#tamojunto na honra

Compartilhe:

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10 NVI).

No Antigo Testamento, a palavra “honra” significa literalmente “pesado”, no sentido de valioso, caro. No Novo Testamento, a expressão refere-se a algo precioso, digno. Em outras palavras, na Bíblia “honrar” é: dignificar, distinguir, tratar com respeito, rememorar. Honrar faz parte da cultura bíblica, do estilo de vida inspirado nas Escrituras, e traz muitos benefícios para nós.

A cultura de honra na Bíblia deve começar desde criança com a honra aos pais.Daí a clara instrução de Deus a Moisés, reforçada pelo apóstolo Paulo: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6.1-3; ref. Êxodo 20.12). Honrar envolve obedecer e cuidar. O benefício será vida longa sobre a terra.

Uma família torna-se saudável e funcional quando existe honra no matrimônio. O marido coloca sua esposa em posição de honra e a esposa honra, de coração, seu marido: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.4). Honrar envolve fidelidade e respeito. O benefício é ser favorecido no julgamento do Senhor.

Em seguida, toda pessoa é estimulada pelo Senhor à honra aos mais velhos: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor (Levítico 19.32). Honrar envolve valorização e carinho. O benefício é que quem respeita os mais velhos será por eles estimado (Leia 1 Timóteo 5.1a).

O Novo Testamento amplia o ensino da honra aos líderes da igreja: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino (1 Timóteo 5.17 – NVI; leia também Hebreus 13.7). Jesus havia ensinado que: Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta (Mateus 10.41). Honrar envolve ter consideração e estima. O benefício de quem respeita os dons do Espírito depositados sobre o outro é ser por eles ministrado.

A Bíblia também ensina honra aos superiores no trabalho: Empregados, obedeçam a seus patrões e tenham respeito por eles. […] Trabalhem com um sorriso no rosto, tendo sempre em mente que não importa de quem venham as ordens, pois vocês estão servindo a Deus. O bom trabalho resulta em boa retribuição da parte do Senhor, sejam vocês escravos ou livres (Efésios 6.5-8 – A Mensagem). Honrar envolve gratidão e responsabilidade. O benefício será a retribuição vinda da parte do próprio Senhor.

Na esteira de pessoas a honrar, outro importante destaque é a honra às autoridades públicas: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas (Romanos 13.1 – NVI). Honrar envolve cidadania e civismo. O benefício de quem honra as autoridades é ser por elas honrado (Romanos 13.3).

As Escrituras incentivam a honrar as pessoas de uma maneira geral: tratai todos com honra (1 Pedro 2.17). Dentre muitas categorias, o ensino apostólico faz destaque a pessoas em condição de vulnerabilidade: Honra as viúvas verdadeiramente viúvas (1 Timóteo 5.3). Honrar envolve tratar bem e de maneira sensível. O benefício será uma sociedade socialmente justa e agradável.

Por fim, e mais importante, resta-nos render honra ao Senhor, não apenas com os lábios, mas de coração (Mateus 15.8) e de maneira concreta: Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provérbios 3.9-10). Honrar envolve fé e generosidade. O benefício é ser farto pelo próprio Senhor.

Não há qualidade de vida sem a presença de honra na vida. Quer seja no ambiente da família, vizinhança, igreja, trabalho, quer na vida civil: Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10b – NVI). A honra cria o ambiente virtuoso: honra gera honra, e pessoas honradas influenciam outros com sua honradez (Romanos 13.7). Por isso tudo e muito mais, #tamojunto na honra!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

#tamojunto na pureza

Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Espaço Água Pura

Culto marca o início do nova formato de atuação. Sobre as mudanças A associação Água Pura tem vivido dias de mudança, para a glória de

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis