Pesquisar
Close this search box.

#tamojunto na honra

Compartilhe:

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10 NVI).

No Antigo Testamento, a palavra “honra” significa literalmente “pesado”, no sentido de valioso, caro. No Novo Testamento, a expressão refere-se a algo precioso, digno. Em outras palavras, na Bíblia “honrar” é: dignificar, distinguir, tratar com respeito, rememorar. Honrar faz parte da cultura bíblica, do estilo de vida inspirado nas Escrituras, e traz muitos benefícios para nós.

A cultura de honra na Bíblia deve começar desde criança com a honra aos pais.Daí a clara instrução de Deus a Moisés, reforçada pelo apóstolo Paulo: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6.1-3; ref. Êxodo 20.12). Honrar envolve obedecer e cuidar. O benefício será vida longa sobre a terra.

Uma família torna-se saudável e funcional quando existe honra no matrimônio. O marido coloca sua esposa em posição de honra e a esposa honra, de coração, seu marido: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.4). Honrar envolve fidelidade e respeito. O benefício é ser favorecido no julgamento do Senhor.

Em seguida, toda pessoa é estimulada pelo Senhor à honra aos mais velhos: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor (Levítico 19.32). Honrar envolve valorização e carinho. O benefício é que quem respeita os mais velhos será por eles estimado (Leia 1 Timóteo 5.1a).

O Novo Testamento amplia o ensino da honra aos líderes da igreja: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino (1 Timóteo 5.17 – NVI; leia também Hebreus 13.7). Jesus havia ensinado que: Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta (Mateus 10.41). Honrar envolve ter consideração e estima. O benefício de quem respeita os dons do Espírito depositados sobre o outro é ser por eles ministrado.

A Bíblia também ensina honra aos superiores no trabalho: Empregados, obedeçam a seus patrões e tenham respeito por eles. […] Trabalhem com um sorriso no rosto, tendo sempre em mente que não importa de quem venham as ordens, pois vocês estão servindo a Deus. O bom trabalho resulta em boa retribuição da parte do Senhor, sejam vocês escravos ou livres (Efésios 6.5-8 – A Mensagem). Honrar envolve gratidão e responsabilidade. O benefício será a retribuição vinda da parte do próprio Senhor.

Na esteira de pessoas a honrar, outro importante destaque é a honra às autoridades públicas: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas (Romanos 13.1 – NVI). Honrar envolve cidadania e civismo. O benefício de quem honra as autoridades é ser por elas honrado (Romanos 13.3).

As Escrituras incentivam a honrar as pessoas de uma maneira geral: tratai todos com honra (1 Pedro 2.17). Dentre muitas categorias, o ensino apostólico faz destaque a pessoas em condição de vulnerabilidade: Honra as viúvas verdadeiramente viúvas (1 Timóteo 5.3). Honrar envolve tratar bem e de maneira sensível. O benefício será uma sociedade socialmente justa e agradável.

Por fim, e mais importante, resta-nos render honra ao Senhor, não apenas com os lábios, mas de coração (Mateus 15.8) e de maneira concreta: Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provérbios 3.9-10). Honrar envolve fé e generosidade. O benefício é ser farto pelo próprio Senhor.

Não há qualidade de vida sem a presença de honra na vida. Quer seja no ambiente da família, vizinhança, igreja, trabalho, quer na vida civil: Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Romanos 12.10b – NVI). A honra cria o ambiente virtuoso: honra gera honra, e pessoas honradas influenciam outros com sua honradez (Romanos 13.7). Por isso tudo e muito mais, #tamojunto na honra!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Promessa de companhia

Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis