Pesquisar
Close this search box.

Só Jesus é a paz

Compartilhe:

Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo (João 14.27 – NAA).

O discurso é de despedida. Jesus está no capítulo 14 de João apontando para sua subida aos céus, para a morada eterna e sua iminente partida para o Pai. Era bem previsível que o coração dos discípulos se agitasse com tantas informações e, especialmente, pela ausência do seu Mestre. É nessa hora que precisamos encontrar a paz, e só em Jesus encontramos:

Uma paz específica: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou. Não é qualquer paz; nas palavras de Cristo: é a minha paz. Não se trata de buscá-la em qualquer fonte. Não a encontraremos no fundo de um copo, em prazeres passageiros, em sucesso momentâneo, em riquezas perecíveis ou em qualquer outro lugar. Só Jesus pode oferecer essa paz, pois é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Está disponível nele (Deixo com vocês) e nos foi concedida graciosamente (lhes dou), basta nos apropriarmos dela hoje e para todo sempre.

Uma paz diferenciada: não lhes dou a paz como o mundo a dá.  Vivemos dias de guerras e rumores de guerras. Ainda que tratados de paz sejam assinados, eles não garantirão a perfeita paz que precisamos. O conceito bíblico de paz (hebraico Shalom; grego eirene) tem, em sua raiz, o significado de totalidade, inteireza ou perfeição. Ter essa paz implica em ter realização, maturidade, saúde, integridade, harmonia, segurança, bem-estar, prosperidade. É a profunda tranquilidade interior, mesmo em meio à tribulação ou guerra. Acima de tudo, é ter “a ausência de perturbação espiritual e a certeza da salvação e da presença amorosa de Deus sob todas as circunstâncias, que resulta da fé, em Deus e em seu Filho” (Willian Hendriksen).

Uma paz eficaz: Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo. A paz de Jesus produz efeitos reais e duradouros. Quando essa paz invade nosso coração, expulsa toda angústia e medo. Nos livra dos temores diários e corriqueiros e também das dúvidas sobre o futuro e eternidade. Essa paz, segundo Paulo, é muito maior do que podemos compreender e invade nossa mente e coração em Cristo (Filipenses 4.6-7). Só a paz de Jesus é eficaz para nos livrar de ansiedades, preocupações excessivas e medos.

Muitas vezes nos sentimos assim, agitados por muitos e diversos motivos que nos afetam. Gatilhos disparam nossas preocupações e medos. Lembremos hoje e sempre as doces palavras de Jesus: Deixo com vocês a minha paz. Elas já foram cumpridas, a paz que ele nos dá, já está disponível. Receba a paz que Cristo dá!

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Jejum e oração

No dia 26 de agosto, mais de quinhentas pessoas estiveram reunidas no Espaço Esperança para o culto de lançamento da campanha de vinte e um

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Movimento de cura

Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores. Alguém de vocês está doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis