folgados (2 Tessalonicenses 3.10-12). Sem Jesus resta escuridão no trabalho.

Trabalho com Jesus (Lucas 5.3-8): com Jesus “em cena” o propósito do barco é amplificado e passa a ser usado para ensinar as multidões. Com Jesus presente, temos palavra (rhema) que nos conduz onde as águas são mais fundas e os resultados são surpreendentes e abundantes. Com Jesus temos prazer em repartir dos frutos obtidos (ou pescados). Com Jesus pertinho, nossa consciência fica plena de que somente ele é merecedor de toda a glória e nosso coração é cheio de gratidão e adoração.

Trabalho após Jesus (Lucas 5.9-11): Após Jesus, os pescadores são transformados em discípulos. Ao invés de uma única experiência maravilhosa, passam a desfrutar do relacionamento contínuo pra lá de especial. Não querem mais deixar o Senhor. O foco de coisas é mudado para pessoas, de peixes para gente. Muda a pescaria. Inicia-se um novo tempo. Começa a jornada de uma missão mais nobre e relevante que trouxe transformação ao mundo. Jesus envolveu-se no trabalho deles. Nada mais justo que eles serem envolvidos no trabalho de Cristo.

Cristo pode envolver-se em meu trabalho. Eu posso envolver-me no trabalho dele. Quando ele se envolve em meu trabalho, o trabalho passa a ser dele também. Quando me envolvo em seu trabalho, este passa a ser meu também. Nosso trabalho ganha relevância. Nossa vida ganha valor. Jesus trouxe luz ao trabalho de pescadores. Jesus quer trazer luz para nós também.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Vida em Célula

Minha vida tem se transformado positivamente desde que minha esposa começou a frequentar a Igreja Presbiteriana Independente. No início, eu era um espectador curioso, observando as mudanças positivas que ela experimentava em sua vida. Aos poucos, essa curiosidade se transformou em vontade de conhecer mais sobre esse universo que a envolvia.

Ao decidir visitar a igreja, fui acolhido de maneira calorosa e fui convidado para participar de uma célula. Encontrei um grupo de pessoas incríveis que compartilhava não apenas a fé, mas também valores e amizades sinceras. O ambiente da célula se tornou um lugar onde eu pude crescer espiritualmente, compartilhar minhas experiências e aprender com as histórias inspiradoras dos outros.

Hoje, sou grato por ter me envolvido nessa jornada. Tocar na célula não é apenas uma responsabilidade, mas uma alegria que me permite contribuir para o crescimento espiritual dos membros, assim como experimentei em minha própria vida. A igreja se tornou não apenas um lugar de adoração, mas uma comunidade que transformou minha trajetória de vida de maneira que eu nunca poderia ter imaginado.

Estou emocionado em compartilhar que, após essa jornada espiritual, estou prestes a ser batizado. A ansiedade e a expectativa tomam conta de mim, pois esse momento representa uma profunda transformação interna que aguardo com alegria.

Sávio Luan Sabino Nogueira


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz (Isaías 9.6 – NVI).

Estamos chegando ao fim de mais um ano. Nessa época, existe uma nova atmosfera, quando as pessoas normalmente ficam mais sensíveis, solo fértil para a chegada de Jesus. Vamos orar para que o Espírito Santo toque aqueles que ainda não receberam Jesus para que experimentem o novo nascimento e a vida de Cristo. Que a paz e a alegria de Jesus inundem nossa nação!

Tome Nota!

Bazar do Instituto Esperança – O Instituto Esperança estará realizando um bazar de roupas e calçados, nos dias 6 e 7 de dezembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Local: Instituto Esperança, ao lado do templo da Rua Mato Grosso, 806. A renda será revertida para melhorias no Instituto. Para participar é necessário fazer o agendamento pelo WhatsApp 43 9 9645-0076.

Treinamento de Comunicação – No dia 9 de dezembro, das 14h às 17h15, no Espaço Esperança teremos um treinamento promovido pela IPICOM, a área de comunicação da Igreja. Você que sente o desejo de ser voluntário na área de áudio e vídeo, fotografia, texto, é nosso convidado!

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 5.5

Interação:

Lucas 5.1-11 retrata o momento em que Jesus entrou no barco de Pedro e mudou sua história. Havendo trabalhado a noite toda, nada apanhou. Quantas vezes nos sentimos assim? Nenhum resultado após um grande esforço. Negócios fechados, carreiras estagnadas, falta de reconhecimento. Em qualquer atividade em que nos propomos a laborar, remunerada ou não, com Jesus no barco a pesca será abundante. Sob esta sua palavra, lançarei redes, disse Pedro. É preciso estar atento não apenas para deixar Jesus entrar no seu barco, mas também para seguir suas instruções. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como navegar na direção daquele que é a Luz. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1. Como é o nosso trabalho sem Jesus? Compartilhe alguma experiência do seu ambiente de trabalho antes de você conhecer Jesus.
2. Qual a diferença, na prática, do trabalho com e sem Jesus?
3. Qual o resultado do nosso trabalho como cristãos?

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 17 do Material de Tema Único. Título: Vamos louvar? Princípio: A transformação nos leva a louvar ao Senhor. Versículo para decorar: Louvemos a Deus! Pois ele pode conservar vocês firmes na fé (…) (Romanos 16.25 – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis