Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Santo sempre

Série "Santo"

Compartilhe:

Editorial

Sejam santos, porque eu sou santo (1 Pedro 1.16; Levítico 11.44-45, 19.2 – NAA)

Santidade é a virtude mais proclamada do caráter de Deus. Seus atributos são infinitos, mas essa palavra é a única relatada como sendo cantada continuamente diante do trono de glória, de maneira repetida. Não lemos que é cantado “fiel, fiel, fiel” nem “verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro”, apesar de ser totalmente fiel e totalmente verdadeiro. Lemos, contudo, que a adoração mais conhecida dos anjos é quando cantam: Santo, Santo, Santo (Isaías 6.3; Apocalipse 4.8).

Foi justamente essa virtude que o próprio Deus declarou sobre nós: Sejam santos, porque eu sou santo.

Ora, seria essa frase uma exigência ou uma afirmação? Historicamente temos lido essa frase na perspectiva da exigência, da obrigação, da condição, do requisito imposto por Deus para nós, talvez pelo fato de estar conjugado no modo imperativo. Da mesma maneira, as primeiras palavras de Deus registradas na Bíblia foram no imperativo: Haja luz! Só houve luz, pois o Senhor é a fonte da luz. Isso inspira uma releitura mais ampliada, leve e natural, transformando-a em uma afirmação que poderia ser interpretada assim: porque eu sou santo, vocês serão santos. Ou então: vocês somente conseguem ser santos, porque eu sou santo, ao mesmo tempo que o fato de eu ser santo é o que os torna santos. Em outras palavras, sabemos que, por meio de Jesus, fomos gerados para sermos santos para todo o sempre!

Para ampliar um pouco mais a compreensão do alcance e do impacto dessa vocação, vamos entender melhor a palavra “santo”.

Santo é puro. Puro é a ausência de mistura. O ouro, por exemplo, é medido por quilate. Uma barra de 24 quilates significa que é inteira de ouro. Puro ouro. Uma barra de 16 quilates, por exemplo, significa que tem 16 partes de ouro e 8 partes de outro metal. Não é mais puro ouro. Quanto mais puro, maior será o brilho. Em analogia, um ouro santo, puro, é o que tem maior valor.

Santo é íntegro. Íntegro é inteiro, integral. Os alimentos integrais, por exemplo, são aqueles grãos e cereais que não foram afetados por algum processo de refinamento, via de regra industrial, retirando cascas e películas protetoras. Por isso, conservam todos os nutrientes originais, sendo ricos em vitaminas, minerais e fibras. Alimentos não integrais dão muito valor ao sabor em detrimento da saúde. Em analogia, alimento santo, integral, é muito mais saudável.

Que lindo perceber que o desejo de Deus é que sejamos puros e inteiros da mesma natureza que ele. Com base nisso, nossa compreensão do plano de Deus para sermos santos pode ampliar com outras palavras: santo é íntegro, integral, inteiro, pleno, total, todo, completo, uno, sólido, denso, consistente, intenso, espesso, puro, incontaminado, imaculável, impecável, indefectível.

Dessa maneira, fica mais fácil compreender o que significa ser santo. Por exemplo, pai santo é ser pleno, presente, inteiro, completo, consistente, intenso. Pense em uma mãe, um filho, um irmão, uma dona de casa, um profissional, um empresário. Qualquer que seja o papel em sua vida, podemos ouvir o Senhor dizendo: seja pleno, porque eu sou pleno; seja inteiro, porque eu sou inteiro; seja puro, sem mistura, cheio de mim!

É tempo de sermos pessoas santas, puras, inteiras, plenas, cheias do Espírito Santo, plenas dos dons, intensas em ousadia, livres para avançar. Somos chamados à plenitude, integridade, à santidade, em toda circunstância, em todo lugar, em todo tempo. Santo sempre!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Vida em célula

Meu nome é Cristiane, sou filha amada do Pai, sou casada com o Marcelo e temos dois filhos, a Maria (20 anos) e o Miguel (10 anos). De fato, ele conhece nosso coração, sempre tive vontade de servir o reino de Deus, mas não entendia muito bem como, até que o Espírito Santo falou: “Filha, tenho muitas promessas a seu respeito, mas é necessário que esteja limpa diante de mim e, claro, isso foi um processo.”

Em 2019, na Conferência Profética, Deus trouxe uma resposta de oração, por meio de uma irmã, que está em Salmos 32.8: que o próprio Pai iria instruir-me. A nossa vida com Cristo é desafiadora, mas o diferencial é que temos a presença dele conosco em todo tempo. Fui sendo tratada, curada, ensinada, guiada pelo Espírito Santo, e tudo isso para honrar e glorificar somente a Deus.

Em julho de 2022, assumi a liderança de célula. Na minha limitação, Deus tem me capacitado e nos conduzido de forma maravilhosa. Não somos a célula perfeita, mas temos a Cristo como centro de nossa vida. Sabemos que somos desafiados sempre, mas o nosso Pai continua instruindo e direcionando. Continuo tendo os meus afazeres como dona de casa, com a família, com o trabalho fora de casa (4h às 12h), mas, a cada dia, tenho a certeza que estou cumprindo a vontade de Deus. E quero deixar uma palavra que recebi um ano antes de assumir a liderança, e quando assumi a liderança recebi a mesma palavra, que está em Josué 1.1-5. Espero que possa fortalecer e animá-los a continuar na obra do Senhor Jesus.

Cristiane Galvão


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança (Tiago 1.17).

Vamos clamar ao nosso Pai, de quem vem toda boa dádiva, para que abençoe nossa nação. Que o seu povo faça diferença e seja canal de bênção para aqueles que não conhecem a Jesus Cristo.

Tome Nota!

Jejum e Oração – No dia 7 de agosto, vamos iniciar a campanha de 21 dias de jejum e oração, com o tema Santo. O culto de lançamento será, às 20h, no Espaço Esperança. O livro, que servirá de roteiro para a campanha, pode ser adquirido na recepção do Espaço Esperança. Valor: R$ 10,00. As salas de oração pelo Zoom, durante a campanha, vão funcionar em quatro horários, de segunda a domingo: 7h às 8h; 8h às 9h; 19h às 20h; 20h às 21h. Na segunda-feira, lançamento da campanha, devido ao culto à noite, teremos as salas de oração apenas no período da manhã. Esperamos você!

Eleição de Oficiais – De 19 a 27 de agosto teremos eleição de oficiais. Como em anos anteriores, a eleição será on-line. Candidatos a presbíteros (6 vagas): Alexandre Aurélio Assis, Edilson Panichi, Elaine Parra El Kadre, Emanuel Gaspar Valle, Gislaine Lígia Grotti Martins, Ilemar de Sena, José Olympio Egger Monteiro, Odilon Alexandre Silveira Marques Pereira, Rafael Carraro, Rafael Surjus Zemuner. Candidatos a diáconos e diaconisas (22 vagas): Ana Flávia Fogaça, Bruno Domingues Góes, Carlos Augusto Alves, Cristina Maria Aranda Machado, Ely da Silva, Hugo Rossa, Ilair Lopes Ferreira, João Lopes de Brito, Leda Maria Flório Silva, Leonardo Cruz Pazzoti, Leonardo Queiroz de Oliveira Venâncio, Lourdes Teresinha Rossa, Lucília de Jesus Cravo Mira, Sérgio Quaresma, Silvana Panichi, Solange Aparecida de Oliveira Panichi, Tânia Mara Piassi, Terezinha dos Santos Grotti, Valdeci Caetano Ferreira, Vanilda Nascimento de Brito, Vera Lucia Lazarotti da Silva, Victoria Capobianco Chineze. Confira as fotos aqui.

Conferência Santo Impacto – Nos dias 25 e 26 de agosto vamos ter a Conferência Santo Impacto, com a participação do Ministério  Vineyard, Miss. Sarra Yacoub, Pr. Jodson Gomes (Assembleia de Deus), Pr. Simione Mathe (diretor da Casa das Formigas em Moçambique). Reserve essa data!

Cursos do Instituto Esperança – O Instituto Esperança está com inscrições abertas para o curso Design de sobrancelha, que terá início no dia 16 de agosto, com duração de 15 aulas, às quartas-feiras de manhã. Informações e inscrições pelo WhatsApp 43 99645-0076.

Material de Tema Único – A Área de Apoio Infantil vai iniciar a nova revista para ministração das crianças nas celebrações e nas células. Tema: “Antes e depois”. Os líderes das células podem retirar a nova revista na secretaria da Área de Apoio Infantil, no Espaço Esperança, mediante a devolução da revista anterior. Pais, fiquem atentos aos versículos para decorar. Mais versículos decorados, mais pontos para a feira de trocas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

1 Pedro 1.16; Levítico 11.44-45, 19.2

Interação:

Santo, santo, santo é o nosso Deus. Atributo intrínseco a sua natureza, é o seu desejo para nós: Sejam santos, porque eu sou santo (1 Pedro 1.16). Embora esse texto seja interpretado, na maioria das vezes, como ordem, pode denotar consequência ou condição: porque Deus é santo, somos santos; somos santos apenas porque ele é santo. Seja qual for a leitura, em Cristo, somos puros, íntegros, inteiros. Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, de coração, genuinamente, pra valer, nos tornamos cada vez mais santos e cumprimos o desejo do Pai para nossa vida: sermos santos. É tempo de refletir nossa escolha pelo Cordeiro, em nosso pensar, falar e agir. É tempo de sermos pessoas santas, consistentes, sólidas. Vamos refletir em nossa célula a esse respeito. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1- O que você entende nesta afirmação: Sejam santos, porque eu sou santo?
2- De que forma exercemos a santidade em nossa vida?
3- Como é possível ser santo e, ao mesmo tempo, ainda pecar?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 1 do Material de Tema Único. Título: Mensagem para você. Princípio: Jesus é a Boa Notícia do Evangelho que transforma a nossa vida. Versículo para decorar: Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem (Romanos 1.16a).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis