Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Cheios de amor até que ele venha

Série "Até que Ele venha"

Compartilhe:

Editorial

Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e têm razão, porque eu sou. E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros (Leia João 13.1-21 – NVT)

Olhe para Jesus e observe: levantou, tirou a capa, enrolou uma toalha na cintura, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos (vv 4-5). Que aula! Ensinou sem palavras. Jesus inovou total. Personificou o amor até o fim (v 1b). Demonstrou o que nós devemos praticar (v 14).

Como Jesus pôde estar cheio de amor mesmo num momento tão crítico de sua vida?

Jesus sabia que havia chegado sua hora de voltar para o Pai (v 1a). Jesus sabia seu destino. Quando sabemos que o nosso destino é a presença do Pai, isso possibilita sermos cheios de amor até que ele venha.

Jesus sabia que o Pai lhe dera autoridade sobre todas as coisas (v 3a). Jesus sabia de sua posição em Deus, portanto servir não era ameaça; pelo contrário, mostrava autoridade do reino. Ao sabermos de nossa posição em Deus, servir ao próximo se torna algo natural até que ele venha.

Jesus sentiu profunda angústia e exclamou: “Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!” (v 21). Jesus sabia que seria traído e, apesar da angústia, persistiu amando até o fim. Sofreremos decepções, mas, como sabemos de antemão essa realidade, podemos vencer e perseverar amando até que ele venha.

Nosso destino é o Pai. Nossa posição é de autoridade. Nós temos consciência das dificuldades. Por tudo isso, nós podemos perseverar cheios de amor até que ele venha.

Pra. Cibele Montosa

Missão Integral

Pastor Iman: um evangelista ousado

Seguir a Jesus em países de maioria islâmica significa se desconectar do mundo ao redor. Quando todos ao seu redor seguem uma religião, é desafiador seguir outro caminho. Ainda mais quando esse caminho é considerado uma traição à comunidade.

Ainda assim, Deus tem despertado corações para Cristo no Oriente Médio e Norte da África. Em muitos casos, é uma caminhada solitária ou que desafia a coragem até o último instante, mas os frutos da videira verdadeira não deixam de brotar no deserto. Confira algumas dessas histórias na Revista Portas Abertas de abril.

Uma mensagem urgente

Exemplo disso são os servos valentes que anunciam o evangelho, apesar da opressão. O pastor Iman é um deles. A origem de Iman é diferente da maioria dos cristãos na região. Ele foi resgatado do vício em drogas. Mas esse foi apenas o primeiro passo da jornada para se tornar pastor de cristãos secretos no Irã.

Iman era ousado. Como um novo convertido com o coração ardendo por anunciar as boas-novas, ele aproveitava todas as oportunidades, apesar dos riscos. Ele trabalhava como taxista e o carro foi seu primeiro campo missionário. “Percebi a urgência de anunciar a mensagem da salvação para todos a meu redor”, conta o evangelista.

O evangelismo começou a gerar frutos e logo Iman começou a participar de uma igreja secreta. Como era a pessoa mais exposta do grupo, ele tinha a responsabilidade de levar as Bíblias e materiais que os cristãos usavam nos cultos nos lares. Pouco depois, ele foi descoberto e preso, mas nem por isso deixou o ministério. “Entendi que estar na prisão não era o fim do evangelismo, apenas um local diferente para o trabalho”, afirma Iman.

Fonte: Missão Portas Abertas


INTERCESSÃO MUNDIAL

Laos

As autoridades comunistas do Laos consideram as reuniões da igreja ilegais, por isso os cristãos vivem sob intensa vigilância.

Algumas igrejas são registradas e fortemente monitoradas, mas outras não conseguem permissão para se reunir e funcionam secretamente. Mesmo entre as aprovadas pelo governo, poucas têm prédios próprios permanentes e se reúnem em casas. Os cristãos são geralmente vistos como “inimigos do Estado” influenciados pelo Ocidente.

Vários líderes de igrejas não registradas foram presos por até um ano. A família e igreja deles têm que pagar grandes somas de dinheiro de fiança. Na maioria dos casos, as autoridades locais são a fonte da perseguição, frequentemente cooperando com a comunidade e as famílias.

Os seguidores de Jesus enfrentam discriminação no local de trabalho e podem ser impedidos de assumir ou perdem seus empregos no governo quando a fé se torna conhecida. A falta de oportunidades educacionais e profissionais tem contribuído para que jovens cristãos se tornem usuários de drogas. Pastores no Norte do Laos dizem que meninas cristãs são mais visadas pelos traficantes de noivas para a China.

Pessoas da comunidade animista budista que se tornam cristãs enfrentam pressão e violência da família e das autoridades locais. Todos se levantam contra os seguidores de Jesus até que os convertidos sejam expulsos da aldeia natal.

O que mudou este ano

A situação dos cristãos no Laos não mudou muito. Enquanto as igrejas têm um pouco mais de liberdade nas áreas urbanas, como a capital Vientiane, os cristãos nas áreas rurais são geralmente vistos como forasteiros ou mesmo traidores. Muitas vezes acredita-se que eles irritam os espíritos que podem determinar a prosperidade da aldeia. Os agentes da capital recebem cada vez mais treinamento sobre a importância da liberdade de religião ou crença, mas isso não tem impacto nas autoridades locais.

Em outubro de 2022, a notícia do assassinato de um pastor na província de Khammouane chocou a comunidade cristã.

Pedidos de oração

-Interceda para que os cristãos se reúnam livremente, sem qualquer vigilância do governo e da comunidade.
-Ore pelo fim das multas injustas cobradas para libertar cristãos detidos.
-Clame para que aldeias inteiras conheçam a Cristo por meio do testemunho de novos convertidos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Assembleia Geral Ordinária – O presidente do Conselho da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Pr. Rodolfo Garcia Montosa, convoca os membros civilmente capazes para a assembleia geral ordinária da igreja, com abertura no dia 16 de abril de 2023, às 8h, no templo da Rua Mato Grosso, 806, Londrina-PR; e a plenária reunir-se-á, às 20h15, em primeira convocação, e, não havendo quórum no início da reunião, às 20h45, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, no Espaço Esperança, à Rua Norman Prochet, 55, Londrina-PR. Pauta: 1) Apresentação do relatório do movimento financeiro da tesouraria, e movimento geral eclesiástico da igreja do exercício de 2022; 2) Aprovação das contas do Conselho; e 3) Nomeação da comissão de exame de contas.

Encontro de Viúvas – No dia 15 de abril, das 15h às 17h, vamos ter um encontro de viúvas no Espaço Esperança. Será um tempo de ministração da Palavra, troca de experiências, comunhão e consolo.

Conferência “Até que ele venha” – De 20 a 22 de abril teremos a conferência “Até que ele venha”: Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm (Apocalipse 2.25 – NTLH). Convidados: Pr. Léo Matos (pregação); Cia Nissi (teatro), Israel Salazar (louvor); Drops (louvor). O evento será no Espaço Esperança. Abrimos o segundo lote de ingressos. O valor do ingresso individual é R$ 75,00. Temos os combos: para irmãos (R$ 70,00 cada um); para família a partir de três pessoas (R$ 65,00 por pessoa); crianças até 11 anos não pagam. Para adquirir, acesse aqui.

 Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 2 da EBE. Serão oferecidos os cursos: GAP – Grupo de Apoio para Pais; Como orar; Parábolas de Jesus; Atos e cartas; Livros históricos e poéticos; A igreja de Cristo; Mulheres da Bíblia e eu; Vida Nova (três turmas). Para mais informações sobre datas, horários e formato dos cursos, acesse aqui.

 Campanha do Leite – O Lar Maria Tereza Vieira está realizando uma campanha para arrecadar leite longa vida para os idosos. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Amor Incondicional

(João 13.34-35; Romanos 5.8; 1 Coríntios 13.4-8; Colossenses 3.12-14; 1 João 3.16,18)

Por causa do amor de Deus por nós, eu decido amar você em Cristo, independentemente do que diga ou faça, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar você como uma pessoa amada por Cristo.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 13.1-21

Interação:

Amor é entrega, cuidado, serviço. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único Filho para nos salvar (João 3.16). Jesus nos amou a tal ponto que se entregou ao Calvário. O rabi ensinou pelo exemplo. Lavou os pés dos discípulos como sinal de infinito amor (João 13.5). Até que ele venha, somos capazes de lavar os pés uns dos outros?  Vamos refletir em nossa célula como podemos nos espelhar em Cristo, até que ele venha. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como a Palavra de Deus, transmitida por meio do musical de Páscoa e nos demais cultos, ministrou seu coração neste fim de semana?
  2. Jesus amou de maneira incondicional. O que significa para nós hoje a cerimônia de “lavar os pés” dos discípulos? Como podemos aplicar em nossa vida?
  3. Qual a maior dificuldade que enfrentamos quando se trata de amar o próximo?
  4. Vamos orar juntos por um derramar do amor de Deus em nosso coração, até que Ele venha.

Crianças:

As crianças permanecerão junto com os adultos na célula.

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis