Pesquisar
Close this search box.

Promessas de provisão

Compartilhe:

Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus (2 Coríntios 9.11 – NAA)

Sabemos que Deus tem inúmeras promessas de cuidado e sustento, ele nos oferece vestimentas e alimentos, pastos verdejantes, jardins regados e muito mais. Então, quando é que você e eu poderemos dizer que já estamos supridos em tudo? Qual é a medida necessária para reconhecermos que já possuímos a provisão suficiente para ter uma vida tranquila? Essas questões fazem, muitas vezes, com que você e eu vivamos dias acelerados em busca cada vez mais de ter e acumular, caso não encontremos contentamento diante de Deus.

Um antídoto eficaz contra essa inquietação e busca desenfreada é a generosidade. O apóstolo Paulo nos ajuda a entender esse princípio poderoso do reino de Deus. Vejamos:

A origem da provisão: Assim, vocês serão enriquecidos em tudo…. Assim, o quê ou quem? Paulo está se referindo às pessoas que compreenderam a beleza de serem semeadores na vida de outros. A partir do versículo 6 ele usa a figura de quem semeia pouco ou semeia muito, colherá pouco ou colherá muito, fixando o princípio de que Deus ama a quem dá com alegria. São aqueles que distribuíram o que tinham e acudiram aos pobres (2 Coríntios 9). Esses terão, na linguagem da produção agrícola, sua sementeira aumentada por Deus e seus frutos multiplicados (2 Coríntios 10), literalmente, serão enriquecidos.

O destino da provisão: para toda generosidade… Que lindo ciclo se forma aqui. Quando semeamos no reino, uma lei espiritual se cumpre. Aquilo que semearmos, isso colheremos (Gálatas 6.7-8). A primeira impressão é a de que agora que colhemos podemos acumular e viver regaladamente. Só que não! O motivo de Deus nos suprir é para mais generosidade ainda. A palavra do original grego (ἁπλότης haplotēs) traduzida por generosidade aqui, significa liberalidade ou simplicidade. Um coração desprendido é protegido contra a ganância e o apego excessivo às riquezas.

O resultado da provisão: a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus. Quando o ciclo se fecha (na verdade ele recomeça), as necessidades são supridas e a provisão é distribuída. Isso resultará em glórias ao nosso Deus. As posses (propriedades, riquezas, bens, etc) devem ser empregadas para suscitar ações de graças a Deus. Barnes nos alerta para que, seja quando provê nossa casa ou quando abençoa a outros, que o reconhecimento seja feito a Deus que é a origem de toda provisão. Essa provisão é uma riqueza que supre as necessidades dos santos e promove a glória de Deus.

Fujamos de guardar ou comer nossas sementes, pois assim, jamais florescerão ou produzirão. Não nos preocupemos com o sustento necessário, estejamos contentes em tudo e tenhamos um coração que dá com liberalidade. Afinal de contas, o que mais nós precisávamos já nos foi dado gratuitamente por um Pai generoso. O seu próprio Filho, Jesus Cristo, ele nos deu.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Fim de semana de festa!

No dia 10 de julho, nossa Igreja vai completar 86 anos de organização e nós vamos comemorar antecipadamente, neste fim de semana. Confira a programação:

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Isso é Hafura

Ambiente de resgate, socorro, dignidade, solidariedade, carinho, companheirismo, amor: isso é Hafura. É exatamente assim que eu vi a formatura das alunas de costura, bordado

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis