Pesquisar
Close this search box.

Veio a luz nas decisões

Compartilhe:

Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4.20).

Pedro e João estavam presos, recolhidos no cárcere em Jerusalém, levados diante das autoridades no Sinédrio e interrogados sobre as coisas que estavam fazendo. Eram os dias após o Pentecostes, muitas pessoas estavam se convertendo à fé cristã e a cidade estava em alvoroço. Não bastasse as pregações e conversões, Pedro e João, subindo em direção ao templo para a hora da oração encontraram à porta do templo chamada Formosa, um coxo de nascença pedindo esmolas. Ao olharem para o coxo, fitaram os seus olhos e Pedro disse: Não possuo nem prata e nem ouro, mas o que tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda. Agora, aquele homem que há quarenta anos sofria com sua enfermidade, foi curado. Assim, as autoridades ressentidas por eles anunciarem a Jesus e falarem sobre a ressurreição dos mortos resolveram ameaçá-los para calar suas vozes: Chamando-os, ordenaram-lhes que de modo nenhum falassem nem ensinassem no nome de Jesus (Atos 4.18 – NAA).

Nesse momento, Pedro e João precisaram tomar decisões importantes:

A decisão sobre a quem obedecer. Uma escolha precisava ser feita, eles estavam diante das autoridades religiosas da época, tentando impedi-los de falar sobre Jesus. Tomaram a decisão certa: Mas Pedro e João responderam: julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus (Atos 4.19). Eles decidiram obedecer ao seu Senhor. Veio a luz sobre a consciência dos apóstolos.

A decisão sobre o que fazer. Sabendo que toda a autoridade procede de Deus e que sua vontade era que o nome de Cristo fosse conhecido, não relutaram em se posicionar: Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4.20). Nada os impediria de prosseguir anunciando os feitos e a obra de Cristo. Veio a luz sobre as ações e as palavras dos apóstolos.

A decisão sobre o risco a correr. Toda decisão gera uma reação. Eles já haviam sido ameaçados, agora as ameaças são intensificadas (ameaçando-os mais ainda – Atos 9.21). João Batista havia sido morto, Jesus foi crucificado, eles estavam detidos e ameaçados, mas, decidiram correr o risco e pagar o preço por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera (Atos 4.21b). Veio a luz sobre as emoções dos apóstolos.

Que a vida é feita de decisões, todos nós sabemos. Todos os dias as tomamos, desde a roupa que vamos vestir pela manhã, até que rumo daremos à nossa vida. Por isso, é tão importante que tenhamos uma direção clara, da parte de Deus, sobre cada uma delas, elas precisam estar iluminadas por Cristo. Que venha a luz sobre nossas decisões.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Somos uma pequena parte

No dia 13 de maio, uma equipe da nossa igreja, formada por 42 voluntários, entre jovens, adultos, idosos, seguiu de Londrina para Lajeado, no Rio

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Novos membros

Ser e fazer discípulos, essa foi a grande comissão deixada por Jesus. No primeiro domingo de maio, nossa igreja deu mais um passo no caminho

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis